ATIVIDADE |
Convidado(s)/Biografia |
CONFERÊNCIA DE ABERTURA 04/11/2013 Sobre a Finalidade do Ensino de História no Brasil Republicano (1900-2011) |
Prof. Dr. Itamar Freitas de Oliveira |
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (1996), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor do Departamento de Educação e do Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência nas áreas de Educação e História, com ênfase em aprendizagem histórica, história da educação e historiografia brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino de História, produção, avaliação e história da escrita didática da História. |
|
Mesa-Redonda 01 05/11/2013
Formação de Professores de História: Perspectivas e Desafios |
Prof. Dr. Francisco Egberto de Melo |
Possui graduação em história pela Universidade Federal do Ceará (1993), especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História (UECE-2003), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2006) e doutorado em Educação Brasileira no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. É professor assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação, e História e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história; ensino; formação de professores, educação; cultura, história, educação, metodologia; e educação e estado - Ceará; política e educação. |
|
Profa. Dra. Isaíde Bandeira da Silva |
|
Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (1998); Especialista em Metodologias do Ensino, pela Universidade Vale do Acaraú (1999); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2004); Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professora efetiva da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Tem experiência na área de História, com ênfase em Prática de Ensino Em História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de história, educação, história e currículo. |
|
Palestra 06/11/2013 O processo de ensino-aprendizagem e o Livro Didático de História |
Prof. Ms. Gustavo Adolfo d'Almeida Lôbo |
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Ceará e Coordenador do Curso de História da FAFIDAM. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História do Brasil |
|
WORKSHOP 06 e 07/11/2013 A Didática e os Processos de Aprender e Ensinar História |
Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa |
Doutor (2009) e Mestre (2004) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, sendo bolsista CNPq em ambos os cursos. Graduado (1999) em História pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é professor Adjunto II no curso de graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia/UFU, Campus do Pontal / FACIP. Desenvolve atividades em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nas áreas de história e cultura, teoria da história e ensino de história. |
|
Mesa-Redonda 02 06/11/2013
O Ensino da História e da Cultura Afro-brasileiras e Indígenas |
Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas |
Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Guarabira. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Cotidiano, Cidadania e Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, cidade, história, cotidiano, religiões de matriz africana e educação étnicorracial. |
|
Profa. Maria Edleuza Maia |
|
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1996), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (1999) e especialização em História e Cultura Afro-Brasileira pela Faculdade de Selvíria (2012) . Atualmente é Professora da Escola de Ensino Médio Lauro Rebouças de Oliveira. Tem experiência na área de História , com ênfase em História do Brasil. Aluna do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino - MAIE/UECE/FAFIDAM/FECLESC. |
|
Mesa-Redonda 03 07/11/2013
Materiais Didáticos e Ensino de História |
Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard |
Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2002), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Pós-Doutorado em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Coordena o Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/CNPq). Participou como parecerista do MEC no processo de avaliação dos livros didáticos de história do PNLD 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014. É Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) História e membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Sergipe. Contemplado com bolsa FUNARTE de Produção Cultural para Internet (edital 2010). Atualmente é professor adjunto 2 do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, do Programa de Pós-Graduação em História da UFS e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro da Câmara Superior de Assessoramento Técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe. |
|
Profa. Ms. Aryana Lima Costa |
|
Possui graduação em História - Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Tem experiência na área de História, com ênfase na formação do profissional de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, currículo, historiografia e história contemporânea. Atualmente é professora do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e coordenadora do curso de História do PARFOR/CAMEAM/UERN. |
|
Painel/Mesa-Redonda 04 07/11/2013
O GT Ensino de História da ANPUH-CE, os Cursos de Graduação em História e os Professores da Educação Básica do Ceará |
Prof. Dr. Francisco Egberto de Melo |
Profa. Ms. Josefa Nunes Pinheiro |
|
Doutoranda em Política Social na Universidade de Brasília, mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes pelo LACRI/USP, e graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora na área de violência doméstica e políticas públicas com ênfase nas políticas de saúde e assistência social nos aspectos da participação da sociedade em conselhos gestores de políticas públicas. |
|
Profa. Ms. Vilarin Barbosa Barros |
|
Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e mestrado em História pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará e professor formador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, migração, memória, história e sensibilidades, cotidiano e memória. |
|
Profa. Ms. Mônica Emanuela Nunes Maia |
|
Mestre em HISTORIA SOCIAL pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2005) e Graduada em HISTORIA pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Professora substituta do Curso de História da FAFIDAM/UECE. |