Estudante de Nutrição da UECE recebe prêmio de melhor estagiária do IEL

14 de outubro de 2015 - 18:44 #

A noite do último dia 8 de outubro foi especial para Luciana Wládia Oliveira Lima, aluna do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que recebeu do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) o Prêmio IEL de Estágio pela sua destacada atuação no Hospital Otoclínica.

alt

A iniciativa da estudante lhe rendeu o 1º lugar na etapa regional do 12º Prêmio IEL de Estágio, em solenidade realizada na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Luciana recebeu troféu, certificado de premiação e uma bolsa de estudos. Também está concorrendo com estagiários de todo o Brasil na etapa nacional da premiação, com expectativa de estar entre os finalistas.

alt

Luciana desenvolveu seu trabalho como estagiária no Hospital Otoclínica durante um ano e quatro meses. Nesse período, a estudante teve a oportunidade de dar os primeiros passos do nutricionista clínico dentro da rotina hospitalar.

Entre as atividades exercidas no estágio, a estudante atualizava as prescrições de dietas, visitava os leitos para acompanhamento nutricional com orientações de alta dos pacientes, apresentava ainda estudos de casos e participava de reuniões multiprofissionais.

Quando soube da oportunidade de concorrer à premiação, Luciana contou que teve a percepção de buscar e solucionar uma demanda do seu setor de estágio. “A partir disso, elaborei um projeto visando trazer benefícios em longo prazo, aos pacientes hospitalizados, e que fosse possível de ser executado durante esse período”, explicou a estudante. A ideia virou um manual de educação nutricional que, desde então, passou a ser entregue aos pacientes que recebem alta hospitalar.

Para a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE, Glaucia Posso Lima, além da premiação, o estágio também trouxe muita experiência a Luciana, por ter lhe dado a oportunidade de vivenciar a rotina do nutricionista e por ter aplicado na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Luciana ressalta “Pude desenvolver uma visão mais humanizada quanto aos pacientes, sempre buscando conquistá-los para bons hábitos de saúde”, contou que pretende seguir atuando na área clínica quando se formar.