Sebrae de São Paulo lança catálogo sobre inovação
2 de julho de 2009 - 07:39
Casos de sucesso de pequenas empresas paulistas que estão incorporando a inovação a partir dos produtos e serviços do Sebrae são descritos em “99 Soluções Inovadoras”
Inovar sempre é questão de sobrevivência para as pequenas empresas que atuam em mercados cada vez mais competitivos. Para divulgar e promover a cultura da inovação, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP) acaba de lançar a publicação “99 Soluções Inovadoras”.
São casos de sucesso de pequenas empresas paulistas que estão incorporando a inovação em seu dia-a-dia a partir da utilização de produtos e serviços do Sebrae/SP. “O título é uma provocação, sugerindo que a centésima solução inovadora pode ser da empresa que está lendo o catálogo”, explica o gerente do Sebrae Paulo Franzosi, coordenador da publicação. “A ideia é oferecer uma ferramenta que possa também servir de inspiração para outros empresários inovarem.”
O conceito de inovação neste caso não envolve apenas a adoção de soluções tecnológicas e altas somas de dinheiro em investimentos, mas abrange tudo o que engloba a gestão da empresa, incluindo seus produtos, serviços, marketing, relacionamento com o cliente, design de embalagens e processos de produção.
O Sebrae/SP também produziu um site (www.sebraesp.com.br/solucoesinovadoras) que traz o conteúdo do livro disponível para download, além de possibilitar a interatividade entre os empresários.
Para inovar, é importante que o empresário acabe com os preconceitos, seja receptivo a novas ideias, ouça as oportunidades do mercado e faça diferente. “Pela inovação, a empresa pode continuar viva no mercado, adaptando e melhorando continuamente seus produtos e serviços para satisfação das necessidades de seus clientes, que estão em permanente transformação”, acrescenta Marcelo Dini Oliveira, gerente de Atendimento e Fomento do Sebrae/SP.
(Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios – 25/06/2009)
Fonte: PROTEC, 25/06/2009