SBPC em Oriximiná: debate sobre ciência e educação na Amazônia

3 de novembro de 2008 - 11:37

A última Reunião Regional da SBPC em 2008 realiza-se na próxima semana, de 4 a 7 de novembro, no núcleo da Universidade Federal do Pará no município de Oriximiná, localizado a 818 km de Belém

O evento é preparatório para a Reunião Anual do próximo ano, a realizar-se na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. A abertura da reunião está prevista para as 19 horas do dia 4 de novembro, no Parque Agrotécnico.

O encontro, que tem como tema “Educação e Ciência na Amazônia”, incluirá conferências, miniconferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de pôsteres. Além de professores e pesquisadores locais, haverá convidados de diferentes regiões e instituições do país.

Estão programadas as seguintes conferências: “Cidades, espaços e lugares da Amazônia”, com José Aldemir de Oliveira (Secretário de C&T/AM); “Ciências Sociais”, com Otavio Velho (SBPC); “Experimentação animal”, com Helena B. Nader (SBPC); “Filogenia dos Primatas do Novo Mundo”, com Horácio Schneider (UFPA); “Biodiversidade: Tempero da Vida”, com Adalberto Luis Val (Inpa); e “Educação Científica na Amazônia”, com Marilene Correa (Univ. Estadual do Amazonas).

A Reunião Regional em Oriximiná, oeste do Pará, será também preparatória para a 61ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 12 a 17 de julho do próximo ano, em Manaus. Está ainda previsto outro encontro preparatório, que deve acontecer no primeiro trimestre de 2009 na cidade de Tabatinga, no Amazonas.

Foco na Amazônia

Segundo o coordenador local da Reunião Regional da SBPC em Oriximiná, Domingos Diniz, o tema “Educação e Ciência na Amazônia” foi escolhido com base no trabalho que o Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas: Ênfase em Conservação de Águas Interiores da UFPA vem desenvolvendo no município com 304 bolsistas de Pibic Jr. em parceria com a FAP do Pará (Fapespa), a Secretaria Estadual de Educação e a Prefeitura de Oriximiná.

A programação do encontro inclui, além das conferências de convidados, minicursos, oficinas e apresentação de pôsteres. A expectativa de Diniz – que é também coordenador do núcleo da UFPA em Oriximiná, ligado ao campus de Santarém – é que sejam apresentados mais de 100 pôsteres.

Já estão confirmadas as seguintes mesas-redondas: “Diversidade Socioambiental”, com José Fernando Pina (UFPA-BEL), Ediene Pena Ferreira (UFPA-STM) e Maria Teresa Fernandez Piedade (Inpa); “Educação e Ciência na Amazônia”, com Marilene Correa (UEA), Iraci Galo Ristzman (Seduc/PA) e José Miguel Veloso (UFPA); “Importância da Criação de Universidades na Amazônia”, com José Seixas Lourenço (Ufopa), Horácio Schneider (UFPA) e José Antunes Rodrigues (USP/RP); “Saúde e Educação – Novas experiências”, com Fábio Tozzi (Proj. Saúde e Alegria), Márcia Cançado Figueiredo (Furgs) e Rosany Piccolotto Carvalho (Ufam).

Para este encontro, há ainda uma nova categoria de atividade, as miniconferências. Serão 27 apresentações, de uma hora cada, sobre os mais variados temas, tais como Robótica educativa como instrumento de inclusão digital; Redes neurais de desenvolvimento econômico; Processo de interação atmosfera e biosfera; Recuperação de áreas degradadas; Ensino da matemática; Hemoglobinopatias hereditárias; Reprodução e desenvolvimento de peixes aplicados à piscicultura, Qualidade de água; Arco-íris; Turismo e pesca esportiva; Incidência de câncer na região do Amazonas; Considerações sobre cidadania e justiça ambiental; LBA: História, legado e perspectivas; Formação do profissional crítico e criativo na enfermagem; Ensino e aprendizagem de línguas.

Alguns assuntos abordados nas miniconferências terão enfoques específicos para a Amazônia: Sensoriamento remoto e queimadas; Morcegos: mitos e verdades; Hanseníase; Clima e recursos hídricos; Inteligência socioambiental estratégica; Conflitos políticos do Baixo Amazonas (Século XX): Caminhos a pesquisar; Africanidade: Um novo olhar para as práticas docentes; Pesca artesanal; e Desafios para alcançar a sustentabilidade.

Participe

As inscrições para a reunião poderão ser feitas no local do evento, a partir do dia 3 de novembro. Será cobrada taxa única de R$ 5, e sócios da SBPC quites com a mensalidade são isentos do pagamento.

Os inscritos receberão a programação impressa (também disponível no site) e atestado de participação na Reunião, sem especificação das atividades dos participantes ou carga horária. Também será permitida a participação, mediante inscrição, em um minicurso (conforme a disponibilidade de vagas).

Saiba mais no site http://www.sbpcnet.org.br/eventos/oriximina/index.htm

Fonte: Jornal da Ciência 3631, 30 de outubro de 2008.