HISTÓRIA MESTRADO/PPSAC
9 de novembro de 2015 - 13:30
A experiência da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com o Mestrado em Saúde Pública possibilitou posteriormente a organização do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC). Em 2013 o Mestrado em Saúde Pública teve seu nome modificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva (MASC), por ocasião da aprovação do Doutorado em Saúde Coletiva, tornando-se assim, o PPSAC, com início de sua primeira turma de Doutorado em janeiro de 2014.
A solicitação de aprovação do Doutorado em Saúde Coletiva (Próprio) da UECE havia sido enviada à CAPES em 2013, após aprovado nas instâncias da referida universidade. A Resolução nº 976/2013 – CONSU, de 06 de maio de 2013, criou o curso de Doutorado em Saúde Coletiva e o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC). Com a resolução do CEP nº 3518/2013, de 30 de abril de 2013 e do CONSU nº 976/2013 de 6 de maio de 2013, seu regimento foi normatizado. O referido curso foi aprovado pela CAPES em 20 de setembro de 2013 na reunião 149 do Conselho Técnico e Científico da Educação superior, o qual conformava o PPSAC, composto pelo Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva (MASC) e o Doutorado em Saúde Coletiva (DSC).
O PPSAC ligado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE, possui como base as Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)/UECE nº 2470/2002, que estabelece normas para os Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da universidade. As Resoluções nº2494/2002 e nº3383/2011, aprovam respectivamente, os Projetos Pedagógicos do MASC e do DSC.
Diante do exposto, destaca-se a evolução do PPSAC como importante programa na universidade.
História do Programa e da sua evolução
O CMASP foi aprovado internamente no 2º semestre de 1993 (Resolução No 681/93-CEPE, de 30 de setembro de 1993; Resolução No 103/93-CONSU, de 5 de novembro de 1993), iniciou sua 1ª turma em março de 1994, foi aprovado pela CAPES em novembro de 1994 e formou seu 1º mestre em 1996. Então, regularmente, de 1993 até 2008, o CMASP realizou 19 processos seletivos, incorporou 21 turmas e contribuiu 20 vezes para as solenidades anuais de Colação de Grau de Mestre que a UECE promove: de 1996-2015 – ingressaram no referido mestrado 307 discentes, destes defenderam 278 e sete foram desligados durante o percurso por dificuldades pessoais.
Com o início do DSC em 2014, realizou-se a primeira seleção em que se inscreveram 41 candidatos para dez vagas. Após a seleção iniciou-se o processo de organização de calendários de aulas e espaços para ensino, pesquisa e extensão, conjuntamente com o MASC. Dessa forma em fevereiro de 2014, realizou-se uma semana de introdução ao programa, com diversas atividades, dentre elas a aula inaugural com o convidado Jorge Iriart na conferência: Desafios e possibilidade para ciência sociais em saúde no século XXI.
Ocorreram também treinamentos para mestrandos e doutorandos sobre a relevância do Portal da CAPES, com momentos práticos, com a finalidade de prepará-los para busca de referências em periódicos nacionais e internacionais. Neste período ainda havia atividades de discentes de doutorado de 2013 (alunos Associação Ampla) e de Mestrado que estavam inseridos no PPROCAD 2012-2015 com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (nota 7), com 19 discentes no curso de elaboração da escrita científica, o qual deu subsídios para diversos artigos e produção de dois livros em parceria de quatro docentes do programa acima citado e docentes do Programa (M e D) da UECE (Maria Salete Bessa Jorge; Andrea Caprara, Ilvana Lima verde Gomes; Maria Rocineide Ferreira).
O PPSAC tem orientado suas atividades para a formação em Saúde Coletiva, desenvolvimento da pesquisa e integração entre suas atividades e as demandas regionais, mantendo a perspectiva da produção universal do conhecimento. A partir desses eixos de atuação, tem-se dado o desenvolvimento e evolução do Programa, cujos aspectos mais centrais, referentes à sua consolidação e desenvolvimento, encontram-se descritos abaixo, com ênfase nos aspectos relativos ao processo seletivo dos alunos, à atuação dos egressos, à estruturação e organização do programa, à integração graduação e pós-graduação, ao processo de qualificação docente (inserção em programas de pós-doutoramento) e de formação dos discentes (programa de mestrado sanduíche), dentre outros aspectos, que atestam os avanços alcançados.
Os docentes do PPSAC Thereza Maria Magalhães Moreira, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Helena de Carvalho Alves Sampaio, José Jackson Coelho Sampaio, Andrea Caprara, José Wellington Oliveira Lima e Maria Salete Bessa Jorge da UECE fazem parte do corpo permanente de professores do 1º Doutorado em Associação/Saúde Coletiva (UECE/UFC/UNIFOR), o qual tem como meta finalizar seu processo em 2018, por ocasião da conclusão das defesas dos discentes inseridos, num total de 87 doutorandos. Este docentes fazem parte do Comitê de Criação do Núcleo de Criação do Mestrado Profissional em Saúde da Família, em parceria com a Fiocruz, o qual foi aprovado recentemente e já teve a sua terceira Turma Selecionada, tendo como integrante do programa o professor José Jackson Coelho Sampaio.
Em relação ao PPSAC os docentes atuantes são: Maria Salete Bessa Jorge, Andrea Caprara, José Jackson Coelho Sampaio, Helena Alves de Carvalho Sampaio, José Wellington de Oliveira Lima, Lucia Conde de Oliveira, Thereza Maria Magalhães Moreira, Ilvana Lima Verde Gomes, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Luciano Cavalcante Pamplona, Marlene Alves Marques, Ana Valeska Siebra e Silva, Pedro Braga Neto, Paulo Henrique Dias Quinderé, Francisco José Maia Pinto, Ana Carine Stelko Pereira, Maria Rocineide Pereira da Silva, Paula Frassinete Fernandes Castelo Branco, Erasmo Miessa Ruiz.
Os discentes têm se mostrado mais ativos para produzir artigos, apresentações em congressos e participado de projetos e discussões de temáticas. Houve ampliação na produção científica e a melhoria da nota para quatro (4) do Programa da Universidade Estadual do Ceará. Essa nota também estimulou os docentes e discentes no esforço de envolvimento com o programa e na busca de alternativas que alavanquem as produções. O PPSAC, também tem se preocupado com a necessidade de articular projetos com aumento da produção compartilhada, sendo beneficiado com essas possibilidades.