JAYNE NUNES: intensa rotina de estudos recompensada pela conquista da formatura

12 de fevereiro de 2020 - 22:52

Conciliar as aulas escolares e os estudos dos cursos técnicos ofertados pelo Pronatec é um dos principais desafios vivenciados pelos alunos do MedioTec. A profissionalização concomitante à conclusão do ensino médio é um diferencial importante para os jovens, conquistada mediante perseverança e muita força de vontade.

A aluna Jayne Nunes, 18, prestes a obter a cerificação no curso técnico em Gerência de Saúde no município de Canindé, lembra dos obstáculos que enfrentou para terminar os estudos, tanto do ensino médio quanto do curso ofertado pelo Pronatec/Funece. A jovem fez o ensino médio na EEFM Frei Policarpo, enquanto o curso técnico era sediado no Colégio Estadual Paulo Sarasate. “Fazia o ensino médio à tarde, então ia da escola direto para o curso. Cerca de 30 minutos de caminhada”, recorda.

Jayne conta que o início foi difícil por conta da intensa rotina de atividades. Além do curso em Gerência de Saúde e do ensino regular, ela ainda trabalhava como babá de segunda a sábado. “Saía da minha casa 6h20 da manhã e só chegava em casa por volta de 22h. O cansaço tomava conta de mim por isso pensava muitas vezes em desistir. Mas é preciso lutar pelas coisas que queremos”, ensina.

Os estudos no ensino médio foram concluídos no ano passado. Jayne se prepara para a certificação no MedioTec, prevista para abril. O esforço pelos estudos valeu a pena. “Me fez enxergar que por mais cansada que eu esteja sempre posso mais, sempre valerá a pena quando se tratar de adquirir novos conhecimentos, principalmente em uma área como a saúde do nosso Brasil. Sinto um alívio, uma sensação de dever cumprido. Passar por tantas provações e continuar firme e forte com ajuda dos meus colegas. O Pronatec me ensinou a continuar, independente das circunstâncias”, ressalta a estudante.

Entre as prioridades profissionais de Jayne, ela alimenta o sonho de cursar Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e se especializar em Psicopedagogia. Atualmente, a estudante aguarda o resultado do vestibular da UECE e já se prepara caso seja preciso se submeter a outra seleção. Após a conquista do nível superior, ela diz que planeja se aprofundar ainda mais na área da saúde.

Enquanto faz planos para o futuro, Jayne reflete sobre a importância que o Pronatec/MedioTec trouxe para sua vida. “Sei que irei levar muitos e muitos ensinamentos do curso. Não só pelos conteúdos que foram repassados, mas pelas amizades que foram construídas… E foi no curso que aprendi sobre a minha importância nos dias de hoje. Hoje eu sei que posso mudar o meu futuro”.