Projetos de Pesquisa

 

Linha de Pesquisa 1 – Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde


Ana Maria Fontenelle Catrib


2021 – Atual
Gordofobia na formação acadêmica do ensino superior: estudo com discentes da área da saúde
Descrição: Considerando esse contexto, é importante analisar as Diretrizes brasileiras de obesidade publicado pela ABESO, que é uma sociedade multidisciplinar que reúne diversas categorias profissionais envolvidas para estudar a obesidade, a síndrome metabólica e os transtornos alimentares, pois a ABESO visa a propagação da obesidade como uma doença grave que precisa de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce com uma visão multidisciplinar (ABESO, 2016). Trata-se de uma pesquisa relevante para os dias atuais onde se cultuam padrões lançados pela mídia, de corpos, face e cabelos iguais, utilizando inclusive filtros em smartphones para se encaixar nos padrões propostos. Muitas pessoas, dentre eles universitários ganharam peso, não se encaixando na imagem corporal proposta, submetendo-se a pressões estéticas e cultuando a gordofobia. Portanto, torna-se oportuno o conhecimento das vivências e percepção desses profissionais em formação sobre esta temática, objeto da investigação. Diante do exposto, partimos do pressuposto da que discentes dos cursos de Educação Física, Medicina, Nutrição e Psicologia vivenciam momentos de sensibilização sobre a ?gordofobia? no Ensino Superior, mas acabam sendo atraídos pelos apelos midiáticos ao culto do corpo magro como sendo belo, saudável e ideal.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Maria Fontenelle Catrib – Coordenador / Cristina Santiago Viana Falção – Integrante / Patricia Sampaio Passos – Integrante.

Financiador(es): Fundação Edson Queiroz – Auxílio financeiro.

2018 – Atual
Ética, humanização e profissionalismo na educação medica: estudo comparativo Brasil- Portugal
Descrição: A Pesquisa visa avaliar as atitudes de acadêmicos de medicina e médicos residentes e suas percepções acerca do desempenho do (a) professional médico (a) e da interação entre médicos e pacientes nos cenários de prática Uma pesquisa multicêntrica realizada no Brasil e em Portugal evidenciou uma regressão da competência de juízo moral entre estudantes de medicina brasileiros ao longo do curso de graduação (Feitosa et al, 2013). Moral, mais que um conceito, é uma ideia etérea e amorfa. Baseia-se na inserção dos princípios internos na cultura ? na subjetividade ? de modo que não é única, mas plural (Boff, 2003), uma vez que plurais são as sociedades e as comunidades que as compõem, com uma diversidade de sentimentos, necessidades, desejos e crenças morais (Engelhardt Jr, 1996). O estudo com acadêmicos de medicina, todavia, não se propôs a avaliar a moral, mas sim a competência de juízo moral, compreendendo-a como a habilidade de realizar julgamentos morais baseados em princípios morais internos e agir de acordo com tais julgamentos, na conjuntura de uma prática reflexiva (Piaget, 1977). Diante destes fatos, emerge a questão norteadora do estudo: quais os fatores responsáveis por essa regressão da competência de juízo moral dos acadêmicos de medicina e o quais as medidas cabíveis e necessárias a serem implementadas com o intuito de evita-la? Neste sentido, a presente pesquisa justifica-se diante da necessidade mundial de se fortalecer os eixos ética, humanização e profissionalismo na formação dos profissionais médicos diante das demandas sociais contemporâneas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Ana Maria Fontenelle Catrib – Coordenador / Patricia Passos Sampaio – Integrante / Aline Veras Moraes Brilhante – Integrante / Silvia de Melo Cunha – Integrante / Kelly Leite Maia de Messias – Integrante.

Financiador(es): Fundação Edson Queiroz – Auxílio financeiro.


Ana Patrícia Pereira Morais


2021 – Atual
EFFECT OF COVID-19 AND VIOLENCE ON THE WORK PROCESS AND MENTAL HEALTH OF COMMUNITY HEALTH AGENTS IN BRAZIL
Descrição: The COVID-19 pandemic has been a challenge for countries with profound social inequalities including Brazil. Vulnerable population groups, already exposed to adversities including violence, face the most serious impacts from the COVID-19 pandemic. Violence is recognized as a multifaceted, complex phenomenon, which is a significant public health problem that compromises health and impacts both access and demand for health services often compounded by poor governance. Moreover, the epidemiological picture of the social and health crisis of COVID-19, the increase in the number of people unemployed and social isolation can have repercussions on the levels of violence and crime, historically higher in contexts of social vulnerability, as well as on the health agent?s mental health and work process, thereby negatively affecting their ability to provide care. However, there are no studies that analyze the relationships between violence and countering COVID-19 in vulnerable territories. Countries that have been successful in tackling and controlling this pandemic have done so with actions to control the spread of the virus, identifying infected patients and preventing them from spreading the infection through isolation. Data recently indicated that combined isolation and screening strategies would reduce the transmission of COVID-19 more than mass testing alone or self-isolation alone. Well established Primary Health Care (PHC) systems can effectively contribute to the challenges posed by the COVID-19 pandemic.Brazil has a public-funded unified health system (SUS), established more than 20 years ago. The PHC system is organized by the Family Health Strategy (FHS) through Family Health Teams (FHT), which comprise a family doctor, a nurse, a dentist, nurse auxiliaries and Community Health Agents (CHAs). The CHAs are individuals from the community trained to provide a range of services in the territories, including home visits, health promotion activities, and serve as liaisons between health units and communities. In this context, the CHA has the potential to play an important role in fighting the pandemic by working on contact tracing, collecting information on infected people and providing guidance to them and the community in order to contain community transmission. However, contextual issues, such as violence, can influence their work process and their role in combating COVID-19 and other health problems, especially in groups living in vulnerable territories. Unfortunately, Brazil has a very high level of community violence, among the 30 most violent cities in the world, there are six Northeastern capitals, namely: Natal (4°), Fortaleza (7°), Maceió (14°) Aracaju (18°), Recife (22°) and João Pessoa (30°). Furthermore, this is one of the poorest regions in Brazil, with poor social indicators including high illiteracy, low human development index, and high utilization of the Brazilian conditional cash transfer program (Bolsa Família Program). It can be hypothesized that the violence in the territory affect the CHAs? mental health and work process, including absenteeism and their ability to deal with the COVID-19 pandemic and other health problems. CHA characteristics (e.g., age, gender, experience), self-efficacy and coping mechanisms, as well as their social and structural support may moderate the impact and quality of health care provided. Therefore, it is critical to investigate the interrelationships between violence, COVID-19 and the impact on CHAs? wellbeing and work using a robust research methodology to generate pertinent evidence for policy makers, which can inform strategies and public policies to tackle COVID-19 and to support the health workforce in the communities with high exposure to adversities. Thus, this study aim is to analyzethe associations between violence, COVID-19, CHA work process and CHA mental health.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Patrícia Pereira Morais – Coordenador / Maristela Inês Osawa Chagas – Integrante / Claudete Ferreira de Souza Monteiro – Integrante / Jose Maria Ximenes Guimaraes – Integrante / Alice Maria Correia Pequeno – Integrante / Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer – Integrante / Franklin Delano Soares Forte – Integrante / André Luiz Sá Oliveira – Integrante / Elaine F do Nascimento – Integrante / Fernando José G S Júnior – Integrante / Maria Rosilene Cândido Moreira – Integrante / Milena Silva Costa – Integrante / Paulo Goberlanio Barros Silva – Integrante / Maria Socorro Araújo Dias – Integrante / Maria de Fátima. A. S. Machado – Integrante / Sidney Feitoza Farias – Integrante / Aisha Yousafzai – Integrante / Carlos Henrique Campos Meyer – Integrante.
2020 – Atual
Cobertura e qualidade da atenção primária à saúde: análise do impacto na detecção da sífilis em gestantes e na prevenção da sífilis congênita no Brasil
Descrição: A sífilis é um importante agravo de saúde pública mundial, sendo considerada uma doença epidêmica no Brasil, com impacto na morbimortalidade adulta e infantil. A Estratégia Saúde da Família tem papel estratégico na prevenção, na detecção da sífilis em gestantes, bem como na prevenção da sífilis congênita. Assim, levantou-se a hipótese de que a cobertura e a qualidade da atenção primária à saude tem impacto no controle da sífilis gestacional e congênita. Neste estudo, tem-se como objetivo analisar o impacto relativo da cobertura e a qualidade da atenção primária na detecção da sífilis gestacional e na prevenção da sífilis congênita no Brasil. Para tanto, propõe-se um desenho de estudo ecológico misto, utilizando-se dados governamentais, disponíveis em bancos de dados e sistemas de informação em saúde, de âmbito nacional. No referente à cobertura de serviços e qualidade da estratégia saúde da família, serão analisados dados do PMAQ-AB, considerando o 1º ciclo (2012), o 2º ciclo (2014) e 3º ciclo (2017), além de indicadores de cobertura disponíveis no e-Gestor Atenção Básica (Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica). Considerando-se que a sífilis em gestantes e congênita são agravos de notificação compulsória, serão analisados indicadores com base nos dados disponíveis no Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN), de modo complementar serão analisados dados do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) para variáveis relacionadas ao pré-natal e nascimento. Os dados serão analisados com base na estatística analítica, mediante aplicação de análise bivariada e regressão linear multivariada.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Patrícia Pereira Morais – Integrante / Jose Maria Ximenes Guimaraes – Coordenador / Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira – Integrante.



Ana Suelen Pedroza Cavalcante


2023 – Atual
Políticas pró-equidade: Análise de conceito, ressonâncias sobre determinantes sociais e tecnologia para translação de conhecimento
Descrição: Determinantes Sociais repercutem diretamente na vida das pessoas e nos diferentes lugares sociais que estas ocupam. Reconhecer quando estas desigualdades são injustas e institucionalizar políticas públicas pró-equidade é redesenhar o espaço de atuação do Estado. No escopo de uma agenda internacional, políticas pró-equidades convergem com a agenda 2030. No Brasil, o governo atual assumiu a diretriz de promoção da equidade. Esta pesquisa visa avaliar políticas nacionais de promoção da equidade voltadas à população em situação de vulnerabilidade social no Ceará, estado da região Nordeste do Brasil, como substrato orientador para a tomada de decisão com vistas ao enfrentamento das iniquidades.Órgão financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Edital de Financiamento: Chamada Universal 10/2023.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Integrantes: Ana Suelen Pedroza Cavalcante – Integrante / Maria Socorro de Araújo Dias – Coordenador / Diógenes Farias Gomes – Integrante / Maria da Conceição Coelho Brito – Integrante / Lielma Carla Chagas da Silva – Integrante / MARINA PEREIRA MOITA – Integrante / DA SILVA, MARIA ROCINEIDE FERREIRA – Integrante.

