KARINE VIANA: conhecimento no MedioTec é incentivo para cursar Administração

29 de janeiro de 2020 - 21:56

Os cursos técnicos ofertados pela Fundação Universidade Estadual do Ceará, por meio do Pronatec, vem transformando a vida de muitos alunos do ensino médio em vários municípios cearenses. Para muitos deles, a certificação do MedioTec é o primeiro passo para buscar voos mais altos na carreira profissional, da graduação ao doutorado, em diversas áreas de conhecimento.

A rotina de estudos no MedioTec inspirou a estudante Maria Karine Araújo Viana, 18 anos, a eleger dois cursos de graduação. Uma das metas da jovem é a aprovação no curso superior em Administração. Prestes a concluir o curso técnico em Gerência de Saúde no município de Itapipoca, a jovem diz que se identifica com ações e processos gerenciais, atribuições da área estudada no MedioTec.

“Na saúde, o que eu mais gosto é da parte burocrática. Gosto da papelada. Então foi uma ótima oportunidade”, explica Karine. Segundo ela, um de seus planos é também tornar-se acadêmica de Direito.

No fim do ano passado, Karine concluiu o ensino médio na escola Anastácio Alves Braga, no Centro de Itapipoca. Foi lá onde ela tomou conhecimento da oferta do curso técnico do MedioTec/Pronatec na sua cidade e agarrou a oportunidade.

Ela cita os desafios de conciliar a rotina de aulas da escola com o curso técnico em Gerência de Saúde, sediado na E.E.M Joaquim Magalhães. O diferencial para o mercado de trabalho, segundo ela, é concluir o ensino médio já com uma certificação profissional em mãos. Dessa forma, o curso trouxe grandes possibilidades também para os colegas da turma.

“O Pronatec vem abrindo portas para muitas pessoas, e nós fomos privilegiados. Somos gratos por ter essa oportunidade. Através do curso técnico em Gerência de Saúde, nós jovens estamos tendo uma oportunidade de sair do ensino médio com um curso de grande peso. É claro que tem dificuldades e obstáculos, mas juntos podemos tudo. Nesse finalzinho de curso, vejo que cada um de nós está feliz com essa conquista de sermos futuros técnicos em Gerência de Saúde”, celebra.