I Encontro ProMove Escolas + Saudáveis

22 de outubro de 2025 - 11:34

Nos dias 02 e 03 de outubro, foi realizado o O I Encontro ProMOVE Escolas + Saudáveis, a II Mostra de Saúde do Adolescente e a II Mostra de Saúde na Escola que representou um evento em parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, Ceará. O evento teve como objetivo principal fortalecer a articulação entre profissionais da educação e da saúde, promovendo a socialização de experiências e resultados alcançados  na promoção da saúde nas escolas de Fortaleza – CE.  Buscou-se, também, valorizar e compartilhar as ações desenvolvidas por docentes, gestores, profissionais de saúde e educação, estudantes e familiares das Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTI’s) que participam do curso Multiplicadores de Ações de Saúde na Escola, vinculado ao ProMOVE Escolas + Saudáveis.

Durante a programação, os participantes puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos nas escolas, assistir a mesas temáticas e à palestra musical, além de acompanhar a premiação das escolas destaque.

A realização do encontro contou com o trabalho conjunto de uma comissão científica e uma comissão organizadora, formada por membros da equipe ProMOVE e por representantes da Secretaria Municipal da Educação (SME) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Por isso, o evento foi institucionalizado pela UECE e com certificação em parceria com a Academia do Professor Darcy Ribeiro (SME) e Escola de Saúde Pública de Fortaleza (SMS).

A iniciativa também reuniu palestrantes convidados e representantes de instituições parceiras, entre elas a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Prefeitura de Fortaleza, Fiocruz Brasília,  Ministério da Educação, Universidade de Pernambuco e Instituto Federal do Ceará.

O encontro foi marcado por momentos de celebração e reflexão sobre práticas transformadoras, evidenciando o protagonismo e o fortalecimento de um território formado por profissionais comprometidos com a construção de escolas mais saudáveis e acolhedoras.

Dia 02/10

Abertura

A abertura do evento foi marcada por um momento de acolhimento, com falas que destacaram a importância da integração entre saúde e educação na construção de ambientes escolares mais saudáveis e transformadores.

Compuseram a mesa de abertura o Prof. Dr. Kerginaldo Luiz de Freitas (Secretário Municipal da Educação de Fortaleza – SME), o Prof. Dr. Danilo Lopes (Escola de Saúde Pública – SMS Fortaleza), a Profa. Dra. Maria Anezilany Gomes do Nascimento (Pró-Reitora de Extensão da UECE), Samara Sousa (Representante Nacional do Programa Saúde na Escola – PSE) e o Prof. Dr. José Airton Pontes Júnior, que atuou como Presidente do Evento. Além disso, a mesa contou com representante da Secretaria da Educação Básica, do Ministério da Educação, responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE).   

Durante sua fala, o Prof. Dr. Kerginaldo Luiz de Freitas destacou a relevância do encontro e a força da cooperação interinstitucional:

“Esse evento é um marco para a cidade de Fortaleza, porque ele consegue reunir o Sistema Municipal da Educação, consegue reunir o Sistema Municipal de Saúde em parceria com a Escola de Saúde Pública do município de Fortaleza. O evento consegue ainda agregar outros valores com a parceria direta e o reconhecimento do próprio Ministério da Educação, então a gente pode dizer que é um evento no qual é uma atividade que atinge atores na esfera municipal, na esfera estadual e na esfera federal. A gente acredita muito que a união dessas forças, desse coletivo, consiga se traduzir em ações educativas que reverberam no chão da escola.”

Prof. Dr. Kerginaldo Luiz de Freitas

 

As falas dos demais participantes reforçaram o significado do encontro como espaço de mobilização, partilha e reconhecimento, evidenciando o compromisso com o fortalecimento das ações de intersetorialidade entre educação e saúde. As mensagens destacaram o legado deixado pelo ProMOVE nas escolas e nos profissionais envolvidos, inspirando a continuidade das práticas que promovem o bem-estar e o aprendizado saudável nas comunidades escolares.

Encerrando o momento inicial, a Palestra Musical “Ritmo e Melodia da Vida”, ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Petreça (Universidade de Pernambuco), proporcionou uma vivência leve e reflexiva, trazendo sensibilidade e descontração ao público presente.

Apresentação de Trabalhos – Manhã

Logo após o encerramento da palestra musical, houve um momento de coffee break em um espaço confortável, promovendo um momento de convivência entre os participantes. Em seguida, deu-se início a apresentação dos trabalhos inscritos da manhã das 10h30 às 12h.

Os trabalhos foram apresentados oralmente, em sessões simultâneas realizadas em quatro salas temáticas, favorecendo o diálogo, a troca de experiências e a valorização das práticas desenvolvidas nas escolas.

