LÍVIA MARQUES: MedioTec/Pronatec é oportunidade para conhecer carreiras

5 de junho de 2020 - 22:58

O MedioTec/Pronatec, oferecido a estudantes da rede pública por meio da Fundação Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi uma oportunidade para a estudante Lívia Marques, 17 anos, de Itapipoca, de conhecer uma nova carreira e ter proximidade com o mercado de trabalho. A jovem concluiu recentemente o curso técnico de Comércio, ofertado na escola Joaquim Magalhães.

Para ela, os conhecimentos ao longo das 800 horas de curso, serão um diferencial no currículo. “O curso foi uma fase muito importante na minha vida. Foi uma grande oportunidade, nunca tinha feito outro curso assim. Esse tipo de iniciativa é muito positiva para muitos jovens que, assim como eu, querem ter uma instrução de uma provável profissão. E o diferencial foi mostrar uma oportunidade de compreensão de uma possível formação futura”, explica.

A jovem está cursando o último ano do Ensino Médio, na escola Hildeberto Barroso, em Itapipoca, e tenta decidir por qual carreira seguir após o término dos estudos. Lívia conta que ainda não sabe que profissão abraçar, mas faz planos de ingressar em alguma faculdade da área de humanas.

O contato com o mundo do Comércio possibilitou grandes aprendizados, conforme Lívia Marques. Os conhecimentos que ela obteve a partir das aulas possibilitaram ainda ver a relevância das atividades comerciais do município onde vive.  “O curso teve grande importância para mim. Além de ter dado orientação profissional, tive uma nova visão de vida. Querendo ou não, o mundo gira em torno do comércio, por transações comerciais, regionais ou mesmo nos pequenos comércios aqui da região. Eu mesma comecei a ver de modo diferente alguns lugares, passei a ter uma visão mais crítica com relação a isso”.

Lívia destaca ainda que percebeu um grande envolvimento de toda a turma durante as aulas e que todos tinham capacidade para seguir na carreira aprendida no curso técnico. “Na sala, eu via que meus colegas tinham grande potencial profissional e pessoal. Cada um tinha uma visão de mundo diferente, com personalidades diferentes. Isso tudo contribuía de certa forma para a gente começar a ver como é um futuro profissional”, acredita.

A dedicação e preparo dos professores durante todo o curso, tanto em sala de aula – na transmissão dos conhecimentos teóricos – como nas atividades práticas e aulas de campo, também foram destacados pela estudante. “A gente via que eles tinham uma formação profissional muito boa, tinham um conhecimento de mundo avançado. Tinham o que falar, mesmo alguns sendo bem jovens. Um dos lugares onde tive os melhores professores foi no curso do Pronatec. Nas aulas práticas, havia uma maneira criativa e diferente de ensinar um assunto, o que ajudava a compreender melhor. Tivemos muitos momentos emocionantes também em aulas teóricas. Os professores trouxeram diferencial, não era só escrever no quadro e falar algo para a gente e a gente apenas escutar. Era realmente envolvente”.