Uece solicita 1ª proteção de desenho industrial para jogo sobre atividade física infantil

12 de abril de 2024 - 14:34

Ascom/Uece - Texto

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu mais um passo significativo rumo à propriedade intelectual e disseminação da inovação na instituição, ao solicitar a proteção de seu primeiro desenho industrial junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O produto trata-se de um jogo educativo sobre a atividade física para crianças, intitulado “Ludo Ativo”, desenvolvido pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Débora Cristina Couto Oliveira Costa, sob orientação da Professora Ilvana Lima Verde Gomes.

O “Ludo Ativo” surge como uma ferramenta favorável à promoção da atividade física na infância.  O produto foi desenvolvido seguindo as recomendações do Guia de Atividade Física para a População Brasileira e apresenta potencial favorável para divulgação, de forma lúdica e envolvente, das recomendações de atividade física para crianças. O jogo, composto por um tabuleiro em formato de eneágono representando nove espaços de uma cidade, 55 cartas, um dado e 9 peões, foi validado por juízes e foi desenvolvido com a participação de 32 crianças de oito a dez anos de uma escola municipal de Teresina-PI, utilizando técnicas de observação participante e análise temática.

Dentre as características notáveis do jogo, destaca-se sua fácil reprodução, leveza e capacidade de envolver de dois jogadores a grupos de vinte ou mais participantes. Além disso, proporciona momentos de interação social e exemplifica como crianças e seus pais ou responsáveis podem se envolver em atividades físicas em diferentes espaços ao longo da rotina diária. O jogo pode ser aplicado em ambiente escolar, residencial, programas e projetos governamentais e espaços de interação social.

A solicitação de registro do desenho industrial junto ao INPI é um marco importante para a Uece e para a Agência de Inovação (AGIN) da universidade, evidenciando o compromisso com a propriedade intelectual, industrial e difusão de produtos tecnológicos de relevância social. O “Ludo Ativo” passou pelo acompanhamento do programa de mentoria do INPI, garantindo que todas as etapas necessárias fossem cumpridas antes da solicitação da proteção.