Um brasileiro dedicado à humanidade
8 de outubro de 2008 - 12:03
Livro e documentário contam a trajetória do diplomata Sergio Vieira de Mello
Em agosto de 2003, o ataque de um homem-bomba ao quartel-general da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bagdá (Iraque) fez 22 vítimas, entre elas o diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello.
Quando soube do atentado, noticiado no mundo inteiro, a jornalista irlandesa Samantha Power, amiga do diplomata, decidiu que iria se empenhar para contar a trajetória desse carioca que estava se dedicando à humanidade em nome da ONU. O resultado está em uma rica e detalhada biografia recém-lançada no Brasil.
Quando chegou ao Iraque, em junho de 2003, Vieira de Mello, que era alto-comissário da ONU pelos Direitos Humanos, sabia que não traria soluções para a angústia da guerra. Mas, como carregava a experiência de ter visitado campos de refugiados em inúmeros países, ele tinha a certeza de que poderia ajudar a minimizar a tragédia gerada pelo conflito.
No entanto, dois meses após sua chegada, o terrorismo interrompeu seus planos. Foi então que muitos brasileiros ouviram falar pela primeira vez do diplomata.
Leia a resenha completa na CH On-line, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://cienciahoje.uol.com.br/129454
Fonte: Jornal da Ciência 3610, 1º de outubro de 2008