MARLON MOURA: MedioTec é incentivo para empreender em negócio próprio

11 de novembro de 2020 - 16:27

“Vi a oportunidade da minha vida ao ter uma capacitação profissional de extrema qualidade”. Assim define o curso técnico em Comércio (MedioTec/Pronatec/Funece) o aluno Marlon Moura da Silva, 17 anos, natural de Maranguape. Com os conhecimentos que vem adquirindo ao longo do curso, o adolescente acredita que está no primeiro degrau para garantir o acesso ao ensino superior e planeja contribuir para a economia do município onde mora.

“É uma oportunidade que vários jovens querem, pois é um curso de qualidade e gratuito, com assistência de custos. Através da matriz curricular do curso planejo selecionar as que mais me identifico e a partir disso cursar minha primeira graduação, para ingressar no mercado de trabalho, tentando melhorar o comércio da minha cidade natal”, planeja.

Além da possibilidade de dar início a uma promissora carreira, o curso trouxe para Marlon a chance de empreender um negócio em sociedade com o primo: uma assistência técnica para computadores e notebook em Maranguape. Ele diz que os dois já iniciaram as atividades. “Colocando a teoria em prática e analisando o mercado, vi que é uma carência na minha cidade. Nesse momento de pandemia, vi que não tinha profissionais suficientes para atender a demanda de serviços”, explica o estudante.

Aluno do 2º ano de uma escola de tempo integral de Maranguape, Marlon lembra do entusiasmo ao tomar conhecimento da oferta do curso técnico em Comércio e, cumprindo o papel de líder de sala, tratou de mobilizar mais colegas para participarem da seleção. Na turma do MedioTec, ele também foi eleito representante de turma pelos colegas e vem sendo um elo importante entre os alunos com professores e coordenadores.

O estudante destaca a ainda a atuação dos professores do curso, que sempre buscam inovar com novas metodologias, a fim de tornar as aulas mais atrativas para os alunos. “Cada professor nos deixa uma marca. São profissionais excelentes e muito humanos, empáticos e bastante compreensivos”. Marlon destaca ainda a assistência dada às turmas por meio da Coordenação Psicopedagógica do MedioTec, que está sob responsabilidade da professora Ana Ignez Belém.

Os sonhos de Marlon vão longe. Entre as carreiras que lhe chamam a atenção, o jovem faz planos para se graduar em Administração, com especialização em Logística; ou Psicologia, para atuar no setor de Gestão de Pessoas. “Todo dia é um conhecimento novo. Todo dia é uma nova possibilidade para o futuro”, conta.

Marlon celebra o que tem vivenciado ao longo das aulas e acredita que o curso técnico trouxe grandes mudanças. “O curso está transbordando minhas expectativas. Cada dia estou mais encantado, apaixonado pela área de Comércio. Maranguape precisava de cursos assim. É uma oportunidade de ouro. Hoje, não vejo minha vida sem o MedioTec. Daí a grandeza e importância que o curso tem na minha vida. Além disso, como representante, vejo a importância do curso para meus colegas. São pessoas que usam o estudo para transformar sua realidade”.