2023 – Atual
EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL A PARTIR DO PROJETO DE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Descrição: Apesar dos avanços da formação para o Sistema Único de Saúde (SUS), ainda temos muitos desafios a serem superados, a fim de atender às necessidades da população e de formar profissionais eticamente comprometidos com a defesa da vida. Nesse lugar se insere o Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS, um espaço formativo potente para a Educação Interprofissional que é capaz de promover uma formação diferenciada e preparar os estudantes para o exercício de práticas colaborativas em seus futuros locais de inserção profissional. Nesta perspectiva, busca-se cartografar as linhas de força que compõem a interprofissionalidade a partir dos egressos do VER-SUS. Para tal, propomos a realização de uma pesquisa intervenção, baseada no referencial teórico-metodológico da cartografia, onde pesquisadores e participantes atuarão em coletivo. O cenário do estudo será o Brasil, mais especificamente, as cidades e estados que realizaram o Projeto VER-SUS, implicando egressos do Projeto VER-SUS que estiverem em atuação profissional assim como membros da coordenação geral do referido Projeto. Utilizaremos uma caixa de ferramentas com o objetivo de além de produzir os dados. Serão obtidos por diferentes movimentos importantes para a realização desta pesquisa, a saber: Os ecos do VER-SUS (o que se encontra na produção acadêmica brasileira); Os caminhos percorridos (detectar perfil dos egressos e avaliação da prontidão para a aprendizagem interprofissional e à colaboração em equipe); diálogos (entrevistas e observação); e sistematizações (discursos dos VER-SUSianos entrevistados). Para a análise utilizaremos o conceito de rizoma para nos guiar. Os aspectos éticos serão respeitados e este projeto passará pela apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa.Órgão Financiador: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico eTecnológico (FUNCAP)Edital de financiamento: Edital n 01/2022 Mulheres na ciência.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (6).


Integrantes: Ana Suelen Pedroza Cavalcante – Coordenador / Maria Rocineide Ferreira da Silva – Integrante.

Andrea Caprara

2023 – Atual
Consórcio Internacional de Pesquisa em Avaliação do Risco, Gestão e Vigilância de Dengue
Descrição: Compartilhar, com o Projeto Reconciliação de Dados de Coorte em Doenças Infecciosas (?Reconciliation of Cohort data in Infectious Diseases??ReCoDID), os dados de participantes, obtidos pela Universidade Estadual do Ceará em estudo aprovado em 07 de Junho de 2016 (CAAE: 15580013.5.1001.5534), pelo CEP e pela Conep, no âmbito do Consórcio Internacional de Pesquisa em Avaliação do Risco de Dengue, Gestão e Vigilância (?International Research Consortium on Dengue Risk Assessment, Management and Surveillance??IDAMS). O Brasil foi um dos 6 países participantes no estudo de avaliação clínica da dengue e identificação de fatores de risco para a forma grave da doença RECODID is a multidisciplinary team of researchers from the global infectious disease arena, who will leverage existing infrastructures and partnerships to develop a sustainable model for the storage, curation and analyses of the complex data sets collected from infectious diseases-related cohorts. The group is particularly experienced in clinical, epidemiological and laboratory research related to emerging infectious diseases of international concern.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andrea Caprara – Coordenador / Bruno Benevides – Integrante / Maria do Socorro Litaiff Rodrigues Dantas – Integrante.
2022 – Atual
(RE)CONHECIMENTO DE COMPLICAÇÕES POR DIABETES: O EMPODERAMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Descrição: O projeto “(Re)conhecimento de complicações por diabetes: o empoderamento de estudantes de Medicina” foi idealizadopor acadêmicos do curso de Medicina da UECE. Objetiva-se promover o empoderamento de estudantes de Medicina paraa prevenção de complicações por diabetes. Por meio de uma linguagem simples, acessível e com uma perspectivareflexiva haverá intervenções com acesso a temas como o reconhecimento de complicações da neuropatia diabética, bemcomo, as principais condutas a serem tomadas em caso de ulceração nos pés de pacientes diabético a fim de reduziramputações em membros inferiores. Especificamente, serão abordadas noções práticas e teóricas acerca de sinais esintomas mais comuns. Este projeto mostra-se relevante devido à escassez de informações veiculadas na universidadeacerca desse tema. Dessa forma, torna-se importante a inclusão de um projeto de pesquisa que melhore o atendimento aopúblico e dê informações substanciosas para melhor agirem em casos de complicações da Diabetes. Isso pode ser odiferencial na qualidade de vida dos indivíduos diabéticos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2).

Integrantes: Andrea Caprara – Coordenador / Mardênia Gomes Ferreira Vasconcelos – Integrante / Maria do Socorro Litaiff Rodrigues Dantas – Integrante / Raquel França – Integrante / Amarílis Cavalcante Monteiro – Integrante / RAYANE DE SOUSA ANDRADE – Integrante / DAVI CESAR GAMA MAIA – Integrante.

 

Antonio Rodrigues Ferreira Júnior

2023 – Atual
Promoção da internacionalização da pesquisa e formação em saúde coletiva no Ceará: ampliando parcerias no fomento da saúde local e global
Descrição: No intuito de promover a internacionalização da pesquisa e formação em saúde coletiva no Ceará e parcerias no fomento da saúde local e global, este projeto busca posicionar o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará como um epicentro de inovação e referência no Brasil e no cenário internacional. Para atingir tais objetivos, o projeto se baseia em estratégias factíveis a partir do financiamento, que ampliam as ações em desenvolvimento atualmente, partindo da anuência de 17 pesquisadores do Programa no Ceará em parceria com 15 pesquisadores de instituições estrangeiras. O intercâmbio de docentes e pesquisadores com instituições internacionais renomadas será incentivado, promovendo uma troca rica em conhecimento e colaboração. Acordos de dupla titulação permitirão aos estudantes adquirir qualificações acadêmicas tanto localmente quanto no exterior, elevando a relevância e o prestígio do programa. Ampliação da participação em redes de pesquisa globais como um fundamento do Programa, visando promover o intercâmbio de informações e colaborações duradouras. A realização e participação em cursos, seminários e conferências internacionais fortalecerão a visibilidade do programa e o compartilhamento de conhecimento produzido no Ceará. Publicações em revistas científicas renomadas, mentoria internacional, programas de mobilidade estudantil e uma robusta rede de alunos internacionais complementam a estratégia. Adicionalmente, há uma ênfase na capacitação linguística dos estudantes e pesquisadores, facilitando assim a comunicação em ambientes internacionais. Por fim, o projeto compreende a importância de uma avaliação contínua para garantir o sucesso e eficácia das estratégias implementadas, permitindo ajustes e otimizações ao longo do tempo. A proposta busca a promoção da Saúde Coletiva no Ceará a partir de integração com os debates globais sobre saúde, enriquecendo a formação acadêmica e profissional dos envolvidos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) .

Integrantes: Antonio Rodrigues Ferreira Júnior – Coordenador / Ana Maria Fontenelle Catrib – Integrante / Maria Rocineide Ferreira da Silva – Integrante / José Jackson Coelho Sampaio – Integrante / Andrea Caprara – Integrante / Francisco José Maia Pinto – Integrante / Ilvana Lima Verde Gomes – Integrante / Marcelo Gurgel Carlos da Silva – Integrante / José Airton de Freitas Pontes Junior – Integrante / Valter Cordeiro Barbosa Filho – Integrante / Ana Patrícia Pereira Morais – Integrante / José Maria Ximenes Guimarães – Integrante / Alexandrina Maria Ramos Cardoso – Integrante.

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2023 – Atual
Saúde mental e trabalho das trabalhadoras da saúde mental em situação de precariado
Descrição: O objeto dessa investigação é o trabalho de mulheres das cinco categorias profissionais presentes na equipe mínima de nível superior dos Centros de Atenção Psicossocial: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Acredita-se que o trabalho de grande parte dessas profissionais pode ser qualificado como precário. O objetivo geral é compreender como ocorre a precarização do trabalho nas políticas públicas de saúde mental perpassada pela desigualdade de gênero e os impactos desse trabalho na saúde mental dastrabalhadoras dos serviços de atenção psicossocial territorial, no cenário da saúde mental no Ceará, desdobrando os objetivos específicos: construir perfil epidemiológico psicossocial das trabalhadoras dos serviços de atenção psicossocial territorial; estabelecer a relação entre as formas apresentadas das condições de trabalho precário atravessadas e acentuadas pela desigualdade de gênero e a sociabilidade dessas trabalhadoras; e, estabelecer a relação entre as formas apresentadas de trabalho precário, desigualdade de gênero, sociabilidade e perfilepidemiológico psicossocial das trabalhadoras dos serviços de atenção psicossocial territorial. O desenho metodológico agrega as perspectivas triangulação de métodos e técnicas. Os procedimentos adotados serão: atualização permanente da revisão da literatura; elaboração de mapa da distribuição dos grupos profissionais; realização de levantamento das admissões e demissões de cada grupo; contextualização micro histórica de cada grupo; identificação de questões relacionadas à informalidade do trabalho em cada grupo relacionadas a tripla jornada de trabalho feminina, reconhecidamente associada a maiores taxas de síndrome de Burnout entre as mulheres; avaliação da satisfação dos profissionais com sua carreira e situação social; avaliação da satisfação das profissionais com suas carreiras e situação social; análise lexical das respostas às perguntas abertas e às entrevistas em profundidade; e análise dos resultados por meio de rodas de conversa por grupo profissional. O projeto guarda-chuva, do qual este estudo faz parte, foi aprovado pelo CEP/UECE, CAAE: 60933522.5.0000.5534; Parecer no: 5.688.461..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Antonio Rodrigues Ferreira Júnior – Coordenador / Fernanda Maria Carvalho Fontenele – Integrante / Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento – Integrante.

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Ilvana Lima Verde Gomes

2023 – Atual
Produção da atenção à saúde da criança e adolescentes cronicamente adoecidos e suas articulações com as linhas de cuidado do SUS
Descrição: A pesquisa pretende aprofundar questões relacionadas à produção da saúde, tendo como eixo orientador a rede de atenção e suas interfaces com as linhas de cuidado, atravessado pela perspectiva de construção de dispositivos como acolhimento em busca da resolubilidade e dados epidemiológicos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2).

Integrantes: Ilvana Lima Verde Gomes – Coordenador / Lívia Lopes Custódio – Integrante / Ana Carolina de Oliveira e Silva – Integrante / Rosalice Araújo de Sousa Albuquerque – Integrante / Ana Caroline Araujo da Silva – Integrante / Julyana Almeida Maia – Integrante / RAILA SOUTO PINTO MENEZES – Integrante / Alicyregina Simião Silva – Integrante / ISABEL REGIANE CARDOSO DO NASCIMENTO – Integrante / ALLAN CRUZ DA SILVA – Integrante / LETICIA CRISTINA MATOS COSTA – Integrante.

Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará – Bolsa / PIBIC/CNPQ – Bolsa.

 

José Airton de Freitas Pontes Junior

2023 – Atual
Avaliação da formação de professores de Educação Física escolar no contexto brasileiro
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver produtos de avaliação da formação inicial e continuada de docentes de Educação Física na escola no contexto brasileiro, por meio de produtos de avaliação de qualidade da formação de professores com a validação científica adequada de questionários, matrizes de referencias, mapeamentos, dentre outros, para a área de Educação Física na escola e que possam contribuir com modelos e políticas públicas com o máximo de confiabilidade possível nos dados coletados. O projeto tem financiamento pelo Processo: 310844/2022-3 oriundo da Chamada CNPq N 09/2022 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ (2023-2026).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2).

Integrantes: José Airton de Freitas Pontes Junior – Coordenador.

