FACEDI participa de debate em comemoração ao dia da consciência negra

20 de novembro de 2013 - 00:06

Em 18 de novembro de 2013, no Auditório da Universidade Aberta do Brasil (polo de Itapipoca), a FACEDI participou de palestra que visava refletir sobre 10 anos da lei 10639/03, que propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.

A participação ficou a cargo dos professores Augusto Cesar Porto e Francisco Furtado. O Professor Augusto tematizou sobre o histórico de exclusão e discriminação negra no Brasil e Furtado refletiu sobre dificuldades que as escolas enfrentam no processo de concretização dos direcionamentos encontrados na referida lei.

Tal evento foi parte integrante do projeto “NEGRO – a cor do respeito, realizado pelo CEJA Luiz Gonzaga X. de Lima, que teve por objetivo a comemoração do dia da consciência negra.

Participação duplamente importante: se de um lado, a FACEDI contribuiu no sentido da diminuição de preconceito racial; por outro, ela intensificou o estreitamento de laços entre instituições públicas de ensino superior atuantes na região.