Curso de Medicina da Uece ganha disciplina focada em práticas integrativas

7 de março de 2018 - 18:31

A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira, 2 de março. O local escolhido foi um dos pátios, entre o verde das plantas, do Campus Itaperi.

“Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS”. Essa é a disciplina que integra, desde 2017, o cronograma do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Coordenado pela professora Denise Fernandes Carvalho de Andrade, o curso cria, a partir dessa disciplina, uma ligação com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

“O mais importante dessa disciplina é servir como ponte para a PNPIC no SUS. Esse ponto é o fundamental. Nosso aluno precisa ter essa visão. A disciplina coloca esse plano em destaque”, ressalta Denise Andrade.

alt

A Política atende, sobretudo, à necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados.

De acordo com a professora Daniele Vasconcelos, coordenadora da disciplina, “o objetivo é proporcionar uma ampliação no conceito de cuidado em saúde com atenção e enfoque no bem-estar, no bem-ser e no bem-viver, a partir das diferentes tradições e culturas de cuidados que existem nas populações mais antigas”.

alt

A docente acrescente ainda que é também na universidade que o estudante da área da saúde deve dialogar sobre o assunto. “O ambiente universitário é um ambiente propício e especial para falarmos sobre esses saberes, para que esse tema esteja em contínua reflexão (…). Quem passar por essa disciplina começará a se perceber de forma mais ampliada, mais livre e mais consciente no seu caminhar e nas suas escolhas de vida. Isto sem dúvidas, resultará em mudanças  nas  práticas profissionais”, explica Daniele.

alt

A disciplina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS é optativa para alunos do curso de Medicina e entra como atividade complementar para estudantes dos demais cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Compreendendo a importância de apreender esse conhecimento, mesmo não sendo disciplina obrigatória, a turma foi formada com 57 alunos dos cursos de Medicina, Educação Física, Serviço Social, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

Para o estudante do 6º semestre em Medicina, Felipe Brandão Forte, “é oportunidade de me apropriar dessas práticas para indicá-las, quando viável (…), além ainda de crescer pessoalmente e aumentar o meu arsenal de estratégias; bem como conhecer intervenções em saúde que ainda não fazem parte da medicina baseada em evidências”.

alt

A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira (02/03), em um dos pátios nos jardins da Uece, no Campus Itaperi. À sombra das árvores, a turma recebeu grupo do Centro Cultural Capoeira Água de Beber, composta pelo “Mestre Rato” e por dois alunos egressos do curso de Educação Física da Uece, Ramiro Freire e Sammia Silva, desenvolvendo com os alunos atividades de integração a partir de práticas da cultura popular.