2023 – Atual
Formação de professores para o desenvolvimento social no Ceará
Descrição: O projeto tem como objetivos gerais compreender as ações e políticas de Formação de Professores na perspectiva de propor possibilidades aos desafios educacionais, sociais e econômicos contemporâneos do Estado do Ceará e promover a formação e qualificação profissional no campo da Pós-Graduação na área de Formação de Professores em diferentes contextos educacionais do estado. Por meio de produtos de pesquisa das dissertações, teses e relatório de pós-doutorado, tais como artigos qualificados, produtos técnicos e tecnológicos, oferta de formação e divulgação científica, espera-se impactos no que concerne a formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento social e econômico do estado, melhoria da educação e com o desenvolvimento social, ampliação da articulação entre as Universidade e os diversos setores da sociedade, fortalecimento da produção científica e tecnológica e aumento das publicações acadêmicas dentro do eixo de educação para o desenvolvimento social e sobre a formação docente no contexto pandêmico, promovendo maior divulgação das discussões sobre a temática e oferecendo subsídios científicos a gestores e tomadores de decisões em políticaspúblicas e educacionais. Projeto financiado pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Parcerias Estratégicas nos Estados III (PDPGFAP-III) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Funcação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica N 283/2023, com duração de 2023-2027.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3).

Integrantes: José Airton de Freitas Pontes Junior – Coordenador.

José Jackson Coelho Sampaio

2022 – Atual
Saúde Mental e Trabalho dos Profissionais da Saúde Mental em Condição de Precariado
Descrição: Trata-se de uma pesquisa que agrega os modelos de pesquisa narrativa e estudo de caso, com uma perspectiva dialética da integração dos métodos quanti e qualitativos. Os procedimentos adotados serão: atualização permanente da revisão da literatura; elaboração de mapa da distribuição dos grupos profissionais; realização de levantamento das admissões e demissões de cada grupo; contextualização micro-histórica de cada grupo; Identificação de questões relacionadas a informalidade do trabalho em cada grupo; avaliação da satisfação dos profissionais com sua carreira e situação social; analise das opiniões dos usuários para verificar convergências e divergências entre as percepções dos usuários e as percepções dos profissionais acerca do atendimento prestado; analise lexical das respostas às perguntas abertas e às entrevistas em profundidade; e analise dos resultados por meio de rodas de conversa por grupo profissional, e simpósio aberto, estruturado em plenária e grupos de trabalho. Os dados coletados por meio de entrevistas, questões norteadoras de debates de grupos de trabalho e diario de campo serão analisados por meio das narrativas empregando a técnica da Analise do Discurso (AD), de matriz francesa, como defendida por Michel Pêcheux.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4).

Integrantes: José Jackson Coelho Sampaio – Coordenador / Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento – Integrante / Carla Barbosa Brandão – Integrante / Joelson dos Santos Almeida – Integrante / Jéssica Araújo de Carvalho – Integrante.
2003 – Atual
Humanização da Atenção a Saúde: uma perspectiva dialética e interdisciplinar
Descrição: Problema – O fenômeno da humanização da atenção e da gestão em saúde é complexo em expressão e processo de emergência, obrigando a identificar atores envolvidos, redes conceituais, culturas organizacionais e múltiplos níveis analíticos: ético, político, cultural, econômico, organizacional de sistema, organizacional de serviço/programa, psicossocial. Objetivo – Identificar o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a natureza ético-política das relações envolvidas nos atos de atenção secundária à saúde. Metodologia Por meio de três casos hospitalares públicos, Hospital Geral César Cals-HGCC, Hospital Geral de Fortaleza-HGF e Hospital Infantil Albert Sabin-HIAS, realizar-se-á estudo de caso, comparativo, qualitativo, analítico-crítico, com contextualização micro-histórica da organização hospitalar. Para a organização e análise de depoimentos livres, serão seguidas as recomendações da etnopoesia. Para a interpretação dos textos decorrentes de documentos e entrevistas semi-estruturadas serão realizados os procedimentos da análise de discurso. Resultados Esperados – Desenvolvimento da técnica de roda de discussão, implantação de grupos de trabalho de humanização e treinamento em pesquisa de universitárias. O projeto continua em andamento apesar de ter sido finalizado o financiamento, já que alunos de MS. e Dr., estão desenvolvendo pesquisa.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0).

Integrantes: José Jackson Coelho Sampaio – Coordenador / ERASMO MIESSA RUIZ – Integrante / CLEIDE CARNEIRO – Integrante / ERNANI VIEIRA DE VASCONCELOS FILHO – Integrante / SANDRA MAIA FARIAS VASCONCELOS – Integrante / CARLOS GARCIA FILHO – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Ministério da Saúde – Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Ceará – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13

 

José Maria Ximenes Guimarães

2020 – Atual
Impacto da violência no processo de trabalho e saúde mental dos agentes comunitários de saúde
Descrição: Estudo multicêntrico, desenvolvido em quatro capitais do Nordeste brasileiro: Fortaleza, João Pessoa, Recife e Teresina. Tem por objetivo analisar as dimensões da violência vivenciada pelos ACS e seu impacto na saúde e no processo de trabalho da estratégia saúde da família no contexto da pandemia de COVID-19, assim como desenvolver ações de disseminação da informação e mitigação do impacto da violência nos ACS. Trata-se de estudo de métodos mistos, na modalidade sequencial, combinando-se a abordagem quantitativa descritiva e a qualitativa hermenêutica. Os achados da presente pesquisa apoiarão a implementação de estratégias e políticas públicas para a melhoria da saúde do trabalhador, e a qualificação do processo de trabalho do ACS ante a convivência com a violência no território, e a necessidade de seu enfrentamento em territórios vulneráveis no contexto da pandemia de COVID-19.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Maria Ximenes Guimarães – Integrante / Ana Patrícia Pereira Morais – Integrante / Neiva Francenely Cunha Vieira – Integrante / Alice Maria Correia Pequeno – Integrante / Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira – Coordenador / ELENICE ARAÚJO ANDRADE – Integrante / Isabella Lima Barbosa Campelo – Integrante / Franklin Delano S Forte – Integrante / Elaine F do Nascimento – Integrante / Marcia Caldas Castro – Integrante.

Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 3

2020 – Atual
Covid-19 e a violência urbana: repercussões no trabalho e na saúde mental dos agentes comunitários de saúde no estado do Ceará
Descrição: Estudo multicêntrico, desenvolvido nos municípios cearenses: Fortaleza, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Considera-se que o trabalho em saúde em territórios de violência urbana é desafiador, sobretudo no contexto da pandemia de Covid-19, podendo ter impacto negativo no trabalho e na saúde mental dos Agentes Comunitários de Saúde. Nesse contexto, é possível a ocorrência de limitações do acesso, assim como a redução da oferta de cuidado, nos territórios de vulnerabilidade e governança limitada. Tem-se por objetivo analisar as associações entre COVID-19, violência, condução dos cuidados de outros problemas de saúde na população, processo de trabalho e saúde mental de Agentes Comunitários de Saúde. Trata-se de estudo transversal, de natureza quantitativa, descritivo-analítico, que será realizado em três fases: aplicação de questionários aos ACS; aquisição de dados secundários e organização de banco de dados; e, construção de Mapas de Violência e COVID-19, assim como a disseminação do conhecimento gerado. Os achados da presente pesquisa apoiarão a implementação de estratégias e políticas públicas para o enfrentamento da COVID-19, a melhoria da saúde do trabalhador, e a qualificação do processo de trabalho do ACS ante a convivência com a violência no território.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Maria Ximenes Guimarães – Integrante / Maria Socorro de Araújo Dias – Integrante / Ana Patrícia Pereira Morais – Integrante / Maria de Fátima Antero Sousa Machado – Integrante / Neiva Francenely Cunha Vieira – Integrante / Maristela Inês Osawa Chagas Vasconcelos – Integrante / Alice Maria Correia Pequeno – Integrante / Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira-Meyer – Coordenador / Erlemus Ponte Soares – Integrante.

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 2

 

Lucilane Maria Sales da Silva

2021 – Atual
Desenvolvimento de Tecnologias de Gestão do Cuidado para Inovação e Aperfeiçoamento da Atenção a Saúde
Descrição: Trata de projeto guarda-chuva do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva que integra a linha de pesquisa: políticas, práticas e gestão do cuidado clínico em Enfermagem e saúde. A temática contempla o quarto eixo temático da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação em Saúde de mapeamento e desenvolvimento de modelos de gestão de tecnologias em saúde para estabelecimentos assistenciais de saúde. O objetivo geral é Desenvolver Tecnologias de Gestão do Cuidado para Inovação e Aperfeiçoamento da Atenção a Saúde. Como objetivos específicos temos: Projeto tese 1 – Desenvolver e validar um protocolo assistencial de cuidados para pacientes em consciência induzida pela reanimação cardiopulmonar; Projeto tese 2 – Construir um serious game sobre gestão do cuidado clínico no suporte avançado de vida na situação de parada cardiorrespiratória (PCR) com vistas a garantir a segurança do paciente; Projeto tese 3 – Elaborar e validar um protocolo gráfico como um instrumento de orientação para as boas práticas em terapia medicamentosa no ambiente hospitalar, com vistas à segurança do paciente; Projeto dissertação 4 -Construir um instrumento de avaliação da qualidade para os serviços de cuidados paliativos no âmbito hospitalar, a partir de um método de consenso; Projeto dissertação 5 – Inteligência Artificial para Predição de Sepse em Pacientes Hospitalizados: Desenvolvimento e Avaliação de um Modelo de Machine Learning. São pesquisas do tipo metodológicas e de consensos. Esse método viabiliza a construção, validação e avaliação de instrumentos confiáveis para serem utilizados na gestão do cuidado em saúde. Todas as pesquisas serão enviadas ao Comitê de Ética em pesquisa.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3).

Integrantes: Lucilane Maria Sales da Silva – Coordenador / Natália Pinheiro Fabricio Formiga – Integrante / Kelly Fernanda Silva Santana – Integrante / Graça Rocha Pessoa – Integrante / Silvana Maria De Oliveira Sousa – Integrante / Antônio Diego Costa Bezerra – Integrante.

Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará – Bolsa.
2020 – Atual
O trabalho da enfermagem e saúde na APS durante e pós-pandemia por Covid-19: processos de trabalho e redes sociais em municípios brasileiros
Descrição: Nas análises sobre o trabalho de saúde e de enfermagem na Atenção Primária de Saúde, parte-se do pressuposto de que estes se produzem dentro de redes socioprofissionais, cuja estrutura e composição de atores integrantes pode facilitar ou dificultar o acesso à saúde, incluindo aquelas dentro do contexto do enfrentamento da pandemia por Covid-19 e período pós-Covid. O nível da Atenção Primária vem contribuindo com ações de triagem, tratamento precoce e vacinação, mas é preciso analisar as mudanças ocorridas para a continuidade da produção do cuidado, estudando as inovações nos processos de trabalho, redes sócio-técnicas e práticas de enfermeiros e equipes na APS. Hipótese: analisar as mudanças em diferentes contextos regionais e municipais brasileiros pode apontar para resultados sobre o acesso e resolutividade da APS diante dos cenários atuais e futuros. #8203;Com base nessas considerações iniciais, busca-se desenvolter um conjunto de estudos, com metodologia mista, em diversos cenários nacionais, tendo como objetivo analisar as práticas, processos de trabalho e rede socio-técnicas de trabalhadres de enfermagem e saúde na APS, considerando os contextos da Covid-19 e pós-Covid. METODOLOGIA Propõe-se um estudo de métodos mistos, visando quantificar a força de trabalho e identificar redes sócio-técnicas, com a compreensão sobre motivações, indagações e potencialidades no trabalho trazidas pelos profissionais de enfermagem e das equipes. A metodologia prevê: i) análise documental de protocolos, normas e relatórios, com o fim de analisar as mudanças normativas após a pandemia; ii) análise de bancos de dados secundários sobre número e distribuição da força de trabalho e composição das equipes e iii) levantamento de dados primários de natureza quanti-qualitativa, por meio de entrevistas individuais e em grupo-focal, e uso da metodologia de Análise de Redes Sociais com apoio computacional, de modo presencial e/ou remoto. Os campos de pesquisa incluem 6 municípios brasileiros, a saber: Rio de Janeiro: Município de Maricá; Bahia: Município de Jequié; Ceará: Município de Pacatuba; Mato Grosso do Sul: Municípios de Iguatemi e Dourados, e Goiás: Município de Catalão, e outros municípios serão agregados, a partir da ampliação da equipe de pesquisadores e aceite dos municípios. Reuniões remotas e/ou presenciais e seminários estão previstos para o andamento do estudo, bem como a divulgação dos resultados..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Lucilane Maria Sales da Silva – Integrante / Maria Rocineide Ferreira da Silva – Integrante / Helena Maria Scherlowski Leal David – Coordenador / Ana Izabel Bezerra Cavalcante – Integrante / Esron Soares Carvalho Rocha – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Maria Rocineide Ferreira da Silva

2022 – Atual
EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL COMO DISPOSITIVO DA FORMAÇÃO: uma cartografia do Projeto VER-SUS/Brasil
Descrição: Apesar dos avanços da formação para o Sistema Único de Saúde (SUS), ainda temosmuitos desafios a serem superados, a fim de atender às necessidades da população e deformar profissionais eticamente comprometidos com a defesa da vida. Nesse lugar seinsere o Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS, um espaço formativopotente para a Educação Interprofissional que é capaz de promover uma formaçãodiferenciada e preparar os estudantes para o exercício de práticas colaborativas em seusfuturos locais de inserção profissional. Nesta perspectiva, busca-se cartografar as linhasde força que compõem a interprofissionalidade a partir dos egressos do VER-SUS. Paratal, propomos a realização de uma pesquisa intervenção, baseada no referencial teórico-metodológico da cartografia, onde pesquisadores e participantes atuarão em coletivo. Ocenário do estudo será o Brasil, mais especificamente, as cidades e estados querealizaram o Projeto VER-SUS, implicando egressos do Projeto VER-SUS queestiverem em atuação profissional assim como membros da coordenação geral doreferido Projeto. Utilizaremos uma caixa de ferramentas com o objetivo de além deproduzir os dados. Serão obtidos por diferentes movimentos importantes para arealização desta pesquisa, a saber: Os ecos do VER-SUS (o que se encontra na produçãoacadêmica brasileira); Os caminhos percorridos (detectar perfil dos egressos e avaliaçãoda prontidão para a aprendizagem interprofissional e à colaboração em equipe);diálogos (entrevistas e observação); e sistematizações (discursos dos VER-SUSianosentrevistados). Para a análise utilizaremos o conceito de rizoma para nos guiar. Osaspectos éticos serão respeitados e este projeto passará pela apreciação de um Comitê deÉtica em Pesquisa.Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Interprofissional; VER-SUS; SistemaÚnico de Saúde.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2).

Integrantes: Maria Rocineide Ferreira da Silva – Coordenador / Olga Maria de Alencar – Integrante / EDUARDO CARVALHO DE SOUZA – Integrante / Ana Suelen Pedroza Cavalcante – Integrante / Rafael Bezerra Duarte – Integrante / Lucas Dias Soares Machado – Integrante / Thayza Miranda Pereira – Integrante / Mirna Neyara A. de Sá Barreto Marinho – Integrante.

Financiador(es): Fundaçao Cearense de Amparo a Pesquisa – Outra.

Número de produções C, T & A: 8
2021 – Atual
Cartografia das pra#769;ticas de cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde: tecendo redes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde
Descrição: O processo de produção do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) é centrado no usuário e incide nos territórios de forma descentralizada, a partir dos múltiplos encontros. Destarte, a APS assume papel central na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e, por isso, responsabiliza-se pela coordenação do cuidado. Atualmente, o cuidado desenvolvido no Sistema Único de Saúde por meio de seus níveis assistenciais organizados na RAS, são fundamentados nas linhas do cuidado. Diante deste contexto, o presente projeto tem por objetivo geral cartografar as práticas de cuidado no contexto da APS com foco nas redes de atenção. Trata-se de uma pesquisa cartográfica de caráter avaliativo, com uma abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada nos municípios de Fortaleza e Crato, no estado do Ceará. Os participantes do estudo serão os trabalhadores, gestores da APS e usuários do SUS. Os dados serão coletados por meio de Grupos Focais (GF), entrevistas individuais, oficinas, círculos de conversação, diário de campo e observação assistemática. Para os dados sociodemográfico dos participantes desse estudo, será utilizado um questionário estruturado. A análise dos dados se dará através da análise de discurso, análise de conteúdo, análise de rede social, análise cartográfica entre outras que possam ser utilizadas mediante as necessidades que o campo apontar. Utilizaremos também a análise de conteúdo proposta por Bardin, para construir mapas de narratividades que serão sistematizadas a partir de autores que consubstanciarão tais análises. Tendo em vista que existe a participação de seres humanos, o projeto seguira as recomendações propostas pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, assim como será submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Aos participantes que conceder aquiescência ao estudo, um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido será assinado.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Maria Rocineide Ferreira da Silva – Coordenador / Olga Maria de Alencar – Integrante / Ines Dolores teles figueiredo – Integrante / Ana Suelen Pedroza Cavalcante – Integrante / SARA CATARINA BASTOS CALIXTO – Integrante / Mirna Neyara A. de Sá Barreto Marinho – Integrante / Sâmara Fontes Fernandes – Integrante.

Número de produções C, T & A: 1

 


Maria Salete Bessa Jorge


2021 – Atual

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS QUE PROMOVAM (CARTILHA, PODCAST, VÍDEO EDUCATIVO, GUIA VIRTUAL-
Descrição: O cuidado em saúde mental tem se expandido para outros cenários, inclusive no contexto da Atenção Primária, sendo a Estratégia de Saúde da Família uma importante aliada nos cuidados às pessoas com transtornos mentais, pois se observa que grande parte dos usuários encaminhados aos serviços especializados não possuem, a priori, uma demanda específica que justifique a necessidade de uma atenção especializada. Dessa forma, os pacientes portadores de transtornos psiquiátricos podem ser tratados e acompanhados nas unidades básicas de saúde, a partir da orientação adequada (FIGUEIREDO; CAMPOS, 2009). A quantidade excessiva de informações transmitidas pela mídia, informações essas por vezes inconsistentes e discordantes, tornam o solo fértil para mudanças comportamentais tendenciosas ao sofrimento psíquico. Nessa circunstância, é possível destacar que a pandemia do novo coronavírus tem colaborado para uma espécie de pânico social que impulsionado pela elevada taxa de mortalidade em populações específicas têm despertado sentimentos de angústia, insegurança, estresse, ansiedade e medo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Salete Bessa Jorge – Coordenador.

2021 – Atual
Gestão do Cuidado Psicossocial no Contexto da Covid 19: Estratégias de Enfrentamento e Promoção a Saúde Mental diante do ?Novo Normal?- PPSUS
Descrição: O atual contexto é de uma grave crise social, causada pela pandemia da Coronavírus Disease 2019 (COVID-19) a qual tem se constituído como um dos maiores problemas de saúde pública internacional das últimas décadas, que atingiu praticamente todos os países. De acordo com o Ministério da Saúde o coronavírus constitui-se como um evento que ocasionou perturbações em toda a sociedade, em várias instâncias e níveis de intensidade e propagação. Destarte, esforços conjuntos e emergenciais de várias áreas e esferas se fizeram preciso, aqui inclui-se a Saúde Mental, no intuito de atender as demandas geradas de forma a estabelecer as melhores condutas e protocolos para lidar com o contexto da pandemia, com a crise social. A Covid-19 gerou a necessidade, portanto, de um reposicionamento geral dos países no intuito de conter e minimizar os efeitos dessa pandemia. Nesse sentido, várias ações foram implementadas dentre as quais desde medidas de higiene sanitárias até medidas mais severas tais como o distanciamento social. A Covid-19 afeta as pessoas para além dos aspectos físicos, podendo desencadear questões de saúde mental, trazendo inseguranças em todas as esferas de vida, tanto individual quanto coletivo, por ter alterado o cotidiano de toda uma sociedade. Dessa forma, a Covid-19 trouxe consigo a urgência em se prestar maior atenção à saúde mental e as repercussões psicossociais dos sujeitos. Trata-se de um estudo metodológico, realizado nos dispositivos de cuidado da Rede de Atenção Psicossocial, dentre eles os serviços de Atenção Primária à Saúde, mais especificamente nas Unidades de Atenção Primárias à Saúde e nos Centro de Atenção Psicossocial de Fortaleza no Ceará. Inicialmente participarão do estudo um total de 192 participantes, 72 trabalhadores de saúde e 60 usuários dos serviços de saúde da UAPS e do CAPS, bem como 60 familiares e/ou acompanhantes dos usuários que são atendidos nesses serviços. Será utilizado os seguintes instrumentos e técnicas de coleta de dados Roda de Conversa, Entrevista em profundidade, Grupo Focal Narrativo e Observação Sistemática. E posteriormente será elaborado e validado os seguintes produtos vídeo educativo, cartilha e aplicativo móvel. A análise dos dados será análise de conteúdo de Bardin e a presente pesquisa será submetida no CEP da UECE e respeitará resolução 466/2016 do Ministério da Saúde.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Maria Salete Bessa Jorge – Coordenador / Túlio Batista Franco – Integrante / Geziel dos Santos de Sousa – Integrante / Neyva Torres de Souza Cartaxo – Integrante / Débora Brenda Carneiro de Souza – Integrante / Diego da Silva Ferreira – Integrante / Tallys Newton Fernandes de Matos. – Integrante / Levy Sombra de Oliveira Barcelos – Integrante.

