MARCHA EM DEFESA DA UECE REÚNE CERCA DE 400 PESSOAS EM ITAPIPOCA

6 de outubro de 2013 - 02:20

Aconteceu, em Itapipoca, no dia 03 de outubro, uma marcha composta por aproximadas 400 pessoas. Entre os seus integrantes, professores, alunos e ex-alunos da FACEDI e de outros campi da UECE; alunos e professores da Escola do Campo Nazaré Flor, vereadores e associações sindicais da cidade de Itapipoca.

A marcha saiu do prédio em construção ao lado da Facedi, ocupado por estudantes desde o dia 17 de setembro e dirigiu-se à Praça da Matriz. Embalados pela banda de latas da FACEDI, os participantes entoaram palavras de ordem tradicionais, tais como “você aí parado também é explorado” assim como algumas invenções mais recentes, próximas do calor da hora. Daí ter sido possível ouvir o coro entoar “ô professor, venha lutar, por que você vale mais que o Neymar” e “da copa eu abro mão, quero dinheiro pra saúde e educação”.

Ao final do ato, retornando ao prédio ocupado, estudantes e professores da UECE realizaram um almoço coletivo seguido de uma plenária com participação do vice-reitor Hidelbrando Soares. Em sua fala, Hidelbrando destacou a legitimidade do pedido dos manifestantes.

A marcha foi parte da programação das atividades de greve que estão sendo desenvolvidas no entorno da FACEDI e teve coordenação do SindUECE. A greve, que já dura 18 dias, tem por objetivo a expansão da UECE, a partir de três apelos direcionados ao Governado do Estado: a homologação do concurso público para provimento de professores efetivos, a doação integral do prédio que anteriormente seria destinado à construção de um campus FATEC-FACEDI e que hoje está em vias de ser doado ao Instituto Federal e a abertura de mais 10 novos cursos no campus de Itapipoca.