Encontro Regional de Pesquisa operacional

12 de novembro de 2009 - 15:17

 

 

 

O III Encontro Regional de Pesquisa Operacional (ERPO) será realizado em Fortaleza, nos dias 19 e 20 de novembro, no Hotel Magna Praia, no horário das 9h às 12h30 e das 14h às 18h. O encontro será presidido pelos professores Marcos Negreiros, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Rodrigo Ferreira da UFRN. O III ERPO é um evento anual que tem sede em um estado do Norte e Nordeste, preparado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), e pelas universidades locais. Este encontro é encabeçado pela UECE, conta com apoio do CNPq e FUNCAP.  As Empresas GRAPHVS e Donizete Alimentos patrocinam o encontro.

 

Contando com as presenças dos principais pesquisadores nordestinos desta área, e ilustres palestrantes convidados como Henrique Pacca Luna, Airton Xavier, Nélio Pizzolato, Adilson Xavier, Lauro Facó, Luiz Satoru Ochi, Anilton Salles Garcia, Manoel Campello, Daniel Aloise (UECE, UFAL, UFC, UFRJ, PUC-RJ, UFF, UFES). As palestras discorrerão sobre importantes temas ligados a Logística, Produção, Saúde, Eletrificação com Aerogeradores e Matemática da Otimização. O encontro também irá promover a discussão de trabalhos provenientes do Norte-Nordeste e de outras regiões do país. As Empresas GRAPHVS e Donizete Alimentos patrocinam o encontro.

 
A Pesquisa Operacional (PO, OTIMIZAÇÃO) é uma subárea da Engenharia de Produção (Conforme classificação do CNPq), que atua principalmente no desenvolvimento, avaliação e aplicação de Modelagem Matemática dos diversos problemas da sociedade, tais como: organização de indústrias e processos industriais, otimização de processos de telecomunicações, avaliação de processos e eficiência de organizações Jurídicas/ estatais/privadas, controle de doenças (dengue, AIDs, Leptospirose, e outras), coleta de lixo (urbana, seletiva), roteirização de veículos e minimização do uso de frotas, desenho e gerenciamento otimizado de cadeias logísticas e de transporte, minimização no corte de peças industriais (calçados, chapas de ferro, tecido), eficiência nos processos e acompanhamento da evolução de projetos  construtivos através de PERT/CPM, escala de aeronaves, trens e ônibus, dimensionamento de filas (call center, clínicas médicas, bancos), seleção de carteiras de investimento (bancos e mercado financeiro), desenho de redes de comunicações, e muitas outras.

 

A PO é uma excelente ferramenta de otimização dos recursos escassos, e dependendo do problema que enfrenta, pode ser utilizada através de planilhas EXCEL (SOLVER) e outras de uso livre ou pagas, disponíveis no mercado. O profissional de PO é um profissional diferenciado, geralmente possui alta especialidade com mestrado e doutorado. Este profissional nasce das áreas das engenharias, exatas (matemática, estatística, física, computação), administração e economia.

 
Esses profissionais ainda muitos professores e técnicos das universidades, estão ocupados com o desenvolvimento de novas técnicas para encontrar soluções cada vez melhores para os mais diversos problemas da sociedade, e se especializam em identificá-los formalmente, propor soluções que visam melhorar o desempenho de setores de uma empresa, e possivelmente soluções completas que podem ser consolidadas em softwares chamados de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD), que são utilizados sistematicamente no sentido de monitorar, otimizar ou mesmo planejar de forma ótima (Matematicamente Provado) as tarefas de gerenciamento dos recursos.

 

Faz-se PO também quando simplesmente se realiza um processo de melhoria organizacional e se aplica as suas técnicas clássicas advindas da Álgebra, Teoria dos Grafos, Matemática Contínua, Hiperbólica, Discreta, e muitas outras áreas básicas do conhecimento científico atual.

 

Trata-se de uma ciência que estuda como “FAZER MELHOR”, ou “A CIÊNCIA DO MELHOR” (The Science of Better), como se diz nas principais associações mundiais a INFORMS e IFORS (Sociedades Internacionais da PO). No Brasil, a sociedade que promove a Pesquisa Operacional é a SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional), www.sobrapo.org.br   que conta no seu corpo de membros titulares reitores, ex-reitores, diretores de centros científicos e de grandes empresas nacionais, professores eméritos e empresas como Petrobrás, Vale do Rio Doce, Eletrobrás e muitas outras.

 

A PO no Nordeste tem se organizado no último ano através das universidades. No Ceará UECE possui três grupos de PO encabeçados respectivamente pelos professores Antônio Clécio, Geraldo Valdísio, Gustavo Augusto, Jerffeson Teixeira e Marcos Negreiros, que desenvolvem trabalhos ligados a Otimização Combinatória, Análise de Envoltória de Dados, Mineração de Dados e outros. Na UECE o trabalho vem sendo conduzido através de vários projetos para a Saúde (Dengue), Coleta de Lixo, Área Jurídica, Energia, Telecomunicações e outras. A UECE possui dois mestrados (Acadêmico e Profissional), este último em parceria com o IFECT-CE, com linha específica em Sistemas de Apoio a Decisão (Profissional) e Métodos Quantitativos (Acadêmico).

 

No estado também existem vários grupos importantes na UFC, Computação – Manoel Campello, Rafael Andrade e Ricardo Cordeiro (Mestrado e Doutorado); Produção e Logística – José Lassance (Mestrado). Na UNIFOR, outro grupo importante comandado pelo Prof. Plácido Rogério (Mestrado), completando-se assim os principais grupos atuantes na PO do estado.  A partir destes grupos, muitos cearenses já saíram para cursar doutorado e mestrado em escolas como Georgia Tech e Rutgers (USA), Universitè de Montreal e University of Ottawa (CANADÁ), Universitá de Bologna (Itália), COPPE-UFRJ, PUC-RJ, USP-IME, UNICAMP, INPE, LNCC e muitas outras importantes universidades com cursos nível 6-7 no conceito da CAPES.

 

Nos demais estados do Nordeste como no Rio Grande do Norte destacam-se os grupos da UFRN – Produção, Dario Aloise, Rodrigo Ferreira e Daniel Aloise (Mestrado); Computação – Marcos Cesar Goldbarg e Elizabeth Goldbarg (Mestrado e Doutorado). Em Pernambuco temos a UFPE – Produção, com os professores Adiel Teixeira e Danielle Morais (Mestrado e Doutorado). No Alagoas a UFAL – Computação, Henrique Pacca Luna  (Mestrado). Na Paraíba temos o grupo da UFPb – Computação, Lucídio Formiga Cabral e Roberto Quirino. No amazonas temos o grupo da UFAM – NTC, Maria Helena Moita.

 

As inscrições para o ERPO podem ser feitas através da página http://www.sobrapo.org.br/erpo/ onde também podem ser vistos maiores detalhes sobre o evento.