 

Linha de Pesquisa 2 – Epidemiologia e Situação de Saúde


Carla Soraya Costa Maia


2025 – Atual
Avaliação do teor de arsênio lipossolúvel em amostras de leite materno
Descrição: A toxicidade do arsênio (As) depende da sua forma química. Suas espécies inorgânicas são consideradas mais tóxicas do que suas espécies orgânicas, sendo classificadas como carcinogênicas. No entanto, recentemente, uma nova classe de espécies orgânicas complexas de As foi descoberta, os arsenolipídeos (AsLPs), que de acordo com alguns estudos, podem apresentar efeitos tóxicos similares às espécies inorgânicas de As, em especial quando ligados a hidrocarbonetos. A principal fonte de exposição de humanos ao As é a alimentação. O leite materno é o melhor alimento para recém-nascidos, contendo todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos bebês. Alguns estudos têm encontrado correlação positiva entre o consumo de frutos do mar e o teor de As em leite materno, sendo uma porção significativa desse As lipossolúvel. Dessa forma, a presença de lipídeos contendo As no leite materno é de grande interesse toxicológico. Contudo, a análise de AsLPs não é trivial, uma vez que muitas dessas espécies nãopossuem padrões comercialmente disponíveis e ainda há um número de espécies que não foram dentificadas ou tiveram sua estrutura molecular elucidada. Além disso, a extração de AsPLs requer solventes orgânicos, o que dificulta sua análise por ICP-MS. Dessa maneira, o estudo dessas espécies orgânicas de As requer estratégias analíticas sofisticadas, como o arranjo HPLC-ICP-MS/ESI-MS. Diante deste contexto, o objetivo deste projeto é realizar o estudo de análise de espécies de As lipossolúveis em amostras de leite materno de mulheres de diferentes regiões do Ceará, Brasil (litorâneas e interioranas) e dos Estados Unidos. O projeto será desenvolvido em uma rede de colaboração entre os grupos de pesquisa brasileiros da UFC, UECE e Unilab, o pesquisador brasileiro Dr. George Donati (WadsworthCenter research center, Estados Unidos), Prof. Dr. Maryanne T. Perrin (University of North Carolina, Greensboro, Estados Unidos) e Prof. Dr. Jorg Feldmann (University of Graz, Áustria).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carla Soraya Costa Maia – Integrante / Wladiana Oliveira Matos – Coordenador / Gisele Simone Lopes – Integrante / Francisco Luan Fonsêca da Silva – Integrante / Bibiana Arantes Moraes – Integrante / George Luís Donati – Integrante / Jorg Feldmann – Integrante / Lívia Paulia Dias Ribeiro – Integrante / Eveline A Menezes – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2024 – Atual
CENTRAL MULTIUSUÁRIA DE REFERÊNCIA EM ANÁLISES FISIOLÓGICAS E BIOMÉDICAS – CERAFISIO
Descrição: Expandir a capacidade de pesquisa integrada e a interação nacional e internacional dosProgramas de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde da UECE, envolvendopesquisadores dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Ciências Biológicas eMedicina, além dos cursos Computação, Medicina Veterinária e Química criando uma estruturapara análises/pesquisas clínicas/translacionais de excelência que atenda ao preenchimento dosrequisitos de conformidade com as boas práticas de laboratório e boas práticas clínicas e aomesmo tempo agregando uma estrutura de análise aprofundada em biomonitoramento a partir deamostras de pacientes e de sujeitos de pesquisa e uma outra estrutura de análise antropométrica ede performance cardiometabólica, com análises robustas de dados com rastreabilidade,armazenamento e independência, de tal forma a consolidar um centro integrado multiusuário deanálises de parâmetros clínicos e fisiológicos aprofundados de referência para o Ceará e a regiãoNordeste do Brasil.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carla Soraya Costa Maia – Integrante / Thereza Maria Magalhães Moreira – Coordenador / Ana Paula Rodrigues Ribeiro – Integrante / José Airton de Freitas Pontes Junior – Integrante.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.

Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira


Francisco José Maia Pinto


2022 – Atual
ÍNDICE DE ARBOVIROSES NA PANDEMIA DE COVID-19: A PREVALÊNCIA DA CHIKUNGUNYA NA CIDADE DE FORTALEZA E A CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL EPIDEMIOLÓGICO LOCAL
Descrição: Descrição: A pandemia da COVID-19 (Coronavírus Disease 2019) tornou-se ainda mais grave no Brasil, especialmente na cidade de Fortaleza, diante do complexo cenário epidemiológico, onde ocorre a sobreposição com outras doenças. Dentre essas várias doenças se destacam os arbovírus (arthropod borne virus) que têm sido motivo de grande preocupação em saúde pública em todo o mundo. Apesar dos maiores esforços estarem voltadas ao novo coronavírus, as autoridades e a população não devem se descuidar da ameaça das arboviroses que hoje circundam a população, como dengue e outras doenças emergentes. Portanto, é necessário analisar os indicadores e fatores que podem estabelecer uma relação de sindemia , bem como as repercussões desse cenário no sistema de saúde do município de Fortaleza.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1).

Integrantes: Francisco José Maia Pinto – Coordenador / HUMBERTO LUCCA ANDRADE MOREIRA – Integrante / Francisca Jéssika Nunes de Moura – Integrante.
2009 – Atual
PLANO ALFANUTRI: UM NOVO PARADIGMA, A ALFABETIZAÇÃO NUTRICIONAL, PARA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS CRÔNICAS
 
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Alves de Carvalho Sampaio em 20/05/2015.
Descrição: Introdução: O Brasil passa por uma transição epidemiológica onde se assiste a quadros de desnutrição e outras deficiências e altas prevalências de diferentes doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes melito, hipertensão arterial, câncer e obesidade, entre outras. Há uma extensa interface destas doenças com a Nutrição, tanto no aspecto preventivo, como no de controle. Desta forma, a estratégia da educação nutricional tem sido a mais utilizada para tentar prevenir ou minimizar o impacto negativo sobre a saúde representado pelas DCNT. Recentemente, começou-se a questionar qual a educação nutricional que se quer no que tange a viabilizar o empoderamento da população referente às diretrizes de uma alimentação dita saudável e mesmo de um estilo de vida saudável, englobando dieta e pratica de atividade física adequadas. Nesta nova linha de discussões, um novo paradigma começou a ser incipientemente desenvolvido, a alfabetização nutricional. Embora nova na área de Nutrição, a preocupação com alfabetização cientifica e em saúde já soma quase meio século. Objetivo: Planejar, elaborar, implantar e avaliar um plano de alfabetização nutricional, o Plano AlfaNutri, como estratégia para incentivo à alimentação adequada e prática regular de atividade física na prevenção e controle de DCNT para a clientela usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano AlfaNutri pretendido compreendeu a reformulação do ?Guia Alimentar ? Como ter uma alimentação saudável? com base no nível de letramento nutricional e em saúde do grupo avaliado e por um manual destinado à utilização pelos profissionais de saúde que atuam no SUS. Metodologia: Foram avaliados 908 pacientes em atendimento preventivo ou para tratamento de doenças crônicas em postos de saúde e ambulatórios hospitalares públicos. Os mesmos foram divididos em grupos que responderam a instrumentos de diagnóstico de letramento em saúde e nutrição: Test of ,Functional Health Literacy in Adults, Newest Vital Sign ou Nutritional Literacy Scale, traduzidos para o português. Foram realizados círculos de diálogo para avaliação do entendimento do Guia Alimentar nacional, em sua versão bolso, destinada à comunidade. Resultados: Foi alta a prevalência de letramento não adequado (inadequado e marginal) em saúde e em nutrição. Os pacientes apontaram muitas dificuldades de entendimento do conteúdo da publicação avaliada, tendo sido efetuada uma reformulação da mesma frente às reivindicações. Tal reformulação foi avaliada e aprovada pelos pacientes. O documento resultante foi entregue a uma amostra de usuários do SUS. Foi elaborado um manual para orientação dos profissionais de saúde, para um atendimento direcionado a respeitar o letramento em saúde e nutrição da clientela. Todos os profissionais dos locais onde houve pacientes entrevistados receberam um exemplar. Conclusão: Há necessidade de uma reformulação das ações educativas realizadas com vistas a se adequar a pessoas com baixo letramento em saúde e nutrição. Sugere-se que o diagnóstico de letramento em saúde e em nutrição seja investigado na rotina de atendimento do usuário do SUS. Palavras-chave: letramento em saúde; letramento nutricional; doença crônica; atendimento; alimentação; Sistema Único de Saúde.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5).

Integrantes: Francisco José Maia Pinto – Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / Nádia Tavares Soares – Integrante / Maria da Penha Baião Passamai – Integrante / José Arimatéa Barros Bezerra – Integrante / Maria Auristela Magalhães Coelho – Integrante.

Helena Alves de Carvalho Sampaio


2023 – Atual
Programa VIP: Vídeos e podcast como ferramentas tecnológicas educativas fundamentadas no letramento em saúde para o combate ao câncer de mama
Descrição: Duas pesquisas realizadas por este grupo de pesquisadores e financiadas através do PPSUS (2009 e 2012), detectaram dificuldade de compreensão de alguns materiais escritos oficiais de educação em saúde por pessoas com doenças crônicas. Um dos aspectos apontados foi que tais materiais não eram desenvolvidos segundo os fundamentos do letramento em saúde. Delineou-se, então, a presente proposta, que pretende aliar a utilização de ferramentas tecnológicas à prática de educação em saúde pautada no letramento em saúde, como estratégia de viabilizar o melhor empoderamento das orientações realizadas para mulheres com câncer de mama, contribuindo para reduzir o risco de recidiva e para melhorar a qualidade de vida. O foco são pacientes atendidas na atenção primária em instituição de referência no atendimento a este público. Dada a relação existente entre câncer de mama, diabetes melito tipo 2, hipertensão arterial e obesidade, a presença destas co-morbidades será investigada. A proposta está sendo submetida à Chamada CNPq/MCTI N310/2023 UNIVERSAL. O objetivo geral do estudo é implantar o Programa VIP: Vídeos e podcast como ferramentas tecnológicas educativas no controle do câncer de mama. Para tanto, pretende-se: desenvolver um conjunto de vídeos e episódios de podcast pautados no letramento em saúde e nas diretrizes internacionais de prevenção de recidiva do câncer de mama, além de incluir a abordagem das diretrizes terapêuticas não farmacológicas de diabetes melito tipo 2, hipertensão arterial e obesidade; validar estas ferramentas junto a especialistas e público alvo; capacitar profissionais de saúde para uma conduta letrada em saúde, utilizando as ferramentas desenvolvidas como atividade facilitadora do atendimento; e realizar um ensaio clínico controlado para avaliar se este Programa leva a melhores desfechos em saúde. Serão captadas 194 pacientes com câncer de mama, distribuídas em dois subgrupos, controle e intervenção. A intervenção ocorrerá, durante 3 meses, junto a mulheres atendidas pelo Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON) O grupo controle será atendido de acordo com a rotina do GEEON e o grupo intervenção será atendido através da abordagem letrada em saúde, com o auxílio das ferramentas tecnológicas citadas. Serão desenvolvidos 9 vídeos e 8 episódios de podcast. Pretende-se utilizar tecnologia simples e passível de ser facilmente reproduzida, utilizando aplicativos gratuitos ou de baixo custo (Canva, Filmora). Os vídeos serão disponibilizados, mediante um cronograma de acesso, em mídias sociais e através de Whatsapp do público alvo. Através destes meios será acompanhada a cobertura dos vídeos. Os episódios de podcast serão desenvolvidos, hospedados e distribuídos pela plataforma gratuita Spotify for Podcasters que também faz a estatística de episódios baixados e ouvidos. Ao final da intervenção será realizada a capacitação profissional citada. A mesma será online e terá a duração de 40 horas, enfocando aspectos teóricos e operacionais da conduta letrada em saúde e os conteúdos dos vídeos e episódios de podcast. Espera-se que o Programa VIP tenha impacto na adoção de comportamentos favoráveis no controle das doenças citadas, seja adotado como protocolo de atendimento na atenção básica e sirva como referência metodológica para o desenvolvimento de conteúdos direcionados a pacientes com outras condições de saúde.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1).

