NUAPCR/Uece e SEIR realizam Curso de Aperfeiçoamento das Comissões de Heteroidentificação

22 de maio de 2024 - 15:02

O Núcleo de Acompanhamento da Política de Cotas Raciais (NUAPCR) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial (SEIR), realiza mais uma edição do Curso de Aperfeiçoamento das Comissões de Heteroidentificação da Uece entre os dias 21 e 23 de maio. Esta nova edição é uma das ações propostas pelo projeto Uece pela Equidade Racial, o qual ainda desenvolverá ações de assessoria e elaboração de materiais educativos impressos e virtuais.

As atividades estão ocorrendo no auditório do NUPEINSC e estão sendo ministradas pelo professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Arilson dos Santos Gomes, destacado pesquisador dos estudos sobre relações étnico-raciais.

Na manhã desta terça, 21 de maio, ocorreu a abertura que contou com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares que falou aos 60 participantes do curso:”a Uece precisa ampliar o número de pessoas capacitadas que possam participar das comissões de heterodidentificação. Apostando também na capacidade de interiorização das comissões, e que, em um futuro próximo, nós possamos ter pessoas capacitadas integrantes das comissões em cada uma das unidades da Uece no interior do Estado, não ficando mais tão centralizado em Fortaleza”, pontuou o reitor reforçando também a importância do projeto Uece pela Equidade Racial.

Núcleo de Acompanhamento da Política de Cotas Raciais (NUAPCR)

O Núcleo de Acompanhamento da Política de Cotas Raciais (NUAPCR), criado em 2023 por meio da Portaria nº 1306 no âmbito da Universidade Estadual do Ceará, desempenha um papel central na execução dessas atividades, incluindo a coordenação das comissões de heteroidentificação de vestibulares, concursos e seleções da instituição. Com a parceria estabelecida com a SEIR, o NUAPCR projeta uma série de ações que visam não apenas aprimorar os processos de seleção, mas também fortalecer outras modalidades de ações afirmativas na universidade.