Artigos em revistas

CapaDescrição

Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.359


Editora:
Cadernos Cenpec


Ano:
2016


Sinopse: O artigo analisa as políticas de ensino médio implementadas no Ceará e em Goiás, Pernambuco e São Paulo, assim como suas consequências para a melhoria dos indicadores educacionais e para a ampliação ou redução de desigualdades escolares e sociais.

Reações das políticas educacionais estaduais nas escolas: um estudo de caso em escolas do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.360


Editora:
Cadernos Cenpec


Ano:
2016


Sinopse: Este artigo se propõe a analisar como escolas de ensino médio de quatro estados – Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo – reagem às políticas concebidas pelos órgãos centrais estaduais. As reações – captadas a partir dos depoimentos de diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos – são apresentadas segundo cinco dimensões do modelo comum que organiza as políticas dos quatro estados: diversificação da oferta; currículo; avaliação de resultados de desempenho escolar; monitoramento do processo ensino-aprendizado e formação/recrutamento de docentes.


Professores da educação básica: perfil e percepções sobre sucesso dos alunos


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v28i67.3936


Editora:
Revista Estudos em Avaliação Educacional


Ano:
2017


Sinopse: O trabalho aprofunda interfaces entre formação docente, avaliações de larga escala e políticas educacionais. Analisa estudos sobre características docentes associadas à melhoria do desempenho de estudantes em tais avaliações, cotejando-as com dados de professores brasileiros obtidos no Questionário do Professor da Prova Brasil/ Avaliação Nacional da Educação Básica 2013.


Avaliação em larga escala no Brasil: entre a coordenação federativa e o ethos do Estado-avaliador


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15806


Editora:
Revista Educação em Questão


Ano:
2019


Sinopse: O artigo analisa a relação entre a coordenação federativa e o Estado-avaliador e os modos como o governo central tem utilizado de pactos colaborativos para promover medidas de avaliação e responsabilização sobre as unidades subnacionais. De abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória utilizando como procedimentos o levantamento bibliográfico e documental.

Educational Policy in Ceará: strategic processes


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623687353


Editora:
Revista Educação & Realidade


Ano:
2019


Sinopse: O artigo discute processos estratégicos à formulação e implementação da política educacional no Ceará no período 1995-2015, tendo por referencial as teorias da governança e da dependência da trajetória. O texto analisa aspectos relativos ao equilíbrio fiscal do estado, práticas meritocráticas de recrutamento e mecanismos de monitoramento associados à gestão por resultados.


Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201945201657


Editora:
Revista Educação e Pesquisa


Ano:
2019


Sinopse: O artigo aprofunda a reflexão acerca da literatura no ambiente escolar, mediante análise de um conjunto de itens presentes no Questionário do professor do Saeb 2015, que foram organizados em variáveis extraescolares, intraescolares e dependentes do aluno. São utilizados os microdados relativos aos 2.274 professores de 5o ano do ensino fundamental das redes públicas de três capitais: o melhor Ideb em 2015 (Curitiba, PR – 6,3), o pior (Maceió, AL – 4,3) e a maior variação do Ideb no período 2005 – 2015 (Fortaleza, CE – 63,6%).


Liderança e gestão democrática na educação pública brasileira

Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271993175


Editora:
Revista Eletrônica de Educação


Ano:
2019


Sinopse: Este artigo procura aprofundar o debate sobre liderança, explorando especificidades do contexto brasileiro em relação a esta temática, mais especificamente o princípio da gestão democrática. A reflexão detém-se sobre os dois temas, explicitando a trajetória do debate sobre gestão democrática desde meados dos anos oitenta do século XX, passando pela Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/96) e chegando ao contexto mais recente, onde o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, incorpora o assunto às suas metas.


Política Educacional no Ceará: processos estratégicos


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623687353


Editora:
Revista Educação & Realidade


Ano:
2019


Sinopse: O artigo discute processos estratégicos à formulação e implementação da política educacional no Ceará no período 1995-2015, tendo por referencial as teorias da governança e da dependência da trajetória. O texto analisa aspectos relativos ao equilíbrio fiscal do estado, práticas meritocráticas de recrutamento e mecanismos de monitoramento associados à gestão por resultados.


