Livros organizados

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Estados eficazes na gestão da aprendizagem


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-65-5652-207-4




Editora:
FGV Editora


Ano:
2023


Sinopse: Este livro apresenta a pesquisa que buscou documentar experiências e investigar processos de gestão adotados pelas secretarias estaduais de educação e relacioná-los aos resultados educacionais dos estudantes, com o objetivo de identificar práticas que, comprovadamente, tenham contribuído para a oferta de uma formação de boa qualidade.



Políticas de Ensino Médio no Ceará: escola, juventude e território


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-858115043-7




Editora:
CENPEC


Ano:
2016


Sinopse: O livro Políticas de ensino médio no Ceará: escola, juventude e território reúne um conjunto de trabalhos produzidos pela equipe responsável pela realização do estudo Ensino médio, educação profissional e desigualdades socioespaciais: avanços e desafios neste estado. A iniciativa faz parte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), cujos objetivos centrais foram descrever e analisar os principais traços que caracterizam as políticas para o ensino médio que vêm sendo implementados em estados brasileiros, bem como apreender as reações ou respostas que as escolas e seus agentes dão a essas políticas. Com base em diferentes critérios, foram selecionados para a investigação os estados do Ceará, Pernambuco, Goiás e São Paulo.



Política educacional, gestão e aprendizagem: estudos e pesquisas 1


Organizadora



Área:
Educação básica




Ano:
2017


Sinopse: Este livro reúne resumos de estudos de membros do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os textos apresentam sínteses de produções do grupo relativas ao período 2016–2017: um relatório de pesquisa, uma tese de doutorado, uma dissertação de mestrado e artigos elaborados com finalidade acadêmica. O objetivo da publicação, como em outras oportunidades, é divulgar o trabalho de pesquisa do grupo, de modo especial junto àqueles que têm colaborado com os estudos na qualidade de entrevistados.



Educação: olhares e saberes


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
85-86375-82-9




Editora:
Edições Demócrito Rocha


Ano:
2000


Sinopse: A coletânea Educação: olhares e saberes, ora apresentada ao público sob a forma de livro, expressa o potencial de uma experiência incomum. Os artigos aqui reunidos foram escritos por professores e alunos, a maioria dos quais vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e publicados pelo jornal O POVO, entre outubro de 1997 e fevereiro de 1998. Nesta obra, expressam saberes e olhares os mais diversos sobre um amplo inventário de questões da educação brasileira e cearense. Ao mesmo tempo, a iniciativa aponta um caminho fértil na construção de novas alternativas para a difusão dos saberes produzidos na Universidade.



Gestão da escola: desafios a enfrentar


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
857490-201-2




Editora:
DP&A Editora


Ano:
2002


Sinopse: O livro reflete sobre quatro desafios a enfrentar na gestão da escola: sua função social, o projeto pedagógico, o sucesso escolar e a avaliação institucional. A publicação do trabalho de reflexão ora apresentado tem por intuito colaborar na reflexão daqueles que querem construir na escola um ambiente de trabalho cooperativo e comprometido com a qualidade do ensino-aprendizagem de todas as crianças e jovens brasileiros.



Expedição escolas do Brasil


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-7826-815-2




Editora:
Editora da UECE


Ano:
2021


Sinopse: Este livro fala da Expedição escolas do Brasil teve por objetivo apresentar-se como uma contribuição ao conhecimento acerca da formulação, implementação e reformulação das políticas educacionais no país orientada por três temas geradores: política educacional, diversidade territorial e cidadania global. O projeto de pesquisa Política Educacional, Cidadania Global e Diversidade Territorial: Expedição Escolas do Brasil (EXPEd) foi desenvolvido com a finalidade de analisar nexos entre a formulação e implementação de políticas educacionais focalizando escolas públicas com características diferenciadas localizadas em uma amostra de 23 estabelecimentos situados nos seis biomas brasileiros (Mata Atlântica, Pampa, Cerrado, Caatinga, Amazônia e Pantanal).



Eleição de diretores: o que mudou na escola?


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
85-85946-13-x




Editora:
Plano Editora


Ano:
2001


Sinopse: O presente estudo é um resumo da pesquisa realizada acerca do processo eleitoral de diretores em escolas públicas, apresentando um retrato da situação encontrada em uma amostra representativa de escolas estaduais, no segundo semestre de 1998. Foi realizado por iniciativa da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC, visando colher subsídios para o aprimoramento do processo eleitoral e elementos de reflexão para a definição de políticas de gestão para a escola pública cearense.



Educação e território: subsídios ao planejamento de políticas municipais na região do Maciço do Baturité, Ceará


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-7963-129-0




Editora:
Liber Livro


Ano:
2014


Sinopse: O projeto “Observatório da Educação no Maciço de Baturité” (OBEM) é uma iniciativa de pesquisa e extensão voltada para o desenvolvimento da educação neste território cearense, realizada com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (Funcap). Trata-se de uma parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab), realizada mediante o trabalho conjunto de pesquisadores vinculados às referidas instituições. Enquanto tal representa uma oportunidade para melhor conhecer a região, as redes escolares nela existentes e os atores sociais ligados ao campo educacional e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.