As apresentações foram distribuídas em dois eixos principais:

Eixo 1 – Saúde no Currículo Escolar: reuniu experiências que integraram a temática da saúde às práticas pedagógicas, com destaque para atividades interdisciplinares, projetos de formação continuada e estratégias de fortalecimento do protagonismo estudantil. Esse eixo foi desenvolvido nas Salas 1 e 2, no turno da manhã.

Eixo 2 – Serviços de Saúde e Ambiente Escolar Saudável: concentrou iniciativas voltadas à articulação entre as equipes de saúde e educação, com foco em ações preventivas, cuidados com o espaço físico, sustentabilidade e bem-estar. As apresentações ocorreram nas Salas 3 e 4, também no turno da manhã.

Após a finalização das apresentações tivemos uma pausa para o almoço, onde só voltaríamos no período da tarde às 13h30 com a mesa temática I.

Mesas Temática I

A Mesa Temática I discutiu o tema “O trabalho e a rotina pedagógica para fortalecer a promoção da saúde na escola”, realizado das 13h30 às 15h, no Auditório. O momento reuniu professores e gestores da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza para refletir sobre como as práticas diárias nas escolas podem contribuir para a construção de ambientes mais saudáveis e integradores.

Participaram da mesa a Profa. Dra. Larissa Alves Lopes de Souza, o Prof. Me. Victor Castro e a Profa. Dra. Mônica Costa, todos da SME Fortaleza. A mediação foi conduzida pela Profa. Dra. Patrícia Neyva da Costa Pinheiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em entrevista, a Dra. Larissa Alves Lopes de Souza afirmou:

“A mesa temática foi importante pois a gente conseguiu mostrar que dá pra trabalhar saúde dentro das escolas, tanto com atividades curriculares, como extra curriculares, dentro da temática da educação. Então essa interlocução entre educação e saúde é muito importante porque a gente consegue atingir o objetivo final que é a promoção da saúde tanto na escola quanto na sociedade. ”
Dra. Larissa Alves Lopes de Souza

Apresentação de Trabalhos – Tarde

Os trabalhos foram apresentados oralmente, em sessões simultâneas realizadas em quatro salas temáticas, as apresentações foram distribuídas em dois eixos temáticos principais sendo os mesmos do período da manhã:

Eixo 1 – Saúde no Currículo Escolar: reuniu experiências que integraram a temática da saúde às práticas pedagógicas, com destaque para atividades interdisciplinares, projetos de formação continuada e estratégias de fortalecimento do protagonismo estudantil. Esse eixo foi desenvolvido nas Salas 1, 2 e 3 no turno da tarde.

Eixo 2 – Serviços de Saúde e Ambiente Escolar Saudável: concentrou iniciativas voltadas à articulação entre as equipes de saúde e educação, com foco em ações preventivas, cuidados com o espaço físico, sustentabilidade e bem-estar. As apresentações ocorreram na Sala 4, também no turno da tarde.

Essas vivências reafirmam o compromisso coletivo com a formação de escolas que promovem o cuidado, a aprendizagem e o bem-estar em todas as suas dimensões.

Após a finalização das apresentações, foi encerrado o primeiro dia de evento.

Dia 03/10

Mesas Temática II

A Mesa Temática II deu início ao segundo dia de evento. O tema principal foi: “A escola como promotora da saúde: ambiência, governança e o protagonismo da comunidade escolar”. A mesa foi realizada no Auditório, das 8h às 10h da manhã. O momento reuniu profissionais de diferentes instituições para refletir sobre a importância da gestão participativa e da mobilização comunitária na consolidação de escolas mais saudáveis e acolhedoras.

Participaram da mesa a Profa. Me. Priscila Barros (SME Fortaleza), o Dr. Emanoel Muniz (IFCE), a Me. Maria de Fátima Pereira de Sousa Galvão (SMS Fortaleza) e a Profa. Dra. Olga Maria de Alencar (Fiocruz Brasília – Facilitadora Pedagógica do FortalecePSE!). A mediação foi conduzida pela Profa. Dra. Raquel Sampaio Florêncio (UECE).

Durante a entrevista, o Dr. Emanoel Muniz falou sobre a importância da Mesa temática II

“Foi um momento muito rico de troca de experiências e de aprendizado, compartilhando várias ideias com colegas da saúde e educação. Essa intersetorialidade tem sido muito forte. A mesa trouxe essas contribuições sobre as políticas de assistência estudantil, programa saúde na escola, o fortalecimento do PSE e como essas ações podem impactar na promoção da saúde nas escolas.”
Dr. Emanoel Muniz

Apresentação de Trabalhos – Manhã

A apresentação dos trabalhos teve início pela manhã, das 10h30 às 12h, em quatro salas temáticas.

