Uece se destaca no ranking do INPI com crescimento expressivo no registro de softwares

22 de maio de 2025 - 12:51

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) se figura entre os maiores depositantes residentes no ranking de Registro de Programas de Computador, elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O relatório, divulgado anualmente, destaca os 50 maiores depositantes nacionais de ativos de propriedade industrial (PI) no país.

Em 2023, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) figurava na 40ª posição no ranking nacional de registros de programas de computador. Em 2024, a instituição avançou dez posições, alcançando a 30ª colocação, com 29 programas de computador registrados. No cenário estadual, a Uece se destaca como a segunda colocada no Ceará em número de registros.

A conquista reflete o papel estratégico da Agência de Inovação da Uece (Agin) na sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância de proteger suas tecnologias e produções intelectuais. Para o coordenador da Agin, professor Jerffeson Teixeira de Souza, a Agência de Inovação tem atuado ativamente junto a pesquisadores, professores e estudantes para fomentar a cultura da inovação e garantir que os resultados das pesquisas desenvolvidas na universidade possam ser devidamente registrados e valorizados.

O relatório completo do INPI, que apresenta os rankings dos 50 maiores depositantes por tipo de ativo – incluindo Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Marcas, Desenhos Industriais e Programas de Computador – pode ser conferido no link a seguir: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/fotos/INPIRankingsdeDepositantes2024.pdf