Educação e território: Contribuição para o debate na região do Maciço do Baturité, Ceará


Organizadora



Área:
Educação básica




Editora:
Liber Livro


Ano:
2014


Sinopse: O livro ora apresentado resulta de um qualificado projeto, que é o Observatório da Educação no Maciço do Baturité, desenvolvido por dois grupos reconhecidos de pesquisa, o grupo Política Educacional, Gestão e Aprendizagem e o grupo Educação, Sociedade e Desenvolvimento Regional e sob a liderança das professoras Eloisa Maia Vidal e Sofia Lerche Vieira. O presente livro é composto por 14 artigos, que gravitam em torno dos temas da política educacional, em suas expressões no cotidiano da escola, em suas fontes nos diversos níveis federativos de poder e em suas relações com os territórios sociais.



Constituição do estado do Ceará de 1892 e Reforma da Constituição do estado do Ceará, de 19 de julho de 1905


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-87764-63-2




Editora:
INESP


Ano:
2005


Sinopse: Este livro trata da constituição cearense do ano de 1892, fazendo uma análise crítica dos movimentos políticos em destaque e o papel da educação no período analisado. A obra faz parte de uma Coleção de nove constituições cearenses, cujo objetivo é tentar entender os fatos e decifrar situações que antecedem e envolvem cada um dos períodos constitucionais, acompanhado por um estudo sobre a identidade educacional de cada época. Republicar as Constituições Cearenses é pagar tributo aos agentes públicos, que colocaram em primeiro plano o ideal comunitário e a vontade de construir um Ceará capaz de garantir à sua população uma vida digna.



Constituição do estado do Ceará de 1925


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-87764-65-9




Editora:
INESP


Ano:
2005


Sinopse: Este livro trata da constituição cearense do ano de 1925, analisando os principais movimentos dos Três Poderes e o papel da educação em dado meio. A obra faz parte de uma Coleção de nove constituições cearenses, cujo objetivo é tentar entender os fatos e decifrar situações que antecedem e envolvem cada um dos períodos constitucionais, acompanhado por um estudo sobre a identidade educacional de cada época. Republicar as Constituições Cearenses é pagar tributo aos agentes públicos, que colocaram em primeiro plano o ideal comunitário e a vontade de construir um Ceará capaz de garantir à sua população uma vida digna.



Constituição do Estado do Ceará de 1967


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-87764-69-1




Editora:
INESP


Ano:
2005


Sinopse: Este livro trata da constituição cearense do ano de 1967, destacando os principais movimentos dos Três Poderes. A obra faz parte de uma Coleção de nove constituições cearenses, cujo objetivo é tentar entender os fatos e decifrar situações que antecedem e envolvem cada um dos períodos constitucionais, acompanhado por um estudo sobre a identidade educacional de cada época. Republicar as Constituições Cearenses é pagar tributo aos agentes públicos, que colocaram em primeiro plano o ideal comunitário e a vontade de construir um Ceará capaz de garantir à sua população uma vida digna.



Constituição do Estado do Ceará de 1935


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-87764-66-7




Editora:
INESP


Ano:
2005


Sinopse: Este livro trata da constituição cearense do ano de 1935, destacando os principais movimentos dos Três Poderes em dado período. A obra faz parte de uma Coleção de nove constituições cearenses, cujo objetivo é tentar entender os fatos e decifrar situações que antecedem e envolvem cada um dos períodos constitucionais, acompanhado por um estudo sobre a identidade educacional de cada época. Republicar as Constituições Cearenses é pagar tributo aos agentes públicos, que colocaram em primeiro plano o ideal comunitário e a vontade de construir um Ceará capaz de garantir à sua população uma vida digna.



Constituição do Estado do Ceará de 1945


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-87764-67-5




Editora:
INESP


Ano:
2005


Sinopse: Este livro trata da constituição cearense do ano de 1945, destacando os principais movimentos dos Três Poderes em dado período. A obra faz parte de uma Coleção de nove constituições cearenses, cujo objetivo é tentar entender os fatos e decifrar situações que antecedem e envolvem cada um dos períodos constitucionais, acompanhado por um estudo sobre a identidade educacional de cada época. Republicar as Constituições Cearenses é pagar tributo aos agentes públicos, que colocaram em primeiro plano o ideal comunitário e a vontade de construir um Ceará capaz de garantir à sua população uma vida digna.



Constituição do Estado do Ceará de 1947


Organizadora



Área:
Educação e legislação educacional


ISBN:
85-87764-68-3




Editora:
INESP


Ano:
2005


Sinopse: Este livro trata da constituição cearense do ano de 1947, destacando os principais movimentos dos Três Poderes em dado período. A obra faz parte de uma Coleção de nove constituições cearenses, cujo objetivo é tentar entender os fatos e decifrar situações que antecedem e envolvem cada um dos períodos constitucionais, acompanhado por um estudo sobre a identidade educacional de cada época. Republicar as Constituições Cearenses é pagar tributo aos agentes públicos, que colocaram em primeiro plano o ideal comunitário e a vontade de construir um Ceará capaz de garantir à sua população uma vida digna.



