Pecuária

 

Cientista Chefe

Davide Rondina

 

É graduado em Ciências Agrarias pela Universidade de Florença, Itália (1991) e possui doutorado em Biotecnologias para Agropecuária (1998) pela mesma universidade e pós-doutorado pela Universidade de Sassari, Itália (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Ceará, onde é responsável pelo Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes. Pesquisador de Produtividade do CNPq desde 2009. Durante os seus 22 de carreira na Universidade Estadual do Ceará foi coordenador de 26 projetos financiados de agencias como o CNPq, Capes e Funcap. Participou de projetos de extensão rural e cooperação a pesquisa entre União Europeia-Brasil e foi professor visitante da Universidade Federal Rural do Pernambuco em 2020. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (CAPES nota 6) da UECE (2010-2013 e 2017-2021) e Vice Coordenador do Programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (CAPES 5), Ponto Focal UECE-Ceará (2015-2017 e2017-2019). Membro da Câmara de Inovação Tecnológica na Empresa de 2012 a 2015 e da Câmara de Ciências Agronômicas e Veterinária de 2017 a 2021, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. Consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); consultor ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ); consultor ad hoc da Agencia Nacional de Promoção Científica e Tecnológica (ANPCYT) da República Argentina; consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); consultor ad hoc da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Recebeu em 2021, pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, voto de congratulações por estar presente na lista dos tops 10.000 cientistas BRICS. É autor de 130 artigos completos em revistas internacionais e nacionais e orientou 45 alunos entre mestrado, doutorado e pós-doutorado.

 

Soluções de inovação no setor pecuário do Estado do Ceará

 

O progresso do setor pecuário passa pela inovação e intensificação do uso dos processos para permitir uma maior qualidade e eficiência, garantir a segurança alimentar e contribuir ainda mais para o desenvolvimento local. Para enfrentar a natureza multidimensional das questões que limitam o desenvolvimento do setor pecuário no estado, o projeto propõe uma abordagem integrada para estimular o aumento da produtividade e oferecer oportunidade de comercialização dos produtos animais, principalmente, carne e leite. A proposta irá canalizar seu apoio a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) por meio das informações científicas e tecnológicas, obtidas a partir de três subprojetos, com objetivo estratégico comum: apoiar a geração de tecnologia contribuindo para mudanças no setor pecuário do Estado do Ceará, incrementando a diversidade produtiva e melhorando a sua competitividade e sustentabilidade. 

 

A pesquisa e a inovação desempenham um papel central no desenvolvimento das prioridades estratégicas do sistema pecuário moderno e, sem dúvida, desempenharão um papel crítico na formação de futuros sistemas de produção da pecuária cearense. É necessário, entretanto, definir as prioridades de P&I para o futuro. O projeto pretende, portanto, construir uma rede de ‘lideranças’ científicas e produtivas regionais que possam contribuir para a inovação dos processos, além de permitir maior resiliência e eficiência ao setor pecuário do Estado; Qualificar e diversificar a oferta dos produtos de origem animal regionais para atender as demandas dos consumidores; Propor indicadores e marcadores de qualidade do leite para sustentar às políticas públicas de promoção à cadeia leiteira do Estado; Apoiar e desenvolver estudos e projetos para aumentar a eficiência reprodutiva de animais melhorados geneticamente de raças locais e desenvolver tecnologias e processos inovadores para enfrentar os desafios da pecuária de precisão.

 

Conheça mais sobre os projetos dos Cientistas Chefes do Estado do Ceará aqui