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Luiz Gonzaga porto Pinheiro – Integrante / Ana Luíza de Rezende ferreira – Integrante / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante / PATRICIA CANDIDO ALVES – Integrante / PAULO HENRIQUE DIÓGENES VASQUES – Integrante / Dayze Djanira Furtado de Galiza – Integrante / Vitória Costa de Oliveira – Integrante / Regina Maria Azevedo – Integrante.

Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará – Auxílio financeiro.

2021 – Atual
Programa Meu NutriGuia: Letramento e Inovação em Saúde na promoção da adesão ao guia alimentar para a população brasileira como estratégia de combate à obesidade
Descrição: Introdução: Duas pesquisas realizadas por este grupo de pesquisadores e financiadas através do PPSUS (2009 e 2012) detectaram que há alta prevalência de baixo letramento em saúde na população, que não há conhecimento suficiente dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para operacionalizar o conceito de letramento em saúde em suas práticas educativas e que os materiais educativos escritos oficiais podem não estar sendo bem compreendidos, pois sua elaboração não tem enfocado o letramento em saúde. Detectou-se dificuldade de compreensão tanto do antigo como do novo guia alimentar para a população brasileira. Delineou-se, então, a presente proposta, que está sendo submetida à Chamada CNPq/MS/SAPS/DEPROS Nº 27/2020 ? Pesquisa em Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco Associados, eixo 1, linha 5, com foco no alinhamento de 3 estratégias de combate à obesidade: princípios do letramento em saúde, inovação tecnológica e guia alimentar para a população brasileira. Este grupo de pesquisadores já vem, atualmente, trabalhando no desenvolvimento de materiais educativos apoiados no letramento em saúde e na inovação tecnológica para combate às doenças crônicas, através da marca LISA (Letramento e Inovação em Saúde), tendo inclusive já dado entrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para registro desta marca. Objetivo: Elaborar, validar e implantar o Programa Meu NutriGuia na promoção da adesão ao Guia Alimentar para a População Brasileira, como estratégia de combate à obesidade. Metodologia: Estudo com um segmento metodológico e outro representado por um ensaio clínico randomizado controlado O local de estudo será constituído pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. O público alvo é representado por pessoas adultas de ambos os sexos, com excesso de peso, atendidas nas unidades citadas. O Programa Meu NutriGuia promoverá a adesão às orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira através do uso de um aplicativo, de um conjunto de 10 vídeos e de um podcast com 13 episódios.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1).

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Eliane Mara Viana Henriques – Integrante / Cláudia Machado C S Vasconcelos – Integrante / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Antônio Augusto Ferreira Carioca – Integrante / Raíssa Maria Alves Lima – Integrante / Soraia Pinheiro Machado Arruda – Integrante / Clarice Maria Araújo Chagas Vergara – Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho – Integrante / Nukácia Meyre Silva Araújo – Integrante / Amanda Matos Feitosa de Souza – Integrante / Kilvia Maria Albuquerque – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Ilana Nogueira Bezerra


2024 – Atual
Influência do Ambiente Alimentar Digital nas Práticas Alimentares de Usuários de Aplicativos de Delivery
Descrição: Os Ambientes Alimentares Digitais (AADs) são descritos como um conjunto de configurações, atores e atividades no campo digital, que abrangem um fluxo de informações e serviços com potencial influência sobre as escolhas e os comportamentos alimentares dos indivíduos. Diante do fenômeno ascendente da incorporação das tecnologias digitais nas formas de aquisição de alimentos, o objetivo deste projeto é desenvolver um instrumento capaz de verificar a influência do ambiente alimentar digital nas práticas alimentares dos usuários de aplicativos de delivery no Brasil. Trata-se de um estudo quali-quantitativo cuja coleta de dados será realizada em três etapas: revisão de escopo para caracterizar o ambiente alimentar digital de aplicativos de delivery no Brasil; coleta de dados qualitativos por meio de grupos focais para entender as percepções das escolhas alimentares; e coleta de dados quantitativos por formulários eletrônicos para desenvolver e validar um instrumento. O instrumento será validado por 10 especialistas através da Técnica Delphi. Será realizado um pré-teste com 30 a 40 indivíduos antes da análise de confiabilidade com 130 voluntários. Os dados serão analisados por distribuição de frequência, índice de validade de conteúdo e coeficiente de Kappa. A confiabilidade será avaliada pelo alfa de Cronbach e o coeficiente de correlação intraclasse. A proposta será coordenada por uma pesquisadora experiente no estudo da alimentação fora de casa no Brasil, terá mais 8 doutores em sua equipe, sendo a maioria membro da Rede Brasileira de Ambiente Alimentar e inclui parceria com uma pesquisadora do maior estudo de ambiente alimentar digital realizado no Canadá. O financiamento vai possibilitar validar um instrumento para permitir análises mais aprofundadas do ambiente alimentar digital e seu impacto no comportamento e saúde dos indivíduos, colocando o Brasil em destaque quanto ao estudo dessa temática, alavancando produções científicas, parcerias com instituições internacionais e outras pesquisas que permitam avaliar, monitorar e intervir no ambiente alimentar digital.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1).

Integrantes: Ilana Nogueira Bezerra – Coordenador / jamile carvalho tahim – Integrante / Melissa Fernandez – Integrante / Bibiana Moraes – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2022 – Atual
BRASILNUTRI: Programa para avaliação de consumo alimentar em inquéritos nutricionais (USABILIDADE, VALIDAÇÃO E APRIMORAMENTO DE TECNOLOGIAS PARA A AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES BRASILEIROS)
 
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosely Sichieri em 16/01/2023.
Descrição: A avaliação do consumo alimentar é essencial na área de pesquisa em Nutrição e Saúde e a forma de sistematizar os dados de consumo é um desafio na pesquisa em Nutrição, que nevolve desde as bases de dados para estimar o tamanho das porções consumidas em gramatura e a quantidade de calorias e nutrientes nas porções, até na padronização da coleta de forma automatizada. O software BrasilNutri foi desenvolvido pela equipe técnica do Inquéritos Nacionais de Alimentação, realizados em 2008-2009 e 2017-218, pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatistca (IBGE). O objetivo deste projeto é atualizar e desenvolver o software BrasilNutri.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Ilana Nogueira Bezerra – Integrante / Rosely Sichieri – Coordenador / Diana Barbosa Cunha – Integrante / Marina Campos Araujo – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

José Wellington de Oliveira Lima


2017 – Atual
PREVENTING ZIKA DISEASE WITH NOVEL VECTOR CONTROL APPROACHE
Descrição: Brazil, Colombia, and Mexico are the three Latin-American countries with the highest number of dengue cases in the last few years. These countries have also faced outbreaks of Chikungunya (2014-2015) and Zika (2015-2016), all three diseases transmitted by the same mosquito vector, Aedes aegypti. The University of Ceará, Fundacion Santa Fe de Bogotá, and University of Yucatán have implemented vector control strategies to significantly reduce Aedes aegypti abundance indeces. This proposal aims to scale-up participatory interventions targeting the surveillance, prevention and control of Aedes transmitted diseases in three municipalities, namely Fortaleza (Brazil), Armenia (Colombia), and Merida (Mexico). Multidisciplinary teams will collect epidemiological and entomological indicators at the beginning, mid-term, and end of the project in a household sample of the intervention and control area to evaluate the impact of the intervention. The project will also assess the governance outcomes, the costs and cost effectiveness of the scaled intervention compared to the routine vector control program. A complementary feature will be the design and implementation of an innovative surveillance system that will engage the community to improve case detection. Qualitative methods will be used to assess the acceptance of the intervention and to describe factors affecting the scaling up. State and municipal agencies, as well as NGOs, community based organizations and academic institutions will co-lead the scale-up of the interventions. Local and national resources have been committed to the implementation of the project. During the previous work of the principal research institutions in the three cities, strong links were developed with relevant strategic stakeholders that will mitigate risks associated with potential political and administrative barriers to implementation. The project is expected to make a significant contribution to the prevention of Zika, Chikungunya and dengue disease through novel vector control and surveillance interventions potentially applicable in many other countries.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Wellington de Oliveira Lima – Coordenador.

2013 – Atual
FARINHA DE TAMARINDO COMO ADJUVANTE NO CONTROLE METABÓLICO DE PACIENTES DIABÉTICOS
 
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Alves de Carvalho Sampaio em 07/01/2014.
Descrição: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença de grande e crescente prevalência mundial. Novas alternativas dietéticas e medicamentosas têm sido estudadas a fim de contribuir na prevenção e tratamento desta enfermidade. O avaliação do índice glicêmico dietético e o uso da fitoterapia vêm compondo parte importante destas novas propostas terapêuticas. Embora ainda escassos e majoritariamente sem consenso, estudos apontam para o efeito hipoglicemiante de algumas frutas, o tamarindo despontando como uma possibilidade. A presente proposta se enquadra na Chamada MCTI/CNPq/MS – SCTIE – Decit Nº 07/2013 ? Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde, especificamente na linha pesquisa clínico-epidemiológica em relação ao uso da PICs no cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Dentre as PICS, a inserção se dá na área de Plantas Medicinais e Fitoterapia. O objetivo do estudo será avaliar o efeito da ingestão da farinha de tamarindo no controle glicêmico de diabéticos atendidos por uma unidade de referência ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um ensaio clínico duplo-cego controlado por placebo. Será elaborada uma farinha liofilizada de tamarindo, para a qual serão realizadas análises centesimal, microbiológica e sensorial, além da determinação de seu índice glicêmico. Posteriormente, serão selecionados 200 diabéticos, dos quais 100 com glicemia controlada e 100 sem controle adequado. Cada grupo será subdividido em dois, sendo um para ingestão da farinha de tamarindo e outro para ingestão do placebo. Durante 1 mês, os grupos farão a ingestão e, semanalmente, além de receber os produtos, terão acompanhamento de sua glicemia. No início e ao final dos 30 dias serão determinados o perfil lipídico e a ingestão alimentar habitual e será realizada antropometria (peso, altura, circunferência da cintura e do quadril). Ao final, será realizada análise estatística para verificar diferenças entre os grupos no início e ao final da intervenção. O estudo seguirá todas as normas do Conselho Nacional de Saúde e será submetido ao comitê de ética por meio da Plataforma Brasil, bem como será inscrito na Plataforma Brasileira de Ensaios Clínicos. Espera-se uma melhora do perfil metabólico (glicêmico e lipídico) dos pacientes estudados, que confirme estar sendo oferecida uma opção terapêutica adjuvante de menor custo e mais eficaz no cotidiano de pacientes diabéticos ou daqueles que apresentam fatores de risco para a doença. Desta forma estar-se-á favorecendo a elaboração de políticas públicas que utilizem a flora brasileira e a inclusão da farinha de tamarindo na lista de fitoterápicos aceitos para distribuição pelo SUS. Há ainda um potencial resultado de participação no setor produtivo, pois a farinha de tamarindo desenvolvida poderá ser patenteada, industrializada e comercializada para uso no SUS e para venda em estabelecimentos comerciais especializados em produtos dietéticos e destinados a pacientes diabéticos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Antonio Augusto Ferreira Carioca – Integrante / Maria Rosimar de J Barbosa – Integrante / Tatiana Uchôa Passos – Integrante / Nágila Raquel Teixeira Damasceno – Integrante / Soraia Pinheiro Machado Arruda – Integrante / Nédio Jair Wurlitzer – Integrante / Ana Paula Dionísio – Integrante / Deborah dos Santos Garruti – Integrante / Janice Ribeiro Lima – Integrante / ; Fernando Antonio Pinto de Abreu – Integrante / Idila Maria da Silva Araújo – Integrante / Adna Lucianne Girão Modesto – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Outra.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva


