LÍDIA PINHEIRO: “MedioTec direcionou toda minha vida profissional”

23 de julho de 2020 - 08:23

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) vem, por meio do MedioTec/Pronatec, transformando a vida de jovens cearenses matriculados no Ensino Médio da rede pública. Diversos cursos técnicos, com grande índice de empregabilidade, contribuem para a luta contra as desigualdades no Ceará, gerando, assim, oportunidades e sonhos aos estudantes e suas famílias.

Lídia Pinheiro, 25 anos, é uma dos inúmeros jovens cearenses que tiveram a vida transformada pelo MedioTec/Pronatec. Em 2019, ela concluiu o curso técnico em Gerência de Saúde no município de Quixadá, no Sertão Central. Foi o primeiro passo para uma carreira promissora na área da saúde. Hoje, ela celebra a graduação em Farmácia, faz Residência em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública (ESP-CE) e atua como residente na área de Gestão do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Quixadá.

Quando cursava o Ensino Médio, Lídia soube da oferta do curso em sua cidade e viu uma grande oportunidade de se profissionalizar, mesmo sem conhecer a área. “Não sabia bem o que era realmente o curso de Gerência em Saúde, mas por ter afinidades com algumas cadeiras do curso, acabei escolhendo. E me apaixonei pelo curso, principalmente por ter um leque de opções no mercado de trabalho, áreas para seguir”, lembra. Me identifiquei com muitas disciplinas, como Auditoria, Ética, Empreendedorismo”.

Lídia Pinheiro, 25 anos, atribui ao MedioTec/Pronatec/Funece o fato de ter se estabelecido com êxito em uma carreira profissional

A ex-aluna do MedioTec lembra que estagiou no Hospital Eudásio Barroso, em Quixadá, onde teve a oportunidade de sugerir melhorias para o trabalho dos profissionais. “Fui conquistando confiança da equipe e surgiu uma ideia na parte de gestão. Eu e mais duas colegas percebemos possibilidade de mudança na escala para trazer uma melhoria para o serviço. No terceiro mês conseguimos fazer essa mudança e nós mesmas fazíamos a produção. E a escala é de suma importância, pois é através dela que todo o sistema funciona. Qualquer erro pode mudar toda a rotina dos funcionários. Foi aí que percebi que eu era muito apaixonada por gestão. No começo, eu tinha o receio de não conseguir espaço, mas eu estava errada. Foi muito gratificante”, recorda.

Ao final do curso técnico, Lídia Pinheiro conseguiu uma bolsa no curso de Farmácia da Unicatólica e diz que também conseguiu se encontrar na área. Lídia atribui ao MedioTec/Pronatec/Funece o fato de ter se estabelecido com êxito em uma carreira. “O MedioTec acabou direcionando toda minha vida profissional. Cursei e hoje sou graduada em Farmácia, minha outra paixão. A afinidade pela Gerência/Gestão sempre continuou em mim, o que fez com que eu quisesse cada vez me aprimorar na área. Hoje, por exemplo, curso Residência em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública. E pretendo continuar me aprimorando cada vez mais na área. A junção de Farmácia e Gerência em Saúde é o que me realiza como profissional”, celebra.

Lídia Pinheiro ainda lembra com saudade e gratidão dos professores e de todo o caminho percorrido no curso técnico em Gerência de Saúde. “Todo o curso em si para mim foi muito rico em aprendizado, recordo com grande carinho de todo o processo, como também dos professores, que foram essenciais para minha formação. Quero citar em especial as professoras Ítala Barbosa e Shirley Teixeira, que sempre contribuíram e enriqueceram para o meu aprendizado”, recorda.