Pesquisadora da Uece integra equipe convidada para missão na Harvard University, EUA

15 de março de 2024 - 09:19

Adriana Rodrigues - Ascom Uece - Texto

A professora e pesquisadora dos programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e em Saúde da Família (PPGSF), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ana Patrícia Pereira Morais, integra a equipe que participará de missão, no período de 15 a 25 de março, nos Estados Unidos (EUA). O convite para a missão foi feito pela Harvard University, com o objetivo de participar de visita técnica para apresentar e discutir os resultados da pesquisa intitulada Effect of Covid-19 and Violence on the Work Process and Mental Health of Community Agents in Brazil.

Além da Uece, integram também a equipe outros pesquisadores do grupo NósAPSBrasil, de diversas instituições brasileiras, entre as quais,  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa é financiada pela Fundação Lemann/Universidade de Harvard, Fiocruz e Funcap, sendo coordenada pela pesquisadora da Fiocruz Ceará, professora Anya Pimentel Fernandes Gomes Vieira-Meyer, atualmente pesquisadora visitante na Harvard University.

Professora Ana Patrícia é também coordenadora PPGSF/Uece e esteve como vice-coordenadora de projeto da referida pesquisa multicêntrico realizado no nordeste brasileiro em parceria com a Fiocruz e a Fundação Lemann/Harvard. “Durante meu estágio pós-doutoral tive como supervisora a pesquisadora e professora Dra. Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira-Meyer, da Fiocruz-CE, e nesse ínterim foi estabelecido esse trabalho em parceria com pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard”. Para a pesquisadora da Uece, a missão será de grande importância. “A missão permitirá ampliar a parceria e agenda de trabalho entre pesquisadores brasileiros e americanos da Escola de Saúde Pública. Os pesquisadores terão a oportunidade de apresentar os resultados da pesquisa, trocar experiências com pesquisadores locais, conhecer as pesquisas desenvolvidas na Universidade e programar o desenvolvimento de projetos, estágios e estudos futuros”.

Os dados da pesquisa a serem apresentados em Harvard, coletados desde 2019, apresentam situação complexa da influência da violência e da Covid-19 nos processos de trabalho e saúde mental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em oito municípios nordestinos (quatro capitais: Fortaleza, Teresina, João Pessoa e Recife; e quatro cidades do interior do Ceará: Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). De uma maneira geral, observa-se que quanto maior a violência urbana, menor a capacidade dos ACS de desenvolver suas atividades, inclusive relacionada a Covid-19, e maior é o sofrimento mental destes. Desta forma, regiões mais vulneráveis (com maiores indicadores de violência), que mais necessitam de cuidados em saúde, são também as que mais se relacionam a diminuição de serviços ofertados pelos ACS devido a violência urbana.

Os professores brasileiros serão recebidos na Harvard University pelas professoras Anya Vieira-Meyer, Aisha Yousafzai e Márcia Castro, em uma produtiva agenda de eventos, visitas e encontros com pesquisadores americanos da School of Public Health T. Chan, do David Rockfeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), Takemi fellowship, entre outros da Universidade de Harvard.