PAULO GUSTAVO: Da sala de aula do Pronatec/MedioTec para o mercado de trabalho
11 de maio de 2020 - 21:57
Com apenas 19 anos, o jovem Paulo Gustavo comemora o emprego em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Canindé, vaga conquistada graças ao curso técnico em Gerência em Saúde do Pronatec/MedioTec, ofertado por meio da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). “Quando surgiu a oportunidade de fazer esse curso, eu não pensei duas vezes. Sou muito grato ao Pronatec, pois, devido à qualificação técnica que eu obtive e ao meu esforço e dedicação, hoje estou à frente de uma UBS e colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso Gerência em Saúde”, conta.
Para ele, o Pronatec prepara os estudantes para a vida profissional e cria oportunidades para que eles ingressem cedo no mercado de trabalho. “Graças aos coordenadores desse projeto, tive a oportunidade de já estar no mercado de trabalho. Isso é muito gratificante. O Pronatec abre, sim, as portas para o mercado, basta o aluno querer e se destacar entre todos, não no intuito de ser melhor, mas de ser diferente”, diz, acrescentando que cada “puxão de orelha” dos professores e coordenadores do Pronatec foram importantes e que o êxito dos alunos no mercado de trabalho também é fruto da dedicação e do empenho dos docentes do curso.
O Pronatec também tornou possível que Paulo Gustavo conhecesse mais a área da saúde e decidisse aprofundar seus estudos. “Daqui a cinco anos, me vejo muito mais capacitado em relação ao gerenciamento e à área da saúde como um todo. Pretendo cursar Enfermagem, e o MedioTec me ajudou muito nessa escolha”, afirma.
“O Pronatec abre muitas portas para os jovens de ensino médio, o que é de suma importância para nós, principalmente para a juventude que, hoje em dia, não tem condições de pagar um curso técnico. Assim como o Pronatec, muitas outras oportunidades surgirão, e eu estarei preparado e disposto a agarrar cada uma delas”, diz Paulo Gustavo. Deixo aqui o meu muito obrigado a todos que me ajudaram a concluir essa linda jornada. Professores, coordenadores, alunos, mais uma vez, muito obrigado!”, conclui.