OFICINA 01: HISTÓRIA EM VERSOS: A LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO
Ministrantes: OLIVIA BRUNA DE LIMA NUNES, RUAN CARLOS MENDES E WANDRESSA LIMA DE OLIVEIRA: Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET/História. Estudantes do Curso de História da FAFIDAM/UECE.
DATA, HORÁRIO E LOCAL |
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04/11/2013 |
E.E.M. Maria de Lourdes de Oliveira |
08:00 às 11:00 |
Flores/Russas - CE |
Sinopse:
O presente trabalho consiste numa discussão acerca do uso dos cordéis como recursos metodológicos no ensino de História, analisando criticamente as questões sociais abordadas nestes documentos. Pretendemos com esta atividade, utilizar a literatura de cordel como um caminho possível para a construção do conhecimento histórico na sala de aula. Ao utilizar a literatura de cordel, o professor estará evidenciando aos alunos que as representações contidas nesses folhetos são condicionadas pela ideologia dos autores; ao mesmo tempo, oportuniza aos estudantes o desenvolvimento da reflexão e da atividade crítica. O objetivo é possibilitar aos alunos o contato com uma fonte de natureza distinta daquela encontrada nos livros didáticos. O cordel permite uma maior participação dos alunos nas aulas, com o método da leitura coletiva, e o estímulo à pesquisa, analisando os discursos dos poetas diante dos acontecimentos. Desse modo, essa fonte nos possibilita conexões entre o ensino e a pesquisa no cotidiano escolar.
OFICINA 02: DISCUTINDO A HISTÓRIA POR MEIO DAS IMAGENS
Ministrante: Sharliane Keyla Augusta Moreira, karinny Maia Oliveira, Maria Ribeiro de Assis e Thiara katrinne Dias Macedo.
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Estudantes do Curso de História da FAFIDAM/UECE.
DATA, HORÁRIO E LOCAL |
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04/11/2013 |
E.E.F Valdetrudes Edith Holanda |
08:00 às 11:00 |
Limoeiro do Norte - CE |
Sinopse
Os livros didáticos para o ensino de História têm se tornado cada vez mais ilustrados, fazendo jus à sociedade contemporânea marcada por uma crescente proliferação de diversos tipos de imagens veiculadas cotidianamente nos diferentes meios de comunicação e espaços sociais. Diante dessa constatação podemos refletir: Como as imagens estão sendo colocadas para nós? Quais as interpretações que estabelecemos sobre elas? Percebemos a intenção do produto na sua edificação ou as concebemos como a realidade absoluta? A partir desses questionamentos, nós, bolsistas do PIBID de História da FAFIDAM/UECE, nos propomos a realizar uma oficina sobre o uso de imagens no ensino de História, na E.E.F Valdetrudes Edith Holanda, localizada em Limoeiro do Norte. Objetivamos problematizar alguns contextos históricos a partir da análise crítica de imagens, fazendo com que os alunos percebam a época, o contexto, as ideologias e os interesses envolvidos na construção das mesmas. Inicialmente serão distribuídos temas diversos entre os alunos para que possam desenhar e exporem o porquê da imagem. Após a apresentação da produção dos mesmos, faremos uma exposição dialogada sobre os elementos que compõem o processo de construção de imagens (contexto histórico, interesses, ideologias, memórias, cultura material, etc.). Em seguida, discutiremos com os alunos imagens que remetem a alguns eventos históricos contidos nos livros didáticos e as veiculadas de diversas formas no nosso dia-a-dia, para que eles possam despertar a compreensão histórica do contexto social na qual estão envolvidas. Essa proposta de trabalho tomou como referência as experiências de INÀCIO (2010), ESSUS (1994), FONSECA (2003).
OFICINA 03: OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A OPINIÃO PÚBLICA
Ministrantes: Gláce Kelly Mendes dos Santos, Hávner Girão de Moura Chagas, Jackson Clerton da Silva Chagas e Meirilene Linhares Lima
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Estudantes do Curso de História da FAFIDAM/UECE.