Teacher Expectations and Learning: Exploring Data from Prova Brasil 2015 Questionnaire


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201945201657


Editora:
Revista Educação e Pesquisa


Ano:
2019


Sinopse: This article further reflects on such finding through the analysis of a set of items in Questionário do professor do Saeb 2015 [Saeb 2015 Teacher Questionnaire], which were organized in out-of-school, in-school and student-dependent variables. We used the microdata relative to the 2,274 fifth grade teachers of primary education of the public systems of three state capitals: the best Ideb in 2015 (Curitiba city, Paraná state – 6.3), the worst Ideb (Maceió city, Alagoas state – 4.3) and the greatest variation in Ideb in the 2005-2015 period (Fortaleza city, Ceará state – 63.6%).


Características docentes e gestão da formação continuada em cinco municípios do Ceará


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.48237


Editora:
Revista Imagens da Educação


Ano:
2020


Sinopse: O artigo descreve algumas características relativas aos professores que compõem cinco redes municipais de educação do Ceará, selecionadas por amostra intencional, e identifica como são implementadas as políticas de formação continuada para os docentes nesses municípios: Fortaleza, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Sobral e Canindé.


Diretores escolares do Brasil: mudanças no perfil e na gestão pedagógica no período 2007 - 2017

Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p823-846


Editora:
Revista Atos de Pesquisa


Ano:
2020


Sinopse: O artigo analisa o perfil de diretores das escolas públicas brasileiras, com uso de microdados dos questionários contextuais do SAEB 2007 e 2017, disponíveis no INEP, aplicando Excel e estatística descritiva, e mostra mudanças de perfil. Embora predomine o sexo feminino, idade entre 40 e 49 anos, formação em Pedagogia e outras licenciaturas, aumenta o percentual dos pós-graduados, reduz-se a participação em formação continuada e cresce aqueles que exercem apenas a função remunerada de diretor. No acesso ao cargo, predomina a indicação. Crescem a quantidade de professores sem vínculo estável e as ações do tipo reforço, monitoria e programas de apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem.


Eleição de diretores - uma mudança na cultura escolar?


Coautora



Área:
Educação básica

ISBN:
ISSN 0871-1267



Editora:
Revista Aprender


Ano:
1999


Sinopse: Este estudo busca captar os efeitos de uma inovação - a eleição de diretores - em um dos estados onde esta prática foi instituída - o Ceará. A investigação foi financiada pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará, tendo sido realizada por uma equipe constituída por treze pesquisadores, baseando-se em revisão da literatura, análise de documentos, entrevistas com dirigentes educacionais e coleta de dados junto a 30 escolas localizadas em 5 diferentes regiões do Estado.


Concepções de qualidade e educação superior


Autora



Área:
Educação superior

ISBN:
ISSN 0104-3951



Editora:
Universa


Ano:
1993


Sinopse: Este ensaio trata de concepções atribuídas à qualidade de acordo com circunstâncias temporais e espaciais, observando que o conceito de “padrão de qualidade” não é estático, mas possui caráter dinâmico. A autora relaciona tais definições com a educação superior, situando, por exemplo, as preocupações com a avaliação institucional e outros indicadores qualitativos.


Construindo uma história de colaboração na educação: a experiência do Ceará


Coautora



Área:
Educação básica

ISBN:
ISSN: 1678-4626



Editora:
Revista Educação e Sociedade


Ano:
2013


Sinopse: O artigo trata de formas de colaboração desenvolvidas no campo educacional no estado do Ceará, reconhecido por iniciativas positivas nesta matéria. Para situar o tema, são apresentados elementos do debate atual e considerações sobre a natureza deste processo. O artigo trata de formas de colaboração desenvolvidas no campo educacional no estado do Ceará, reconhecido por iniciativas positivas nesta matéria. Para situar o tema, são apresentados elementos do debate atual e considerações sobre a natureza deste processo.


Perfil e Formação de Gestores Escolares no Brasil


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4984


Editora:
Revista Dialogia


Ano:
2014


Sinopse: Este trabalho discute e aprofunda questões relativas ao perfil e formação dos gestores escolares no Brasil, tomando por base informações disponíveis sobre esses profissionais da educação no Questionário do Diretor da Prova Brasil 2011, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As informações referem-se a uma amostra de 56.222 respondentes, perfazendo um total de 36,1% de representantes desses profissionais. Tais indicadores são discutidos à luz dos dispositivos legais acerca da matéria e de outras considerações que contribuem para situar a questão dos diretores no âmbito das políticas de formação.


