Uece Hoje: Novos professores, novos horizontes
15 de maio de 2024 - 13:22
Em 2022, a Uece lançou seu último concurso público docente com a maior quantidade de vagas de sua história: 365. Após a finalização das etapas do concurso e com a nomeação e a posse de 266 professores, hoje a Uece colhe os frutos do bom trabalho desses profissionais recém-ingressos na docência do ensino superior.
Um fruto da chegada de uma nova professora é contado pela discente Naíra Lopes do Nascimento, aluna do quarto semestre de Ciências Contábeis da Uece. Naíra comenta que foi graças à chegada da nova professora das disciplinas de Teoria da Contabilidade, Contabilidade Intermediária I e Contabilidade de Instituições Bancárias, Lorena Costa Araujo, que o projeto de Extensão em Auditoria (PEAUD), vinculado ao Laboratório de Auditoria e Perícia Contábil (LAPC), foi desenvolvido. Hoje, Naíra é bolsista do projeto e destaca que “é uma honra trabalhar ao lado da professora Lorena, cujo compromisso e dedicação são verdadeiramente inspiradores”, revela Naíra, com gratidão evidente em sua voz. “Ela não apenas lidera esses projetos com maestria, mas também compartilha seu conhecimento de forma generosa e compassiva”, pontua.
A professora Lorena ingressou na Uece pelo último concurso docente realizado em 2022 e tomou posse posse em junho de 2023. Lorena comenta sua trajetória até seu ingresso na Uece: “após finalizar o mestrado em 2014, ingressei na área da docência e da pesquisa em faculdades particulares de Fortaleza, ingressando também logo em seguida no doutorado. Em seguida, fui aprovada no concurso público para docente do IFCE, campus Iguatu. Tomei posse, mas estando grávida da minha terceira filha e com a logística desafiadora de viagens para um campus tão afastado de Fortaleza, onde fiquei residindo, tomei a difícil decisão de pedir exoneração do Instituto. Ao voltar em definitivo para Fortaleza, ingressei como professora substituta na Universidade Federal do Ceará, onde lecionei por dois anos, além de voltar para faculdades particulares, onde também atuei na coordenação do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal, fui coordenadora de pesquisa e comecei no processo de me preparar para fazer o concurso da Uece, estudando, fazendo publicações, participando de tudo que podia contar para o meu currículo”, comenta a professora com alegria ao lembrar que, quando o edital foi publicado, ela já estava há tempos focando nos estudos para ser aprovada.
A professora Lorena tomou posse com mais 129 professores aprovados nesse concurso. A cerimônia foi realizada no estacionamento da Reitoria da Uece e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador do Estado, Elmano de Freitas, a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro, dentre outros, dirigentes da Uece e familiares emocionados dos novos professores recém-ingressos.
A professora lembra emocionada desse dia: “Lembro com muita emoção do dia da posse; foram centenas de professores empossados no mesmo dia, na mesma cerimônia. Foi um momento muito solene e muito emocionante. Eu lembro da carinha de cada professor, uma verdadeira festa e uma linda festa!”.
Os novos professores que entraram em exercício já fazem a diferença na vida acadêmica de seus alunos. Naíra destaca a importância dos novos professores na Uece, que ingressam na instituição com uma visão clara de fazer a diferença e deixar um legado duradouro para os estudantes. “Estamos testemunhando uma transformação significativa em nosso curso, graças ao comprometimento e à visão dos nossos professores”, afirma ela com orgulho.
O ingresso de tantos novos professores ao mesmo tempo também é um fato inovador para a universidade. Foi com a chegada desses 130 novos professores que ocorreu a primeira turma do Projeto Pedagogia Universitária. “Somos a primeira turma que teve o Projeto Pedagogia Universitária que foi desenvolvido pela Uece, que estendeu a mão, que deu as boas-vindas aos professores. Nós tivemos, durante seis meses, diversos encontros, tanto do eixo institucional, sobre PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), PPI (Projeto Pedagógico Institucional), quanto palestras, treinamentos, planejamento de aula, andragogia e, o mais importante de todos, na minha visão, o projeto de mentoria. Eu fui mentoranda da professora Adriana Teixeira, do curso de Administração, e da professora Elizabeth Furtado, do curso de Serviço Social, ambos também ligados ao CESA, como a Ciências Contábeis. Nas mentorias, nós trocamos experiências, um momento muito rico, onde eu me senti muito acolhida, que me mostrou aonde ir, como ir etc.”, comenta a professora Lorena lembrando como esses encontros fizeram a diferença no seu ensinar.
O projeto Pedagogia Universitária foi desenvolvido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e, segundo a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel, “visava oferecer aos novos docentes uma formação balizada em três eixos: integração ao ambiente institucional, formação pedagógica e mentoria na docência universitária para o fortalecimento dos processos de ensino. Essa ação formativa reforça uma necessidade de formação contínua para os professores da Uece, compreendendo a formação contínua com uma articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor”, explica a pró-reitora.
E foi ainda no Pedagogia Universitária que a professora Lorena foi incentivada a escrever projetos de extensão e de laboratório, nascendo, assim, o Laboratório de Pesquisa em Auditoria e Perícia e o projeto de extensão de atendimento à comunidade em auditoria (PEAUD), do qual Naíra é bolsista, junto a mais quatro outros bolsistas.
A trajetória dos novos professores, assim como a de seus alunos, está apenas começando!
Campanha Uece Hoje
A campanha Uece Hoje tem como principal objetivo dar retorno à sociedade, por meio de informações e declarações, sobre as principais ações realizadas no período de 2021 a 2024, bem como seus impactos para a comunidade interna e externa.
A campanha traz notícias semanais, pelo site principal da Uece, e-mail e instagram institucional, sobre as principais ações entre as mais de 400 já realizadas, relacionadas a gestão, obras e reformas, convênios nacionais e internacionais, aquisições, inaugurações, educação a distância, expansão e interiorização, internacionalização, acessibilidade, bolsas, novos projetos, investimentos e muito mais.
Por meio de declarações de membros da comunidade acadêmica, serão expostos alguns dos impactos positivos já causados por essas ações.
Consciente de que ainda há muitas realizações pela frente, a Uece celebra suas conquistas e segue firme com sua visão de futuro, buscando ser uma Universidade de projeção internacional pela excelência do ensino, da produção e disseminação científicas e da inovação tecnológica, tendo por base a contribuição efetiva ao desenvolvimento do Ceará.