Estudantes do curso técnico em Guia de Turismo de Aquiraz visitam Centro Dragão do Mar

24 de maio de 2024 - 16:31

Os estudantes da turma de Aquiraz do curso técnico em Guia de Turismo realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do programa federal Qualifica Mais – Itinerário Formativo Técnico Profissional (Qualifica Mais – IFTP), visitaram, na última sexta-feira (17), o Museu da Cultura Cearense, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uns dos principais equipamentos turísticos de Fortaleza. A turma realizou o percurso em um ônibus da Uece e foi acompanhada pelas professoras Aline Rocha Pitombeira de Norões e Jamille Rosa da Silva, além do coordenador local do curso, Renato Lobo de Castro.

A expansão dos horizontes e do conhecimento relativo ao turismo cearense começou para os estudantes ainda no trajeto entre Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, e o Centro Dragão do Mar. “Durante a viagem, começamos a falar sobre informações importantes a respeito da história e da importância turística do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Tratamos sobre a importância econômica e cultural da região, que foi uma importante área mercantil e, posteriormente, ganhou relevância turística e cultural. Com a contribuição da professora Jamille, tratamos ainda sobre a história do personagem que dá nome ao equipamento turístico: o jangadeiro Chico da Matilde, que entrou para a história com o Dragão do Mar”, conta a professora Aline Norões.

Os estudantes também receberam informações sobre a exposição permanente “Vaqueiros”, do Museu da Cultura Cearense, sobre como se portar durante a visita e o que observar levando em consideração a formação profissional que estão recebendo para atuarem como guias de turismo. “Reforçamos com a turma a importância de estarem atentos aos objetos expostos, a história contada por eles e a mediação como parte do exercício de guia de turismo. Estimulamos ainda que os docentes reconhecessem na exposição objetos e cenários do seu cotidiano e refletissem sobre os itens dignos de serem expostos e lembrados”, diz a professora Jamille Silva.

Oportunidade

Para o coordenador local do curso, a visita foi uma oportunidade única para os jovens, tanto do ponto de vista da formação profissional, como de enriquecimento cultural próprio. “Foi um momento muito rico para os nossos alunos. Acredito que, se não fosse a oportunidade proporcionada pelo curso, muitos dos nossos estudantes dificilmente teriam a oportunidade de realizar uma visita como a que fizemos”, afirma Renato de Castro.

O coordenador geral adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, também enalteceu a iniciativa para o amadurecimento e a qualificação profissional dos jovens estudantes. “Foi uma visita muito importante para eles, que tiveram uma visão geral da cultura do Ceará, da história e da formação geográfica e estética de Fortaleza, além do processo de musealização e da educação museológica”, declara.

Sobre o curso

O curso de técnico em Guia de Turismo é realizado pela Uece no âmbito do programa federal Qualifica Mais – IFTP, com o apoio da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc). A qualificação profissional possui carga horária de 800 horas/aula e é destinada aos estudantes do Ensino Médio da EEMTI Lia Sidou, em Aquiraz.

A ideia é que, com uma formação profissional realizada paralelamente às aulas tradicionais do Ensino Médio, esses jovens concluam o período na escola com mais conhecimento e maturidade para ingressarem no mercado de trabalho ou continuarem os estudos na área.

Além da escola de Aquiraz, o curso técnico em Guia de Turismo ministrado pela Uece/Qualifica Mais – IFTP também está sendo realizado em Juazeiro do Norte, para estudantes da EEMTI Dom Antônio Campelo de Aragão.

Além do curso técnico em Guia de Turismo, a Uece, por meio do Qualifica Mais – IFTP, realiza ainda os cursos técnicos em Agroecologia (Canindé, Ocara e Madalena), Agropecuária (Quixeré) e Administração (Monsenhor Tabosa).