Professora da UFCG detalha pontos positivos do Doutorado em Saúde Coletiva da UECE

4 de dezembro de 2024 - 15:25

Israel Coutinho - Estágio Pós-Doutoral no PPSAC - Texto

Profa. Dra. Dayze Djanira Furtado de Galiza, hoje professora adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG.

Teve sua tese defendida no PPSAC em 2022, intitulada “Vídeos fundamentados no letramento em saúde para educação em saúde: uma possibilidade para mulheres privadas de liberdade”, sob orientação da Profa. Dra. Helena Alves de Carvalho Sampaio.

Ela afirma que: a formação teórica adquirida durante o doutorado ampliou meu conhecimento sobre políticas de saúde, epidemiologia e os determinantes sociais da saúde, enriquecendo minha capacidade de ensinar e contextualizar os conteúdos para os alunos.

A experiência em pesquisa e em projetos permitiu que eu trouxesse exemplos reais e atuais para a sala de aula, estimulando um aprendizado mais ativo e crítico. Além disso, a troca de experiências com colegas do programa contribuiu para o desenvolvimento de uma abordagem pedagógica mais integrada e colaborativa, promovendo a formação de profissionais de enfermagem mais preparados para os desafios da saúde coletiva. Fortaleceu minha credibilidade como docente, permitindo que eu me tornasse um agente de transformação na formação de novos profissionais.