A escola pública e seu entorno social - uma questão em aberto


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n1p7-30


Editora:
Revista Atos de Pesquisa em Educação


Ano:
2015


Sinopse: Este artigo procura aproximar-se do tema escola, família e comunidade do seu entorno, buscando por meio de uma incursão na literatura, estudos e relatos, refletir sobre essa complexa relação. Procura também identificar possíveis matrizes geradoras que a orientam no cenário da política educacional brasileira. A presença de iniciativas que envolvem a relação entre a escola e seu entorno no país nem sempre foi foco de ação deliberada por parte do poder público.


Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58916


Editora:
RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação


Ano:
2015


Sinopse: Problematizando as repercussões em torno da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, este artigo analisa as políticas de avaliação de larga escala, a gestão e o trabalho docente neste contexto. Visando compreender se e como os professores se posicionam face às dificuldades de aprendizagem dos alunos, são analisadas algumas respostas do Questionário do Professor dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, integrante da Prova Brasil 2011. Considerações finais buscam estabelecer nexos entre os tópicos tratados.


Gestão democrática da escola no Brasil: desafios à implementação de um novo modelo


Coautora



Área:
Educação básica

ISBN:
ISSN: 1022-6508



Editora:
Revista Iberoamericana de Educación


Ano:
2015


Sinopse: O artigo discute avanços da legislação brasileira e iniciativas de políticas visando o fortalecimento da gestão democrática, procurando associá-los a questões tratadas em uma amostra de professores e gestores de escolas da rede pública de modo a compreender os contornos da gestão escolar pública no Brasil. Utilizou-se análise documental dos dispositivos legais e das iniciativas de governo sobre a matéria e também dados obtidos por meio dos Questionários do Diretor e do Professor, aplicado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) Prova Brasil 2011 particularmente aqueles associados ao tema proposto.


Gestão escolar: formar o diretor a partir do professor?


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6078


Editora:
Dialogia


Ano:
2015


Sinopse: Este artigo faz uma reconstrução histórica da legislação educacional brasileira acerca do perfil de dirigentes escolares, relacionando os dispositivos da LDB a dados extraídos de uma amostra de 54.746 diretores das escolas públicas brasileiras. A comparação evidencia agudo descompasso entre as orientações legais e a prática efetiva da gestão, a partir dos contextos reais onde esta é implementada.



Política de financiamento da educação no Brasil: uma (re)construção histórica


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201945201657


Editora:
Em Aberto


Ano:
2015


Sinopse: O presente artigo trata do exame da política de financiamento da educação brasileira numa perspectiva histórica, observando recortes temporais específicos, que permitiu delimitar três diferentes momentos e ênfases em sua trajetória: a) indefinição de recursos, fase na qual os agentes e as fontes de recursos não são claramente identificados, que começa com a vinda dos jesuítas para o Brasil e se prolonga até o início da década de 1930; b) vinculação de recursos expressa em dispositivos das constituições brasileiras, processo que tem início com a Carta Magna de 1934 e que é objeto de avanços e retrocessos na legislação posterior sobre a matéria; e c) política de criação de fundos, momento que começa em meados da década de 1990, com um fundo específico para o financiamento do ensino fundamental – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).


Contextos, políticas e resultados de avaliação no ensino médio: um estudo em quatro estados brasileiros


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201945201657


Editora:
Cadernos Cenpec


Ano:
2016


Sinopse: O estudo discute as políticas de avaliação de larga escala nacionais e estaduais em quatro unidades da federação – São Paulo, Goiás, Pernambuco e Ceará –, focalizando suas repercussões em escolas de ensino médio com bons resultados, localizadas em territórios socioespaciais vulneráveis. A amostra envolveu 24 escolas e a metodologia adotou a perspectiva quanti-qualitativa de análise.


