Turma de Segurança do Trabalho de Acaraú participa de treinamento de combate a incêndios

20 de outubro de 2021 - 17:40

Alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho (MedioTec/Pronatec) do município de Acaraú, realizaram no sábado (16/10), uma aula prática com o tema Noções Básicas de Prevenção e Combate a Incêndio, de acordo com a Norma Técnica de n° 001/2008, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

O treinamento foi ministrado pelo coordenador do curso técnico em Segurança do Trabalho do Pronatec/MedioTec, professor Carlos Oliveira, e a professora da disciplina Técnicas de Treinamento, Rosane Silveira. A aula prática ocorreu na EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, reunindo os estudantes do MedioTec e do curso de Mecânica da escola. “Todos interagiram, foi muito produtivo”, diz o professor Carlos.

Segundo ele, durante a aula, os estudantes participaram de uma simulação de combate a princípios de incêndio, maneabilidade das mangueiras e de GLP (gás de cozinha), sinalização de segurança e procedimentos de emergência.

“Com isso, aprenderam e puderam testar como é o funcionamento de extintores de incêndio, hidrantes, lançamentos e guarda de mangueira, bem como GLP e áreas classificadas”, detalha o docente.

A professora Rosane Silveira informa que objetivo principal da aula de campo é proporcionar aos alunos “uma visão técnica da futura profissão, promovendo a integração entre a teoria e prática no que se refere ao conhecimentos adquiridos pelos estudantes na sala de aula”.

“Essa atividade educacional é fundamental ao aluno, pois o acesso aos equipamentos e materiais de prevenção e combate a incêndio e a integração entre os mesmos permite que o aluno desenvolva sua capacidade de trabalho em equipe; e propicia ao estudante a oportunidade de aprimorar a sua formação profissional e pessoal”.

O coordenador Carlos Oliveira acrescenta que o momento prático aperfeiçoou os conhecimentos adquiridos nas aulas. “Os alunos tiveram essa aula muito bem dada pelos professores, até então a parte teórica. Eu procuro sempre aproximar teoria das práticas, estou indo aos polos para fazer esses treinamentos, de forma mais lúdica. A gente vê no olho do aluno a vibração, eles estão loucos para fazer mais aulas práticas. Os alunos ficaram extremamente motivados. Foi muito interessante e proativo para todos”, ressalta o professor.

O momento contou ainda com a participação e planejamento do coordenador local de Acaraú, professor Fred Nascimento, e presença da professora Mirele Maria Rodrigues da Silva, diretora da Escola Marta Maria Giffoni, que acolheu o pedido da coordenação local para sediar o treinamento. “Tudo isso só pode ser realizado com a parceria do professor José Nelson Arruda Filho, coordenador regional, que viabilizou o acontecimento da aula prática”, lembrou ainda o coordenador Carlos Oliveira.

A estudante Camila Lindsay, 17 anos, comentou sobre a diferença que as atividades práticas fazem na fixação dos conteúdos. “Já tivemos uma matéria falando sobre princípio de incêndio, falando sobre os extintores e todos os outros assuntos que fazem parte da matéria, porém ter uma aula e um treinamento prático foi incrível. Ver todos aqueles materiais, poder tocar, tirar dúvidas, ver como realmente funciona na prática, foi muito realizador e esperamos que esse momento possa se repetir”.

Para Camila, o treinamento, além de trazer conhecimentos práticos, possibilitou a integração com colegas de turma e professores. “Eu achei super legal, dinâmico e muito interessante. Amei conhecer o professor Carlos e poder adquirir um pouco do grande conhecimento que ele tem, e foi um prazer estar com a professora Rosane que sempre esteve com a gente. E poder estar finalmente junto com meus colegas pessoalmente foi um momento incrível e juntamente com o professor Fred que sempre nos apoia”, afirmou Natália.

“A gente aprendeu na prática como usar os extintores, quais os tipos de extintores para cada situação de incêndio. Treinamos como manusear o botijão de gás, se caso de soltar ar e começar a pegar fogo. Ajudou bastante, pois aulas práticas fazem com que o aluno desperte, entre em ação, em contato com outras pessoas, e isso ajuda bastante nos conhecimentos, além de motivar mais para continuarmos no curso”, acrescentou a estudante Natália Freitas, 17 anos.