Turma de Quixadá tem atividades práticas na disciplina de Serviços e Empreendedorismo

23 de dezembro de 2021 - 12:25

Os alunos do curso de Assistente Administrativo (FIC/Pronatec) do município de Quixadá concluíram a disciplina de Serviços e Empreendedorismo realizando diversas atividades práticas. Segundo o professor Evaristo Pereira, o mês de dezembro foi bastante produtivo para a turma. “Sou grato por ter vivenciado essa experiência de perto, que é o Pronatec”, ressalta.

O professor informa que o conteúdo sobre logística possibilitou aos cursistas conhecerem a área e a sua importância para as organizações, através de mapas conceituais, além de entenderem como funcionam os modais e o fluxo logístico de uma empresa, a partir de um estudo de caso da empresa Natura.

Aos alunos, foram apresentados ainda os conceitos de logística reversa, por meio de uma oficina prática com produtos/resíduos aproveitados. “Foi possível também compreender os elementos da cadeia de suprimentos através de aula prática sobre o gerenciamento supply chain com os produtos reaproveitados em sala”, detalha Evaristo.

O docente acrescenta que a turma encerrou a disciplina aprendendo sobre empreendedorismo, com uma programação diferenciada: introdução ao empreendedorismo com o planejamento e elaboração do plano de negócios e validação de ideia como quadro Lean Canvas, técnica utilizada para o planejamento de ideias.

Os estudantes participaram de sessão empreendedora de cinema, com o filme “Fome de Poder”, para reflexão, estudo de caso e apresentação de empresas fictícias. “Os cursistas criaram um produto ou um serviço na cidade de Quixadá e validaram a ideia na nossa culminância”, explica Evaristo.