Processo de Seleçlão Doutorado em Saúde Coletiva/UECE

22 de outubro de 2013 - 17:57

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – PPSAC INFORMA QUE A CHAMADA PÚBLICA REFERENTE AO PROCESSO DE SELEÇÃO DO DOUTORADO EM SAÚDE COLETIVA/UECE ENCONTRA-SE DISPONÍVEL “DOWNLOAD” EDITAL. Arquivo (chamada-publica)

A COORDENAÇÃO

 

Histórico do Programa: doutorado

O Mestrado Acadêmico de Saúde Pública (MASC) ligado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como base as Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)/UECE no 2470/2002, que estabelece normas para os Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UECE; nos 2.494/2002 e 3.383/2011, que aprovam, respectivamente, os Projetos Pedagógicos do Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública (CMASP) A sua 1ª turma iniciou em março de 1994, foi aprovado pela CAPES em novembro de 1994 e formou seu 1º mestre em 1996. Criado em 2008 O Doutorado em Saúde Coletiva em associação Ampla com três Universidades (UECE, UFC e UNIFOR, tendo formado aproximadamente 50 doutores, que tem orientado suas atividades para a formação em Saúde Coletiva, desenvolvimento da pesquisa e integração entre suas atividades e as demandas regionais, mantendo a perspectiva da produção universal do conhecimento.

O Programa tem como marco conceitual um movimento que surgiu na década de 1970, do século XX devido à necessidade de um novo paradigma teórico conceitual em saúde frente ao esgotamento do modelo científico biologicista da saúde pública. Portanto, trata-se de uma construção sóciohistórica de sujeitos concretos que buscam superar as práticas tradicionais e construir novas práticas que incorporem a interdisciplinaridade. Em síntese, a saúde coletiva constitui-se em um campo de conhecimento relacionado as ciências sociais; política, planejamento e gestão em saúde e epidemiologia social. Pesquisa sobre o cuidado em saúde e a gestão do trabalho no SUS, na perspectiva de transformação do modelo de gestão e de atenção à saúde; que tenham capacidade de avaliar a situação de saúde da população em seus aspectos nutricionais, sanitários, epidemiológicos, culturais e sociais.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPSAC, está ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará.  O Programa PPSAC está inscrito, conforme classificação das Áreas de Conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), na Área da Saúde Coletiva, pertencente à Grande Área das Ciências da Saúde.

A Saúde Coletiva, como área de conhecimento, contempla a saúde como fenômeno social e político, estando imbricada com a gestão pública setorial e com as instâncias de controle social exercido pela cidadania, motivo pelo qual, segundo seu escopo e possibilidades científico-acadêmicas, deverá estabelecer movimentos de aproximação e corresponsabilização com o Sistema Único de Saúde.

A Saúde Coletiva, no PPSAC designa – como campos de domínio em saberes científicos e tecnológicos –, conhecimentos e práticas referidos às Ciências Sociais e Humanas em Saúde; à Política, Planejamento e Gestão em Saúde; à Educação e Promoção da Saúde; à Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde; e aos Estudos Epidemiológicos e Análise de Situação de Saúde.

O PPSAC reconhece a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) como entidade de representação nacional deste âmbito de ensino, nesta área do conhecimento, guardando, com a mesma, relações de referenciação para suas áreas de concentração, linhas de pesquisa, núcleos, cursos e atividades, bem como priorização para a indicação de difusão e divulgação de sua produção científica e tecnológica.

Objetivos Mestrado e doutorado

·         O Mestrado Acadêmico em Saúde Coletivs da UECE tem, por objetivo, formar mestres em Saúde Coletiva, capacitados em desenvolver ensino, pesquisa e prestação de serviços no campo de referência, com respaldo na competência técnica e na consciência acerca do processo saúde/doença, bio-psico-socialmente determinado para fins específicos de promoção da qualidade de vida; pretende qualificar o egresso ao ensino superior (na graduação e pós-graduação lato sensu) na área de Saúde Coletiva; assegurar ao egresso, qualificação para planejar e executar pesquisa original e independente, em Saúde Coletiva; atender à demanda local e regional de qualificação de profissionais de saúde, contribuindo para a melhoria das práticas desenvolvidas nos serviços de saúde, no que tange à participação do egresso em planejamento, coordenação, execução e avaliação de projetos de intervenção.

  • O Doutorado em Saúde Coletiva (DSC) da UECE tem por objetivos formar cientistas em saúde coletiva, bem como profissionais qualificados para o exercício da pesquisa, ensino e extensão, considerados indissociáveis no campo da Saúde Coletiva; Incentivar a pesquisa na área da Saúde Coletiva, sob as perspectivas multidisciplinares e interdisciplinares; produzir, divulgar e aplicar conhecimento na área de Saúde Coletiva, considerando as necessidades do sistema de saúde e a realidade social, econômica, cultural e de saúde do estado do Ceará, em caráter prioritário, mas também considerando tais realidades verificadas em diferentes regiões brasileiras e em outros países, bem como fomentar a formulação e consolidação de métodos de pesquisa, a partir das mudanças na formação profissional para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante as práticas desenvolvidas nos serviços de saúde e os conhecimentos produzidos nas políticas de saúde, planejamento, gestão e avaliação de serviços de saúde, educação, trabalho e cuidado em saúde.

A finalidade do Programa PPSAC:

a) Desenvolvimento de reflexão interdisciplinar e crítica sobre o processo saúde/doença em suas múltiplas dimensões e sobre as políticas de saúde no Brasil.

b) Contribuição para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, qualificando profissionais para o desenvolvimento de pesquisas de caráter nacional e regional.

c) Contribuição para qualificar o ensino e a pesquisa em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará  e em outras instituições.

d) Instrumentalização dos alunosmestrandos e doutorandos na escolha de tópicos relevantes de pesquisa na área de epidemiologia, politicas, gestão, planejamento e avaliação, a partir de análise da realidade sanitária, assistencial e da revisão crítica da literatura.

e) Interação com outros Programas de Pós-Graduação do Estado e em outras Instituições dentro e fora do país, desenvolvendo projetos integrados e outras atividades acadêmicas.

f) Contribuição a qulidade da gestão em saúde, a partir da capacitação de profissionais para a realização de pesquisas em serviços de saúde.

g)Estimulo ao desenvolvimento do pensamento crítico sobre epidemiologia em seu campo teórico, seus métodos, usos e limitações.

h) Promover qualificações acadêmica de alto nível a docentes e pesquisadores das várias profissões que atuam na Saúde Coletiva.