2018 – Atual
Câncer Juvenil em Fortaleza 2000-09
Descrição: Introdução: O monitoramento de câncer entre jovens adultos é importante para avaliar o progresso contra o câncer. As tendências podem refletir mudanças na prevalência de agentes causadores de câncer, e pessoas jovens tendem a adotar novos hábitos antes que as pessoas de mais idade. O câncer nesta faixa etária pode também representar o risco entre os que são geneticamente mais suscetíveis à doença. Objetivo: Analisar padrões de incidência e mortalidade por câncer entre adolescentes (15-19 anos) e adultos jovens (20-29) e tendência em Fortaleza, período 2000-09. Metodologia: Estudo ecológico de tendências temporais. A pesquisa envolve: a) Incidência: taxas específicas por idade e sexo, taxas ajustadas pela população mundial, método direto, EAPC 10 neoplasias mais frequentes, por grupo de idade (15-19 / 20-29); b) Mortalidade: taxas específicas por idade e sexo, taxas ajustadas pela população mundial, método direto, EAPC 10 neoplasias mais frequentes, por grupo de idade (15-19 / 20-29).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcelo Gurgel Carlos da Silva – Coordenador / Miren Maite Uribe Arregi – Integrante.
2014 – Atual
CUSTOS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS TERCIÁRIOS GERENCIADOS PELO ESTADO DO CEARÁ NA PERSPECTIVA DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS
Descrição: A implantação do Sistema de Custos foi iniciada em 2004 pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará que utiliza, como metodologia, o custeio por absorção desenvolvida por meio da matriz de insumo-produto de Leontief e adaptada ao ambiente hospitalar por Duarte (2005). Este método apura os custos unitários médios dos serviços produzidos nos hospitais. O propósito da SESA é aperfeiçoar a gestão dos serviços hospitalares na perspectiva de otimização dos recursos disponíveis para o alcance de uma gestão eficiente. O objetivo geral do projeto é analisar os custos dos hospitais terciários gerenciados pela SESA na expectativa de tornar esses resultados em variável para compor a elaboração de uma proposta de distribuição de recursos do Tesouro do Estado destinados aos hospitais terciários gerenciados pela SESA. O método caracteriza-se como pesquisa exploratória e aplicada utilizando dados secundários de custos dos serviços de cinco hospitais terciários gerenciados pela SESA. Espera-se com isso contribuir para elevação da eficiência e qualidade dos serviços hospitalares. A partir da apuração dos custos espera-se apresentar alternativa de aperfeiçoamento do processo de elaboração orçamentária dos hospitais terciários da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), vinculando recursos orçamentários aos custos dos serviços, além da utilização de indicadores hospitalares que expressem, concomitantemente, eficiência técnica e alocativa dos recursos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1).

Integrantes: Marcelo Gurgel Carlos da Silva – Coordenador / Maria Helena Lima Sousa – Integrante / Magda Ferreira da Silva – Integrante / Natália Lima Sousa – Integrante.

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 5

Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes


 

Raquel Sampaio Florêncio

2024 – Atual
Tecnologias para o fortalecimento e a integração de políticas públicas de promoção da saúde e educação integral
Descrição: Fortalecer políticas públicas, programas e ações voltadas à Educação Integral e Saúde na escola faz parte de um conjunto de agendas para o desenvolvimento do estado do Ceará, incluindo o Plano de Desenvolvimento Ceará 2050 e o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia Inovação. Em particular, a garantia do acesso à saúde, à prevenção de doenças crônicas e à Educação de qualidade são colocados como alguns dos principais desafios do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da CTI cearense. Portanto, é urgente a realização de projetos voltados à criação, implementação e avaliação de novas tecnologias que sirvam para melhorar a vida e o bem-estar da população e a qualidade da Educação no estado. Com base nisso, este projeto foi proposto com o objetivo de desenvolver e implementar tecnologias para fortalecer políticas públicas, programas e ações de saúde na escola para serem alinhados aos princípios da Escola Promotora da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e avaliar sua efetividade das tecnologias para melhorar o estilo de vida saudável e a qualidade de vida em estudantes matriculados em uma rede pública municipal de Tempo Integral em Fortaleza, Ceará. Propõe-se uma abordagem multimétodos, centrada nas ciências da implementação e nas orientações de tecnologias em saúde e nos princípios da Escola Promotora da Saúde da OMS. Serão elegíveis todas as 28 escolas de tempo integral de Fortaleza, Ceará com o Programa Saúde na Escola e estudantes do 6 ao 9 ano do ensino fundamental, com o potencial de alcançar, diretamente, cerca de 11 mil estudantes. Seis produtos diferentes são esperados, incluindo produtos físicos, tecnológicos e intelectuais. Em destaque, a oferta de cursos de formação para toda a comunidade escola desenvolver competências sobre saúde na escola e um portal voltado à temática. No corpo do projeto, detalha-se como o projeto atende diretamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Saúde e Educação de Qualidade, bem como, contribui com outros dois ODS. Não obstante, detalha-se como o projeto contribui para o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Ceará, a partir da relação dos seus produtos com 10 programas do PPA, organizados em cinco eixos distintos. O projeto também detalha o potencial da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e seus pesquisadores, com experiência em diferentes redes e grupos de pesquisa, nacionais e internacionais, em uma colaboração voltada a projetos social e academicamente relevantes. Espera-se que o financiamento deste projeto e sua efetivação se alinhem aos diferentes esforços para desenvolver a sociedade cearense.Duração: 36 meses Início: 05/11/2024 Término: 04/11/ 2027N do processo: 31032.003393/2024-45.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Raquel Sampaio Florêncio – Integrante / Paula Matias Soares – Integrante / José Airton Pontes Júnior – Integrante / Magna Leilane da Silva – Integrante / Adilson Marques – Integrante / João Martins – Integrante / Miguel Peralta – Integrante / Antônio Ricardo Catunda – Integrante / Laécio De Lima Araujo – Integrante / Victor Hugo Santos de Castro – Integrante / Allana Kelly Cerqueira Lima de Carvalho – Integrante / Thalita Caroline Costa Façanha – Integrante / Evelyne Ferreira de Castro Moreno – Integrante / Valter Cordeiro Barbosa Filho – Coordenador.

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2018 – Atual
Vulnerabilidade em saúde: construção e validação de um instrumento por meio da teoria de resposta ao item como subsídio à gestão em saúde
Descrição: O conceito de vulnerabilidade é recente e adveio de reflexões que permitiram a discussão acerca da pandemia do HIV/AIDS e os direitos humanos. No entanto, percebemos que os estudos publicados sobre a temática fizeram emergir a polissemia e multideterminação do conceito e a carência de definições dos elementos das dimensões, suscitando a necessidade de uma definição articulada com quadros teóricos da Enfermagem em Saúde Coletiva. Além disso, verificamos a necessidade da avaliação da vulnerabilidade para que fosse possível subsidiar as práticas de promoção da saúde. Essa identificação tem potencial para ser realizada por meio de tecnologias como no caso de questionários, já que esses são escassos no que se refere ao conceito articulado com referenciais teóricos e são de fácil utilização, bem como de análises aprofundadas e coerentes como a psicometria e a teoria de resposta ao item. Nesse sentido, objetivamos Construir e validar um instrumento para a avaliação da vulnerabilidade em saúde por meio da teoria de resposta ao item. Delianearemos um estudo metodológico, que utilizará as três fases da Psicometria: teórica, empírica e analítica. Na fase teórica, validaremos um modelo conceitual de vulnerabilidade em saúde com vistas a estabelecer melhor o traço latente do estudo, bem como identificaremos as definições constitutivas e operacionais. Em seguida, construiremos os itens do instrumento e faremos sua validação de conteúdo por meio de especialistas e a análise semântica junto aos adultos que tiverem características para comporem a amostra do estudo. Após esses procedimentos, passaremos para a fase empírica, onde aplicaremos o instrumento. Para tanto, a atenção primária, mais especificamente as unidades de atenção à saúde (UAPS) de Fortaleza, Ceará, Brasil, será o cenário do estudo. A amostra será constituída por 1030 adultos cadastrados nas 103 UAPS das seis regionais do referido município e estes serão convidados a participar da pesquisa. No caso de sua anuência, deverão formalizar tal intento por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e posteriormente responder ao instrumento de vulnerabilidade em saúde (a ser desenvolvido). Respondidos os instrumentos, desenvolveremos a fase analítica. Nesta etapa, analisaremos os itens por meio da Teoria de Resposta ao Item, precedido pela análise fatorial para definir o modelo mais adequado. Ademais, acrescenta-se que o projeto já está aprovado pelo Comitê de Ética da UECE e seguirá cumprindo todos os preceitos ético-legais da pesquisa envolvendo seres humanos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Raquel Sampaio Florêncio – Coordenador / Thereza Maria Magalhães Moreira – Integrante / SAMIR GABRIEL VASCONCELOS AZEVEDO – Integrante / ELAINE GOMES BOTO – Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.

Número de produções C, T & A: 11

Soraia Pinheiro Machado


2022 – Atual
Ambiente alimentar escolar: associações com o consumo de alimentos ultraprocessados e obesidade em adolescentes estudantes de escolas públicas
Descrição: O objetivo principal deste projeto é avaliar o ambiente alimentar escolar e suas associações com o consumo de alimentos ultraprocessados e obesidade em adolescentes de Fortaleza-Ceará. Ainda, investigará aspectos do comportamento dos adolescentes que se relacionam com a obesidade, como a percepção de imagem corporal, autoestima e comportamentos de risco para transtornos alimentares; avaliará as medidas regulatórias voltadas para o ambiente alimentar escolar em Fortaleza e no estado do Ceará; e desenvolverá um instrumento para avaliação do ambiente alimentar de escolas públicas. Trata-se de um estudo de delineamento misto, com uma seção observacional, e outra de delineamento ecológico, no que tange à avaliação do ambiente alimentar do entorno das escolas, com dados obtidos por geocodificação.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2).

Integrantes: Soraia Pinheiro Machado – Coordenador / Bianca de Oliveira Farias – Integrante / MARIANA DANTAS CORDEIRO – Integrante / SOUZA, MARIANA PIMENTEL GOMES – Integrante / Larissa Fortunato Araújo – Integrante / Larissa Loures Mendes – Integrante / Raquel Canuto – Integrante / Mariane Alves Silva – Integrante / Luiza Delazari Borges – Integrante / Maressa Santos Ferreira – Integrante / Olivia Souza Honório – Integrante / nicole holanda felizardo – Integrante.

