Nota do Movimento Estudantil da FACEDI

3 de junho de 2017 - 20:33

NOTA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA FACEDI

Itapipoca, Ceará, 2 de junho de 2017.

Na última sexta-feira 02 de junho de 2017, o movimento estudantil da Faculdade de Educação de Itapipoca-FACEDI e representações estudantis da UECE – Fortaleza estiveram na reitoria da Universidade Estadual do Ceará realizando uma ocupação para reivindicar a revogação da redução dos valores referentes às bolsas pagas pelo tesouro estadual (PROEX, PROMAC, IC). Na ocasião, o movimento foi recebido pelo vice-reitor professor Hidelbrando Soares, que apresentou esclarecimentos sobre a situação financeira da universidade, apontando o estado de redução na disponibilidade de recursos financeiros pelo governo Camilo Santana, que comprometem o funcionamento das atividades da UECE.

O movimento estudantil relatou as consequências trazidas pela redução no valor das bolsas e questionou essa decisão tomada pela reitoria. A redução de R$ 450,00 para R$ 300,00 , representa uma perda de R$ 1.750,00 para o ano de 2017 (40% de perdas), compromete a permanência dos estudantes na Universidade, sobretudo os bolsistas dos campi do interior. Essa bolsa é utilizada, pelos estudantes, para a manutenção das despesas de aluguel, alimentação, transporte, material de estudo, etc.

Segundo o vice-reitor, está marcada uma audiência com representantes do Governo em 7 de junho de 2017 para tratar da questão dos repasses financeiros à Universidade. A não revisão dos repasses pelo Governo Camilo comprometerá o funcionamento da UECE, o que poderá implicar na paralização da universidade nos próximos meses.

O movimento estudantil reitera que não aceita qualquer forma de redução na política de assistência estudantil implementada pela Reitoria da UECE. As bolsas são uma conquista, com duras lutas, das greves de 2013/2014, com acordo firmado pelo governo, e, dessa forma, nos manteremos firmes na luta pela permanência do valor integral de todas as bolsas e na manutenção da quantidade total de bolsas.

Conclamamos a todos os estudantes, toda a Universidade, a somar forças conosco no intuito de reverter esse quadro de ataque ao corpo discente, à produção científica e a Universidade Pública em geral.