Discente do PPSAC/UECE Lança Livro
28 de agosto de 2025 - 09:23 ##LutasLabutas #Livro #PPSAC #UECE #Cultura #Literatura
A professora de Educação Física do Instituto Federal do Maranhão Cláudia Maria da Silva Vieira, atualmente, doutoranda em Saúde Coletiva no PPSAC-UECE (turma 2021), publicou em 2025 o livro “Lutas, labutas, histórias e perrengues – um diário em cordel” vol. 3, obra que engloba um compilado de histórias e temáticas que retratam a vida acadêmica, social e pessoal, além de temas científicos e sociopolíticos na sua composição. O livro é parte de uma coletânea elaborada em quatro volumes (apenas o volume três publicado) que foi inspirado em um diário pessoal.
Dentre as temáticas presentes que o livro traz constam: orações espontâneas (Prece de um leigo), vida pessoal da autora (Retrato de mim), tema sociopolítico (Nativos de nossa terra) sobre pesquisadores (Teimoso mais é feliz), crítica social (Dia de feira), sobre professor (Professor, pai do mundo), tema científico (Urbanicidade e Os arredores de mim), entre outras. É claro que não podia faltar também história sobre as angústias de um estudante de Pós-graduação (Quem protela se atropela), já que o livro é o resultado de um diário de doutorando. Além disso, o livro é também repleto de elementos sociolinguísticos, uma vez que que o seu conteúdo dialoga com o leitor mesclando a linguagem popular para traduzir temas cotidianos e também temas mais complexos.
Esta obra representa para mim um toque de Deus, onde pude me descobrir como autora e me expressar acerca de diversos temas. Melhor ainda foi poder partilhar uma infinidade de histórias cheias de amor, humor, inspiração e leveza, tudo ao mesmo tempo, com outras pessoas. Além do mais, produzir o livro foi como que um instrumento terapêutico durante os quatro anos do percurso na pós-graduação, o que me faz crer na força que esta obra carrega. Motivo pelo qual decidi custear integralmente a produção do livro.
A autora.
Até o presente momento, o livro foi lançado em três capitais: São Luís-MA, Teresina-PI no 23º Salão do Livro do Piauí, e em Fortaleza-CE no I Congresso Interdisciplinar em Saúde Coletiva.
Para mim, o livro é acima de tudo uma inspiração de Deus, mas também uma ideia abrolhada no PPSAC, e assim, sinto-me presenteada pela experiência que o espaço suscitou em mim. E embora o livro não possua uma relação direta com o objeto de estudo da autora, ele traz poemas que culminaram em artigos científicos sobre o então objeto: “Entre versos e reversos: um olhar sobre o ambiente urbano e a atividade física como urgência social em saúde coletiva, publicado na Revista de Educação Popular (https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72492), artigo baseado no poema “Urbanicidade” e “Ambiente alimentar e da atividade física no contexto urbano e seus impactos na saúde pública: se não é visto não é lembrado, tão pouco remediado” (aprovado), com base no poema “Os arredores de mim”.
A autora.
O livro está disponível para venda nas Livrarias Universitárias em Teresina-Pi e no Espaço Cultural Livraria AMEI para São Luís e todo o Brasil (https://www.ameilivraria.com/product-page/lutas-labutas-hist%C3%B3rias-e-perrengues-um-di%C3%A1rio-em-cordel-cl%C3%A1udia-vieira).