As apresentações foram distribuídas nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 – Protagonismo Estudantil e da Comunidade Escolar: reuniu experiências que destacaram a participação ativa dos estudantes e da comunidade escolar, fortalecendo a integração entre práticas pedagógicas e ações de promoção da saúde. Esse eixo foi desenvolvido nas Salas 1 e 2 no turno da manhã.

Eixo 2 – Saúde no Currículo Escolar / Serviços de Saúde e Ambiente Escolar Saudável: concentrou iniciativas voltadas à articulação entre equipes de saúde e educação, incluindo ações preventivas, cuidado com o espaço físico, sustentabilidade e bem-estar. As apresentações ocorreram nas Salas 3 e 4, também no turno da manhã.

Essas experiências evidenciam o compromisso das escolas e parceiros com a construção de ambientes educativos mais saudáveis, participativos e integrados às políticas públicas de saúde e educação.

Apresentação de Trabalhos – Tarde

No turno da tarde, as apresentações retornaram às 13h, dando continuidade à programação do ProMOVE Escolas + Saudáveis. Assim como no período da manhã, os trabalhos foram organizados em quatro salas temáticas, reunindo experiências e práticas desenvolvidas nas escolas participantes.

As apresentações da tarde foram distribuídas nos seguintes eixos temáticos:

Eixos 1 e 2: Experiências voltadas à gestão escolar e ao protagonismo estudantil, reunindo iniciativas que destacaram tanto o papel da coordenação e do planejamento na promoção da saúde quanto o engajamento dos alunos e da comunidade escolar como agentes de transformação. Os trabalhos evidenciaram como a atuação integrada entre gestores, professores e estudantes fortalece o cuidado, o bem-estar e a construção de práticas saudáveis no ambiente escolar. (Salas 1 e 2).

Eixos 3 e 4: As experiências reunidas nesses eixos destacaram a integração da saúde ao currículo escolar e o fortalecimento da parceria entre escola e serviços de saúde, evidenciando práticas que promovem o cuidado com o ambiente, a sustentabilidade e a qualidade de vida. As apresentações mostraram como o ensino de temas relacionados à saúde, aliado à criação de espaços escolares mais acolhedores, contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes. (Salas 3 e 4).

Encerramento e Premiações

Ao todo, foram 639 inscritos, 91 trabalhos submetidos (67 resumos simples e 24 resumos expandidos). No final do Evento, o professor Valter Cordeiro subiu ao palco para anunciar os trabalhos que foram mais votados e realizar a entrega dos prêmios e certificados. Além disso, as escolas receberam o troféu Destaque ProMOVE.

Os trabalhos premiados foram:

  • Implantação de Práticas de Acolhimento e Promoção de Saúde Emocional de AdolescentesAutoras: Raquel Sales Miranda e Roselene Moura de Sá

  • Adolescentes Comunicadores da Saúde: O Poder da Natureza para o Bem-Estar na AdolescênciaAutores: Cristiele Lopes da Silva, Rhuan Victor Souza Martins e Israel Carvalho Feitosa Barros

  • CordeiroCast: Implementação de um Podcast Escolar como Ferramenta de Promoção da SaúdeAutoras: Leticia Ellen de Sousa Oliveira, Angelina Louise Freitas Ramos e Eloana Damasceno Araújo Oliveira

  • Roda de Conversa com Mães Atípicas: Promovendo Inclusão, Saúde e Protagonismo na Escola IntegralAutora: Silsa Aguiar Gomes dos Santos

  • Cubo Mágico como Recurso de Promoção da Saúde Mental e Educação MatemáticaAutores: Daniel Lucas Filgueira, Matheus Barbosa de Almeida e Samuel Alves Paz

  • Combate à Violência contra a Mulher em uma EMTI: Agosto Lilás no Componente Formação CidadãAutores: André Alves Maia, Maria Erineuda dos Santos e Felipe Rodrigues Leitão

  • Prevenção de Bullying na Escola: Busca Coletiva de Solução para ConflitosAutores: Isabela Alves Pacheco, Raquel de Castro Alves Nepomuceno e Francisca Aline Diógenes Magalhães

  • Estratégias de Leitura e Meditação para o Bem-Estar Cognitivo e Emocional dos AlunosAutores: Maria Ailsa Andrade da Silva e Alair Rodrigues da Silva.

As escolas destaque do ProMOVE foram:

  • EMTI Professor Agerson Tabosa Filho

  • EMTI Maria Odete da Silva Colares

  • EMTI Professor Prisco Bezerra

  • EMTI Dom Antônio de Almeida Lustosa

O momento de premiação encerrou o evento. O ProMOVE Escolas mais Saudáveis agradece a participação de todos os presentes.