DATA, HORÁRIO E LOCAL |
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04/11/2013 |
Colégio Estadual Maria Emília Rabelo |
08:00 às 11:00 |
Morada Nova - CE |
Sinopse
Esta oficina tem a pretensão de estimular a formação do espirito crítico, tendo como objeto os discursos vinculados pelos meios de comunicação de massa, que, além de serem formadores da opinião pública, ainda agem nas relações cotidianas com sua grande carga de intencionalidades. Observamos, por exemplo, que a imprensa, tanto escrita quanto televisiva, serve a interesses de determinados grupos. Enquanto meio de comunicação transmite a informação a partir de um lugar em particular, por alguém e para alguém. Neste sentido, buscamos assim discutir acerca da influência que a mídia exerce na construção da opinião pública, bem como isso se reflete na maneira como enxergamos e interpretamos nossa realidade. Tais reflexões podem nos estimular a assumir uma postura mais crítica quando nos deparamos com informações provenientes destes meios de comunicação de massa. Para tanto, faremos um debate acerca do poder manipulador fazendo uso de fontes midiáticas (jornais, revistas, programas de TV), assim como exercitaremos a nossa criticidade e a dos estudantes na análise desse tipo de fonte com a intensão de perceber a construção dos discursos alienantes construídos pelas referidas mídias de massa, que, por conseguinte, acabam suprimindo as pequenas mídias.
OFICINA 04: O PATO DONALD NO III REICH: O NAZISMO ATRAVÉS DESENHOS ANIMADOS
Ministrantes:Anderson Coelho da Rocha, Ronald Felipe Barreto de Sousa (Bolsistas PET de História) e Léa Rúbia Mauricio - Bolsista do PROMAC-UECE
DATA, HORÁRIO E LOCAL |
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04/11/2013 |
E.E.M Francisco Jaguaribe |
08:00 às 11:00 |
Jaguaruana - CE |
Sinopse
O desenho animado é um elemento que fascina crianças, jovens e, às vezes, adultos, remetendo-nos muitas vezes a experiências vivenciadas em nossa infância. Mas no âmbito da História, podem ser tratados de forma a construir o conhecimento histórico. No caso da oficina proposta por nós, iremos usar o desenho animado produzido por Walt Disney em 1943, em que tem como personagem "Pato Donald" e que é intitulado "O pato Donald na face de Hitler". A presente oficina destina-se a alunos da EEM Francisco Jaguaribe, em Jaguaruana-CE, tendo como objetivo refletir sobre o uso de filmes, no caso, o desenho animado, para discutir conteúdos de história, tentando assim problematizar questões relevantes, como o nazismo. Compreendemos que o recurso didático do desenho animado pode nos propiciar reflexões a cerca de temáticas da história que são relevantes para a formação da consciência histórica.
OFICINA 05: AS IMAGENS DO BRASIL ATRAVÉS DOS DESENHOS ANIMADOS
Ministrantes: Francisca Fernanda dos Santos, João Joel de Oliveira Neto e Rogério Maciel Nunes - bolsistas do PET
DATA, HORÁRIO E LOCAL |
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04/11/2013 |
E.E.M Manoel Matoso Filho |
08:00 às 11:00 |
Russas- CE |
Sinopse
A presente oficina tem por objetivo problematizar a representação a cerca do Brasil em dois desenhos animados: o filme Aquarela do Brasil (1942), de Walt Disney e o episódio Feitiço de Lisa da série animada Os Simpsons (2002) de Matt Groening. No primeiro, mostra-se uma visão de Brasil fundada na exuberância da natureza, beleza tropical e na diversão boêmia no Rio de Janeiro. Já o segundo, apresenta uma visão crítica mostrando o Brasil como país das contradições sociais. Pretendemos, ainda, trabalhar com os alunos de forma a promover a desconstrução dessas imagens acerca do Brasil, mostrando que não se trata de uma visão mais correta ou mais errada, mas sim de construções criadas em momentos históricos diferentes, por sujeitos com diferentes intencionalidades.