A educação nas constituições brasileiras: texto e contexto


Autora



Área:
Educação e legislação

ISBN:
ISSN: 0034-7183




Editora:
Inep/MEC - Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira


Ano:
2007


Sinopse: Analisa a educação nas diversas constituições brasileiras, detendo-se sobre elementos do contexto onde estas são concebidas. Apresenta considerações sobre o conjunto dos textos, buscando elucidar aspectos comuns e diferenças marcantes. Evidencia que a presença da educação nas constituições relaciona-se com o seu grau de importância ao longo da história.


Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121446


Editora:
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação


Ano:
2022


Sinopse: O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, dados do Inep e IBGE e revisão de literatura ancorada nos estudos de Marcuse (2004); Ribeiro e Koslinsky (2009); Ben Ayed (2012); Érnica e Batista (2012); Ribeiro e Vóvio (2017). As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais.


Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1274


Editora:
Revista Retratos da Escola


Ano:
2022


Sinopse: O artigo aborda os usos, as funções e os impactos das políticas de avaliação em larga escala a partir da experiência de nove gestores/as de escolas públicas de cinco municípios do Ceará. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático-categorial no software NVIVO 11.


Gestão dos recursos financeiros da educação: um estudo em cinco municípios cearenses


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34818


Editora:
Revista Linhas Críticas


Ano:
2021


Sinopse: O artigo analisa aspectos da gestão de recursos financeiros da educação em cinco municípios do Ceará – Canindé, Fortaleza, Limoeiro do Norte, Maracanaú e Sobral – por meio de um estudo de casos múltiplos e entrevistas semiestruturadas com secretários municipais de educação.

Contextos, políticas e resultados de avaliação no ensino médio: um estudo em quatro estados brasileiros


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.365


Editora:
Cadernos Cenpec


Ano:
2016


Sinopse: O estudo discute as políticas de avaliação de larga escala nacionais e estaduais em quatro unidades da federação – São Paulo, Goiás, Pernambuco e Ceará –, focalizando suas repercussões em escolas de ensino médio com bons resultados, localizadas em territórios socioespaciais vulneráveis. A amostra envolveu 24 escolas e a metodologia adotou a perspectiva quanti-qualitativa de análise.


Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.361


Editora:
Cadernos Cenpec


Ano:
2016


Sinopse: O artigo analisa o processo de implementação das políticas educacionais e a assimilação e incorporação destas pelas escolas visando promover a qualidade e a equidade educacional na formação dos estudantes. Sintetiza resultados de pesquisa desenvolvida em uma amostra de seis escolas de ensino médio, localizadas em três municípios do Ceará, mediante a realização de estudos de natureza quanti-qualitativa, incluindo análise de indicadores, revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo.


O impacto das transformações urbanas sobre escolas públicas no centro de Fortaleza


Coautora



Área:
Educação básica


ISBN:
ISSN: 2237-0315




Editora:
Revista Cocar


Ano:
2020


Sinopse: O artigo analisa o impacto que as transformações urbanas têm produzido em quatro escolas públicas situadas no centro de Fortaleza, capital do Ceará. É um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória, apoiando-se em estudos realizados sobre território e transformações urbanas na configuração das grandes cidades e na oferta dos serviços educacionais.



Recursos financeiros na escola: visão de diretores em cinco municípios do Ceará


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13067


Editora:
Revista online de Política e Gestão Educacional


Ano:
2020


Sinopse: O artigo analisa percepções de nove gestores escolares de cinco municípios do Ceará quanto aos recursos financeiros que chegam às escolas. O material coletado foi analisado com técnicas de análise do conteúdo de Bardin. A pesquisa mostra que a transferência de recursos federais (PDDE, Mais Educação e Mais Alfabetização) está institucionalizada e são considerados importantes para a gestão do cotidiano da escola.



A escola como espaço de implementação de políticas: contextos e aprendizagens de um programa de apoio à qualidade da educação


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18866


Editora:
Revista Dialogia


Ano:
2021


Sinopse: O artigo discute a implementação de uma iniciativa de apoio à educação – Parceria Votorantim pela Educação (PVE) – em seis escolas de três municípios: Resende (RJ), Aracruz (ES) e Governador Mangabeira (BA). O objetivo é entender como a iniciativa foi implementada em cada escola e como os atores interpretaram e reinterpretaram as ações associadas ao programa. Os dados foram obtidos em pesquisa de campo, com aplicação de questionários semiestruturados, roteiro de registros e documentos cedidos pelas escolas, e informações obtidas em bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.


