Linha de Pesquisa

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Saúde Coletiva

A área de saúde coletiva abrange estudos na perspectiva individual e coletiva na produção e inovação de ciência e tecnologia em saúde, baseados no tripé: Epidemiologia; Ciências Humanas e Sociais em Saúde; Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

 

Linhas de pesquisa

Linha 1- Políticas, Planejamento e Avaliação em Saúde

Ementa: Estudos de política, gestão, organização dos sistemas e serviços de saúde; programas e práticas de saúde. Saúde mental e suas conexões com a reforma psiquiátrica, estabelecendo articulações entre os contextos nacionais, regional e local. Incorporação de ferramentas das ciências sociais e da epidemiologia social de forma integrada, interdisciplinar e transdisciplinar. Avaliação econômica. Promoção da saúde, humanização da saúde e tecnologias das relações. Aborda o cuidado integral, possibilitando maior sensibilidade frente à doença e ao ser humano. Estudo dos determinantes socioculturais das doenças, a cultura e as práticas de cuidado nas várias dimensões no contexto familiar e dos grupos étnicos.

 

      Linha 2- Situação de Saúde da População

Ementa: Estudos de doenças infecciosas e parasitárias, sua epidemiologia, prevenção e controle, além de agravos não infecciosos relevantes no âmbito da saúde coletiva. Deficiências nutricionais. Estudo de grupos populacionais específicos, como a saúde da criança, do adolescente, saúde do idoso, homem e mulher. Estudo das principais doenças crônico-degenerativas, destacando o diabetes, hipertensão arterial, neoplasias, além da incapacidade física crônica. Estudos de morbimortalidade. Saúde do Trabalhador.