OFICINA 06: ENSINANDO HISTÓRIA ATRAVÉS DO JOGO DE TABULEIRO
Ministrantes:
Antônio Marloves Gomes Viera Júnior (PIBID)
Ivinna Silva de Castro (PIBID)
Leila Raquel dos Santos Moisés (PIBID)
Maria Irineuma de Oliveira (PROMAC/UECE)
DATA, HORÁRIO E LOCAL |
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04/11/2013 |
E.E.M Lauro Rebouças de Oliveira |
08:00 às 11:00 |
Limoeiro do Norte - CE |
Sinopse
O presente trabalho tem a intenção de apresentar uma metodologia de revisão e avaliação de conteúdo, através do uso de um jogo de tabuleiro. A atividade tem como objetivo, sistematizar o conteúdo de forma interativa e dinâmica, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do aluno, assim como visando melhorar a participação destes nas aulas, como também o trabalho em grupo. A metodologia consiste na construção de um tabuleiro de forma ampliada a ser fixado ao chão da sala de aula, contendo perguntas e afirmativas baseadas no conteúdo por eles estudado, onde a cada pergunta respondida o aluno realizará a tarefa destinada para a casa na qual o mesmo se encontra. Esperamos que, através dessa atividade, os alunos possam assimilar melhor o conteúdo trabalhado, contribuindo para compreensão de determinados conteúdos históricos.
OFICINA 07: UMA VISITA AO CEARÁ DA PRIMEIRA REPÚBLICA: POLÍTICA, SOCIEDADE E OUTROS TEMAS
Ministrantes:
Diana Nara da Silva Oliveira, Nara Gomes de Almeida, Marcia Alves dos Santos. Bolsistas do PIBID de História da UECE/FAFIDAM.
DATA, HORÁRIO E LOCAL |
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04/11/2013 |
EEF Aluísio de Castro Filgueiras |
13:30 às 16:30 |
Jaguaruana - CE |
Sinopse
A oficina tematizará alguns temas importantes para pensarmos o Ceará na Primeira República (1889 - 1930), destacando principalmente os temas relacionados à política, como a hegemonia política monoliticamente concentrada nas mãos do comendador Nogueira Accioly e de sua família, que estabeleceram uma poderosa oligarquia que comandava a maior parte dos escalões do poder estadual até 1912. Assim, serão abordados temas como o coronelismo, o voto de cabresto, as sedições de Fortaleza e Juazeiro do Norte, que dão uma ideia do que foi o Ceará nas primeiras décadas da República.
OFICINA 08: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Ministrantes:
Maria Eliane Nobre Cunha, Joyce Mara Silva Oliveira, Cândida Clara, Maria Euricélia Cavalcante. Bolsistas do PET de História da UECE/FAFIDAM.
DATA, HORÁRIO E LOCAL |
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04/11/2013 |
E.E.M Lauro Rebouças de Oliveira |
09:50 às 11:30 |
Limoeiro do Norte - CE |
Sinopse
Pensando em desconstruir a noção "decoreba" que muitos alunos ainda associam ao estudo de História, como sendo a listagem de fatos e datas que marcaram a política, levando os mesmos ao distanciamento da disciplina, essa oficina foi criada com o intuito de fazer o aluno pensar sobre a contribuição da História para a constituição de cidadãos participativos e conscientes de seu papel na sociedade. Nosso principal objetivo é demonstrar que o conhecimento histórico há muito se distanciou daquela fórmula engessada de registrar a vida dos homens em sociedade e que o ensino de História especialmente voltado para o ensino médio tem como um dos objetivos estimular o exercício da crítica por meio do estabelecimento de uma relação entre o nosso cotidiano e a vida de nossos antepassados, de maneira que percebam o quanto as nossas ações, necessariamente, interferem na vida de nossa sociedade. Para tanto, apresentaremos uma relação acerca da construção do conhecimento histórico, demonstrando em que momento surgiu cada noção de história e como ela definiu seus principais conceitos, tais como o que é sujeito, documento, e tempo histórico.