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2021 – Atual
Programa Meu NutriGuia: Letramento e Inovação em Saúde na promoção da adesão ao guia alimentar para a população brasileira como estratégia de combate à obesidade
 
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Alves de Carvalho Sampaio em 17/03/2021.
Descrição: Duas pesquisas realizadas por este grupo de pesquisadores e financiadas através do PPSUS (2009 e 2012) detectaram que há alta prevalência de baixo letramento em saúde na população, que não há conhecimento suficiente dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para operacionalizar o conceito de letramento em saúde em suas práticas educativas e que os materiais educativos escritos oficiais podem não estar sendo bem compreendidos, pois sua elaboração não tem enfocado o letramento em saúde. Detectou-se dificuldade de compreensão tanto do antigo como do novo guia alimentar para a população brasileira. Delineou-se, então, a presente proposta, que está sendo submetida à Chamada CNPq/MS/SAPS/DEPROS Nº 27/2020 ? Pesquisa em Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco Associados, eixo 1, linha 5, com foco no alinhamento de 3 estratégias de combate à obesidade: princípios do letramento em saúde, inovação tecnológica e guia alimentar para a população brasileira. Este grupo de pesquisadores já vem, atualmente, trabalhando no desenvolvimento de materiais educativos apoiados no letramento em saúde e na inovação tecnológica para combate às doenças crônicas, através da marca LISA (Letramento e Inovação em Saúde), tendo inclusive já dado entrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para registro desta marca. Objetivo: Elaborar, validar e implantar o Programa Meu NutriGuia na promoção da adesão ao Guia Alimentar para a População Brasileira, como estratégia de combate à obesidade. Metodologia: Estudo com um segmento metodológico e outro representado por um ensaio clínico randomizado controlado O local de estudo será constituído pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. O público alvo é representado por pessoas adultas de ambos os sexos, com excesso de peso, atendidas nas unidades citadas. O Programa Meu NutriGuia promoverá a adesão às orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira através do uso de um aplicativo, de um conjunto de 10 vídeos e de um podcast com 13 episódios.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Soraia Pinheiro Machado – Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Cláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos – Integrante / Clarice Maria Araújo Chagas Vergara – Integrante / Raíssa Maria Alves Lima – Integrante / CARIOCA, ANTONIO AUGUSTO FERREIRA – Integrante / Eliane Mara Viana Henriques – Integrante / Nukácia Meyre Silva Araújo – Integrante.

Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq – Auxílio financeiro.

Thereza Maria Magalhães Moreira


2024 – Atual
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE, COM EVIDÊNCIAS DE VALIDADE: subsídio para educação permanente na promoção da saúde cardiovascular
Descrição: Processo: 309822/2023-8Vigência: início: 01/03/2024 fim: 28/02/2029Instituição de Execução: Universidade Estadual do CearáChamada CNPq N 09/2023 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQBOLSAS DE LONGA DURAÇÃO: R$ 90.000,00Modalidade:Produtividade em Pesquisa – PQ – 1ADuração:60 Meses.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thereza Maria Magalhães Moreira – Coordenador.

2024 – Atual
Centros Multiusuários para Consolidação do Programa de Inovação em Saúde Humana e Produção Animal no Ceará
Descrição: PRÓ-INFRA 2023 EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO DE INFRAESTRUTURA DE PESQUISAReferência: 0648/24Finep – Inovação e Pesquisa.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thereza Maria Magalhães Moreira – Coordenador / RHANNA EMANUELA FONTENELE LIMA – Integrante / ARICLECIO CUNHA DE OLIVEIRA – Integrante / VANIA MARILANDE CECCATO – Integrante / HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO – Integrante / EDNA MARIA CAMELO CHAVES – Integrante / NILBERTO ROBSON FALCAO DO NASCIMENTO – Integrante / FRANCISCO JOSE MAIA PINTO – Integrante / SORAIA PINHEIRO MACHADO ARRUDA – Integrante / VALTER CORDEIRO BARBOSA FILHO – Integrante / JOSE AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR – Integrante / ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JUNIOR – Integrante / CARLA SORAIA COSTA MAIA – Integrante.

2023 – Atual
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE COM EVIDÊNCIAS DE VALIDADE COMO SUBSÍDIO PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR
Descrição: Processo: 406540/2022-5Vigência: início: 18/12/2023 fim: 31/12/2028Instituição de Execução: Universidade Estadual do CearáAção: CHAMADA N 58/2022 – PROGRAMA INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – INCTValor Global: R$ 1.996.485,17.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Thereza Maria Magalhães Moreira – Coordenador / RAQUEL SAMPAIO FLORENCIO – Integrante / SAMUEL MIRANDA MATTOS – Integrante / VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI – Integrante / AÇUCENA LEAL DE ARAÚJO – Integrante / GARCES, THIAGO SANTOS – Integrante / DA SILVA NEGREIROS, FRANCISCA DIANA – Integrante.

2023 – Atual
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE, COM EVIDÊNCIAS DE VALIDADE: subsídio para educação permanente
Descrição: Processo: 406218/2023-4Vigência: início: 05/12/2023 fim: 31/12/2026Instituição de Execução: Universidade Estadual do CearáAção: Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 – Faixa B – Grupos ConsolidadosValor Global: R$ 64.060,00.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thereza Maria Magalhães Moreira – Coordenador.

2023 – Atual
CEARÁ HEALTHTECH: desenvolvimento de estratégias tecnológicas e inovação para a saúde
Descrição: Coordenado pela Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE, Profa. Ana Paula Ribeiro Rodrigues.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thereza Maria Magalhães Moreira – Coordenador / ANA VIRGINIA DE MELO FIALHO – Integrante / DAFNE PAIVA RODRIGUES – Integrante / MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA – Integrante / MARIA LUCIA DUARTE PEREIRA – Integrante / RAQUEL SAMPAIO FLORENCIO – Integrante / SAIWORI DE JESUS DA SILVA BEZERRA – Integrante / VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI – Integrante / GEORGE JO BEZERRA SOUSA – Integrante / FERNANDA JORGE MAGALHÃES – Integrante / Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho – Integrante / Ana Paula Ribeiro Rodrigues – Integrante / Igor Cordeiro Mendes – Integrante / ISMAEL BRIOSO BASTOS – Integrante.

Valter Cordeiro Barbosa Filho


2024 – Atual
TECNOLOGIAS PARA O FORTALECIMENTO E A INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO INTEGRAL
Descrição: Fortalecer políticas públicas, programas e ações voltadas à Educação Integral e Saúde na escola faz parte de um conjunto de agendas para o desenvolvimento do estado do Ceará, incluindo o Plano de Desenvolvimento Ceará 2050 e o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia Inovação. Em particular, a garantia do acesso à saúde, à prevenção de doenças crônicas e à Educação de qualidade são colocados como alguns dos principais desafios do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da CTI cearense. Portanto, é urgente a realização de projetos voltados à criação, implementação e avaliação de novas tecnologias que sirvam para melhorar a vida e o bem-estar da população e a qualidade da Educação no estado. Com base nisso, este projeto foi proposto com o objetivo de desenvolver e implementar tecnologias para fortalecer políticas públicas, programas e ações de saúde na escola para serem alinhados aos princípios da Escola Promotora da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e avaliar sua efetividade das tecnologias para melhorar o estilo de vida saudável e a qualidade de vida em estudantes matriculados em uma rede pública municipal de Tempo Integral em Fortaleza, Ceará. Propõe-se uma abordagem multimétodos, centrada nas ciências da implementação e nas orientações de tecnologias em saúde e nos princípios da Escola Promotora da Saúde da OMS. Serão elegíveis todas as 28 escolas de tempo integral de Fortaleza, Ceará com o Programa Saúde na Escola e estudantes do 6 ao 9 ano do ensino fundamental, com o potencial de alcançar, diretamente, cerca de 11 mil estudantes. Seis produtos diferentes são esperados, incluindo produtos físicos, tecnológicos e intelectuais. Em destaque, a oferta de cursos de formação para toda a comunidade escola desenvolver competências sobre saúde na escola e um portal voltado à temática. No corpo do projeto, detalha-se como o projeto atende diretamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Saúde e Educação de Qualidade, bem como, contribui com outros dois ODS. Não obstante, detalha-se como o projeto contribui para o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Ceará, a partir da relação dos seus produtos com 10 programas do PPA, organizados em cinco eixos distintos. O projeto também detalha o potencial da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e seus pesquisadores, com experiência em diferentes redes e grupos de pesquisa, nacionais e internacionais, em uma colaboração voltada a projetos social e academicamente relevantes. Espera-se que o financiamento deste projeto e sua efetivação se alinhem aos diferentes esforços para desenvolver a sociedade cearense.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3).

Integrantes: Valter Cordeiro Barbosa Filho – Coordenador / José Airton Pontes Júnior – Integrante / Magna Leilane da Silva – Integrante / Patrícia Neyva da Costa Pinheiro – Integrante / João Martins – Integrante / Raquel Florencio – Integrante / Victor José Machado de Oliveira – Integrante / Emanoel Avelar Muniz – Integrante / Lis Maria Machado Ribeiro Bezerra – Integrante / VICTOR HUGO SANTOS DE CASTRO – Integrante / LAÉCIO DE LIMA ARAUJO – Integrante / EVELYNE FERREIRA CASTRO – Integrante / Miguel PERALTA – Integrante / Allana Kelly Cerqueira Lima de Carvalho – Integrante / Anne Ribeiro Streb – Integrante / Lucas Soares Pereira – Integrante / Nara Iury Oliveira Silva – Integrante / Patricia Maria Nogueira Sombra – Integrante / Thais Melo Ribeiro – Integrante / Thalita Caroline Costa Facanha – Integrante / GABRIEL ALVES DOS SANTOS – Integrante / VINICIUS GADELHA DA SILVA – Integrante / LUAN COSTA LIMA – Integrante / ANA KAROLINA DA SILVA RIBEIRO – Integrante / GABRIEL DE OLIVEIRA FURTADO ALEXANDRE – Integrante / JOAO PEDRO CORDEIRO OLIVEIRA – Integrante / JOAO VITOR OLIVEIRA LIMA TEIXEIRA – Integrante / Mariel Morais Da Silva – Integrante / Adilson Marques – Integrante / Antonio Ricardo Catunda – Integrante / Danusa de Souza Maciel – Integrante.

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.Número de orientações: 6

2023 – Atual
Evidence Synthesis for Components of Childhood Obesity Prevention Effectiveness
Descrição: The overall aim of ESCCOPE is to understand the effectiveness of interventions to prevent obesity in 5 to 18 year old children, a project funded by the UK National Institute for Health and Care Research (NIHR131572). The analysis is based on an updated Cochrane review including around 250 randomized trials, including yours. A key component of the project is to examine whether the effectiveness of the interventions on body mass index (BMI) varies according to baseline weight status, and on baseline factors associated with health inequity as listed in the PROGRESS framework, which we are calling the ESCCOPE Equity project. The PROGRESS factors are: Place of residence; Race/ethnicity/culture/language; Occupation; Gender/sex; Religion; Education; Socio-economic status; and Social capital.. In particular, we have provided data on BMI from Brazilian students in a randomized controlled trial, in order to be considered in the pooled analysis. Follow the study’s protocol: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD001871.pub4/full.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Valter Cordeiro Barbosa Filho – Integrante / Carolyn Summerbell – Coordenador / Julian Higgins – Integrante / Jen Palmer – Integrante.

Financiador(es): National Institute for Health and Care Research – Auxílio financeiro.