Financiamento e expansão do Ensino Médio: o caso da diversificação da oferta no Ceará


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20852


Editora:
ECCOS - Revista Científica


Ano:
2021


Sinopse: O artigo tem como objetivo discutir o financiamento da educação básica identificando seus nexos com a expansão e a diversificação da oferta de ensino médio nos últimos quarenta anos, tomando o Ceará como exemplo. Utiliza a metodologia de natureza explicativa, com uso de fontes de informações históricas, envolvendo dados quantitativos, documentos oficiais e fontes secundárias de autores com produção sobre o assunto.


Uma Iniciativa Não Governamental na Educação em Municípios com Diversidade de Indicadores


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2021.Vol16.N43.pp174-201


Editora:
Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional Curitiba


Ano:
2021


Sinopse: Este artigo apresenta achados da pesquisa intitulada Contextos & Aprendizagens: um estudo sobre o Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) em 3 municípios brasileiros. A iniciativa foi financiada pelo Instituto Votorantim, organização que vem atuando na educação desde 2002, com presença em 101 municípios localizados em 18 estados brasileiros. O artigo tem como objetivo identificar as estratégias comuns e diferenciadas de implementação do PVE nos municípios de Governador Mangabeira (BA), Aracruz (ES) e Resende (RJ).



A violência nas escolas brasileiras: reflexões a partir dos dados do Saeb 2013 e 2017


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.14244/198271995336


Editora:
Revista Eletrônica de Educação


Ano:
2022


Sinopse: O artigo objetiva investigar a violência na escola considerando duas formas propostas por Charlot (2002): a violência na escola e a violência à escola, a partir dos microdados obtidos nos questionários contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica aplicados aos diretores e aos professores das escolas em que são realizadas as avaliações de desempenho escolar junto a alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, nos anos de 2013 e 2017.



Desafios de implementação e reforma no Ensino Médio: o caso do Ceará


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16608


Editora:
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação


Ano:
2022


Sinopse: Este artigo objetiva fomentar uma reflexão acerca da complexa articulação entre a formulação e implementação de políticas no contexto educacional cearense. De abordagem qualitativa e quantitativa e de natureza descritiva e explicativa, constitui-se um estudo de caso e discute os três principais tipos de oferta – ensino médio regular, ensino médio integrado à educação profissional e ensino médio em tempo integral – apresentando dados sobre a distribuição de matrículas nos últimos sete anos.



Expedição escolas do Brasil: primeiras aproximações de uma pesquisa


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20576


Editora:
Revista Dialogia


Ano:
2022


Sinopse: Este artigo apresenta os primeiros achados de uma pesquisa sobre a implementação de políticas educacionais em 23 escolas públicas localizadas nos seis biomas brasileiros. A pesquisa trabalha com três temas geradores – política educacional, cidadania global e diversidade territorial –, procurando identificar a presença deles na escola, e adota, como vertente teórica, a perspectiva analítica inspirada em Dale, Ball e Torres.



Gestão escolar e oferta em extensões de matrícula da rede estadual de ensino do Ceará


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30057


Editora:
Unoesc


Ano:
2022


Sinopse: O artigo analisa a repercussão das ações do diretor escolar na gestão das turmas de extensão de matrícula de ensino médio da rede estadual de ensino do Ceará em cinco municípios e 21 distritos de diferentes regiões do estado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, a partir de um estudo de casos múltiplos.



Políticas de avaliação externa e suas interfaces com as ações municipais: o caso de cinco municípios cearenses


Coautora



Área:
Educação básica

DOI: http://10.5380/jpe.v13i0.65594


Editora:
Jornal de Políticas Educacionais


Ano:
2019


Sinopse: O artigo investiga o tema avaliação educacional em cinco municípios do Estado do Ceará, detendo-se sobre as iniciativas da gestão municipal na condução dessa política e/ou construção de iniciativas próprias. De natureza quanti-qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, utilizando como procedimento o estudo de caso, bases de dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e entrevistas semiestruturadas junto a secretário(as) municipais de educação.