SOBRE O PROGRAMA:

ProMOVE Escolas+Saudáveis é um programa que objetiva desenvolver e implementar tecnologias para fortalecer políticas públicas, programas e ações de saúde na escola fundamentadas nos princípios da Escola Promotora da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e avaliar a efetividade destas tecnologias e ações na melhoria do ambiente escolar, do estilo de vida e da qualidade de vida dos estudantes. 

 

O programa iniciou em 2025 e será ofertado para a comunidade de todas as escolas da rede pública municipal de Tempo Integral (EMTI) de Fortaleza que atendem estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O ProMOVE Escolas+Saudáveis têm o potencial de alcançar, diretamente e indiretamente, cerca de 10.000 estudantes e 1.000 atores da comunidade escolar (docentes, diretores, coordenadores, funcionários e profissionais de saúde que atuam na escola). 

 

Os pesquisadores e profissionais envolvidos no ProMOVE Escolas + Saudáveis são vinculados aos Programas de Pós-graduação da UECE (Mestrado/Doutorado em Saúde Coletiva, Educação e Enfermagem), de outros programas do IFCE e da UFC – alguns, com convênios com a SME de Fortaleza – e da Universidade de Lisboa.

 

O programa é uma parceria da UECE e da SME de Fortaleza, com apoio do Convênio Observatório Múltiplos Olhares, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

 

 

SOBRE AS AÇÕES DO PROGRAMA:

O “ProMOVE Escolas+Saudáveis” envolve eixos de tecnologias educacionais (cursos de formação e documentos orientadores) e digitais/sociais (mídias sociais, ações e eventos escolares). 

 

O primeiro eixo envolve três cursos de extensão gratuitos e na modalidade Educação à Distância (EaD), focados na promoção da saúde na escola. Eles serão ofertados com certificação igual ou maior que 40 horas/aula, emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UECE. Um dos cursos também irá incentivar e apoiar (com professor orientador) o desenvolvimento e a implementação de ações nas escolas, valorizando as ações nas escolas como componentes da formação.

 

O segundo eixo envolve tecnologias de apoio à criação e implementação de comitês de ação em saúde na escola, apoiado por um documento orientador e ações de comunicação/apoio da equipe do programa.

 

O terceiro eixo tecnologias sociais e digitais, por meio de um website estruturado com informações técnicas, didáticas e recursos. Ainda, uma mídia social (Instagram) com divulgação de experiências exitosas e notícias sobre saúde na escola, inclusive, construídas pela comunidade escolar envolvida no programa. Ainda em 2025, um evento acadêmico-profissional também será organizado, para compartilhamento de experiências e interação entre docentes, profissionais da educação e saúde e pesquisadores em saúde na escola.

 

PARA SABER MAIS, ACESSE O SITE (www.promove-escolas-saudaveis.com.br) OU AS MÍDIAS SOCIAIS (@promoveescolasmaissaudaveis) DO PROGRAMA.

 

 

SOBRE

EQUIPES E PARCEIROS

O QUE É UMA EPS?

CONTATO

Notícias

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), abre inscrições para três cursos de extensão gratuitos e na modalidade Educação à Distância (EaD), focados na promoção da saúde na escola. […]

O professor Valter Barbosa Filho, do curso de Graduação em Educação Física, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde (MEPGES) esteve em missão internacional representando a UECE. A Pesquisadora Magna Leilane Silva, do Pós-Doutorado no PPSAC, também esteve representando a UECE e o Instituto Federal do […]