O sucesso do cantos e contos ao redor do fogo

9 de julho de 2014 - 18:19

Aconteceu, no dia 11 de junho deste ano, a VI edição do Cantos e Contos ao Redor do Fogo, tradicional festejo junino da FACEDI, que este ano homenageou o amor.

A decoração, sob o comando  da aluna Shirley Lavor, do curso de pedagogia, promoveu uma combinação das tradicionais bandeiras e balões juninos com corações. Nestes ficava clara a mensagem de combate à homofobia. Com um olhar atento era possível perceber que corações azuis e róseos se entrelaçavam formando todas as combinações possíveis.

A festa, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, alegrou o ânimo de quem estava por lá. “Mais parece um coração batendo junto”, disse-me Laurisa Nuting, assessora de comunicação da UECE. “Vocês devem estar orgulhosos”, concluiu Laurisa.

As apresentações artísticas culturais serviram como momento de culminância de ações que ocorrem na FACEDI. A banda de latas “O som da luta” e seu maravilhoso gingado, fez todos dançarem com a explosão de seu som. O coral da FACEDI, sob o comando da Profa. Zenilda Costa, preparou um repertório com canções românticas de Dominguinhos e deixou ternura nos corações apaixonados e um gosto de “quero um amor” naqueles que, ao menos no momento, estavam ausentes de um querer bem.

Também foi possível se deliciar com os causos contados por Hamilton Teixeira, funcionário da FACEDI; pelo Prof. Petrônio Souza, do curso de Química e pelas alunas do Palavra Encantada, projeto de contação de história capitaneado pela Profa. Ana Luisa Diógenes. Uma apresentação teatral da música Rato, de Paulo Tatit, foi a escolha do grupo de teatro universitário “Grupo TU”, sob o comando do Prof. Rui Carlo Moura. Este último, junto com a Profa. Norma Almeida, comandou as apresentações no evento.

Contamos ainda com a tradicional participação do funcionário Campos, que nos deliciou com seu aboio rimado e maravilhosamente bem executado. No fim, a plateia se deliciou com a performance de Raimundo Venâncio, ex-professor da casa e que sempre retorna para colaborar com este evento.

Ao mesmo tempo em que as apresentações ocorriam, na casa temática deste ano, o cabaré “Lua Azul Casa de Amor”, idealizado e executado pela Profa. Renata Maranhão, inúmeras pessoas se apertavam pra escutar músicas bregas e dançar agarradinho. Oportunidade certa de encontra alguém em uma romântica noite de lua cheia.

Até mesmo a criançada não foi esquecida, um parquinho de pneus, idealizado e construído pela mesma professora que fez a casa temática, agrupou crianças que se deliciaram ao brincarem com as figuras de minhocas, girafas e joaninhas que deram um colorido especial ao evento.

Os convivas necessitavam ter cuidado. Pois bastava um (des)afeto entregar R$ 0,50 ao delegado que estes acabavam na prisão. Seriam soltos se alguém pagasse a mesma quantia ofertada para realizar sua captura.

Ao final da apresentação, a quadrilha improvisada, que todos os anos é puxada por Campos, comemorou o casamento matuto idealizado pelos alunos participantes do grupo de teatro científico “Tubo de Ensaio”, que é coordenado pelo atual diretor da FACEDI, Prof. Francisco Furtado.

Momento importante para a faculdade. Não apenas pela alegria que trouxe para aqueles que idealizaram e construíram o evento, mas também pelo fato de que, sem dúvidas, a festa se constitui um momento de aproximação da universidade com a comunidade local. E não pode passar despercebido o fato de que este evento serve como fonte de memória das tradições sertanejas que andam tão ameaçadas em um mundo tecnológico e modernizado.