Aluna do PPSAC/Uece assina capítulo sobre gordofobia em obra vencedora do Jabuti Acadêmico
7 de agosto de 2025 - 10:23
Assessoria de Comunicação UECE
A estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (PPSAC/Uece), Pabyle Flauzino, é uma das autoras do livro Nutrição inclusiva: diversidade e inclusão em alimentação e nutrição, vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição.
Pabyle assina como autora principal o capítulo “Gordofobia na área da saúde”, que discute a forma estrutural e sistêmica de violência contra pessoas gordas nos serviços de saúde.
“Expomos como práticas gordofóbicas afetam diretamente a qualidade do cuidado oferecido às pessoas gordas, que frequentemente enfrentam consultas discriminatórias, ausência de equipamentos adequados, julgamentos morais e recomendações simplistas baseadas apenas na perda de peso. Para além disso, nos apoiamos em uma perspectiva interseccional para evidenciar como raça, gênero e classe social agravam essas experiências de exclusão e sofrimento”, ressalta Pabyle.
Com base em evidências científicas e em relato pessoal, o texto propõe a reestruturação do modelo de atenção à saúde, com foco na pluralidade dos corpos, na escuta qualificada e humanizada, superando a visão patologizante centrada no peso. “A publicação representa um marco na discussão sobre ética, responsabilidade profissional e justiça social na nutrição e nas ciências da saúde”, complementa a Pabyle.
O Prêmio Jabuti Acadêmico é promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Em sua segunda edição, realizada em 2025, os vencedores receberam a estatueta do Jabuti Acadêmico e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil, durante cerimônia ocorrida no último dia 5 de agosto, em São Paulo.