Uma janela para o passado da humanidade
12 de agosto de 2008 - 11:29
Genoma mitocondrial de neandertal fornece pistas sobre seu parentesco com humanos modernos
Uma equipe internacional de pesquisadores acaba de anunciar o seqüenciamento do genoma mitocondrial completo de um neandertal. O DNA mitocondrial (herdado apenas da mãe e presente em organelas celulares chamadas mitocôndrias – e não no núcleo das células) foi recuperado de um osso de 38 mil anos escavado na Croácia.
O feito, publicado esta semana no periódico Cell, ajuda a esclarecer algumas questões sobre a relação desses hominídeos, extintos há cerca de 30 mil anos, com os humanos modernos.
“Este é o primeiro seqüenciamento completo de genoma mitocondrial de um hominídeo extinto”, diz à CH On-line um dos autores do artigo, Richard Green, do Instituto Max-Planck para Antropologia Evolutiva, na Alemanha.
Um grupo da mesma instituição já havia seqüenciado fragmentos de DNA do núcleo de células de neandertais. Agora, pela primeira vez, seqüências genéticas recuperadas de DNA antigo puderam ser agrupadas com uma baixa margem de erro. Trata-se de um importante passo rumo ao seqüenciamento do genoma nuclear completo dos neandertais.
Leia a matéria completa na CH On-line, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://cienciahoje.uol.com.br/125434
Fonte: Jornal da Ciência nº 3572, 08 de agosto de 2008