Política educacional, gestão e aprendizagem: achados de pesquisas


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-65-87561-12-7




Editora:
ANPAE


Ano:
2021


Sinopse: O livro Política educacional, gestão e aprendizagem: achados de pesquisas apresenta estudos diversos realizados por integrantes do Grupo de Pesquisa Política Educacional Gestão e Aprendizagem (GPPEGA), que integra o Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Assinalando seus 26 anos de criação, a publicação reúne resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, assim como outros estudos que, por seu ineditismo, merecem ser conhecidos e difundidos.



Fatores associados ao sucesso escolar (Módulo 1: Gestão escolar no Maciço de Baturité)


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-63699-09-1




Editora:
Design Editorial


Ano:
2014


Sinopse: Este módulo trata dos “fatores associados ao sucesso escolar”, tema relevante da gestão escolar. No decorrer do módulo será discutido o conceito de sucesso relacionando-o ao contexto escolar investigado. Neste sentido, serão abordados alguns pontos importantes verificados na pesquisa do Observatório da Educação no Maciço de Baturité, projeto desenvolvido no período 2011 – 2013, contando com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), envolvendo a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Ao final do módulo, os gestores devem ser capazes de identificar fatores relacionados com o sucesso da aprendizagem que se fazem presentes na sua unidade escolar ou sistema de ensino, apontar as fragilidades que estão impedindo o sucesso escolar dos alunos e conceber soluções para os problemas e situações de sua prática.


Planejamento e gestão no cotidiano da escola (Módulo 2: Gestão escolar no Maciço de Baturité)


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-63699-09-1




Editora:
Design Editorial


Ano:
2014


Sinopse: Este módulo foi estruturado a partir de uma indagação que orienta a ação educativa nos estabelecimentos de ensino que é: quais conhecimentos, habilidades e atitudes potencializam os processos de planejamento e gestão no cotidiano da escola? Para tanto, procura discutir sobre as dimensões do planejamento e da gestão no cotidiano da escola, aspectos considerados imprescindíveis para a construção de uma educação de qualidade. Visa auxiliar o gestor no estabelecimento de rotinas para a construção prévia dos caminhos a serem seguidos, bem como mapeia as dimensões da gestão escolar, contribuindo para a identificação de problemas e a correção de rumos, quando isto se fizer necessário.


Leitura e internet na escola (Módulo 3: Gestão escolar no Maciço de Baturité)


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-63699-09-1




Editora:
Design Editorial


Ano:
2014


Sinopse: Este módulo trata de alguns aspectos relacionados aos espaços e metodologias fundamentais à melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem na escola que são: a) a biblioteca escolar; b) as competências em informação e o laboratório de informática; c) a aprendizagem com base na pesquisa e leitura em documentos impressos, digitais e virtuais, com a utilização das TIC e internet. Ao longo do módulo é mostrado que o uso da biblioteca escolar, por parte dos docentes de um estabelecimento de ensino, pode contribuir de forma positiva para o planejamento didático e a melhoria da relação ensino-aprendizagem. O módulo enfatiza a importância de a escola contar com infraestrutura para biblioteca e laboratório de informática, e com profissionais que possam dar suporte ao desenvolvimento de atividades didáticas nesses dois ambientes.


Os parceiros na gestão da escola (Módulo 4: Gestão escolar no Maciço de Baturité)


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-63699-09-1




Editora:
Design Editorial


Ano:
2014


Sinopse: Este módulo do curso visa discutir e refletir sobre os parceiros fora do ambiente escolar que podem vir a contribuir para estabelecer uma rede de colaboração em busca da melhoria da qualidade da educação. O módulo discute possibilidades de a escola realizar o seu trabalho junto a parceiros em potencial. São evidenciadas características e especificidades de certos segmentos e, ainda, apresentadas percepções dos gestores escolares e educacionais de escolas da rede municipal pertencentes à região do Maciço de Baturité, sobre as relações entre: escola e família, escola e comunidade do seu entorno, escola e secretaria municipal de educação, escola e universidade.


Os números ajudam a pensar (Módulo 5: Gestão escolar no Maciço de Baturité)


Organizadora



Área:
Educação básica


ISBN:
978-85-63699-09-1




Editora:
Design Editorial


Ano:
2014


Sinopse: O que se apresenta neste módulo é a discussão sobre um conjunto de indicadores sociais acerca dos municípios que compõem uma macrorregião administrativa do Estado do Ceará, denominada Maciço de Baturité. Esses dados são comparados entre si, com as médias do Estado do Ceará e as do Brasil, na tentativa de construir um cenário que permita avançar no entendimento da situação atual e na projeção e planejamento para um cenário futuro mais promissor. No sentido de aprofundar os estudos da política educacional da região, trabalha-se também com alguns indicadores que podem ser definidos como medidas estatísticas que refletem aspectos da realidade do sistema educacional. Para tanto, procurou-se localizar alguns dados educacionais, que tenham um ponto de referência com o qual possam ser comparados, observando os sistemas municipais de educação e as escolas.