REDENIT-CE promove evento em inovação nos campi da FAEC e CECITEC
23 de junho de 2010 - 07:46
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) promoveu no último dia 9, a palestra “A Universidade, a proteção do conhecimento e o mercado” nos campi da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) e no Centro de Ciência e Tecnologia de Tauá (CECITEC).
A palestra foi proferida pela coordenadora do NIT da UECE, Aloma Pessoa, que apresentou as ações do NIT e da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (REDENIT-CE), abordando temas acerca das definições de inovação e da sua importância para o desenvolvimento social e econômico do país.
Durante a palestra, Aloma Pessoa destacou o papel dos NITs na proteção das pesquisas e projetos desenvolvidos pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), do diálogo com o mercado, tudo em conformidade com a Política de Propriedade Intelectual da UECE e com as Leis de Inovação existentes.
Além da palestra sobre inovação, o evento contou com a apresentação da Tecnoparque, incubadora de empresas da UECE, coordenada por Helianne Dallapícula. O assessor técnico da Tecnoparque, Daniel Duarte, expôs as ações da incubadora, os processos de incubação, os auxílios, benefícios e assessorias prestadas às micro, pequenas empresas e empreendedores iniciantes. Além disso, destacou que projetos e protótipos desenvolvidos em pesquisas na academia, são passíveis de incubação.
O diretor do FAEC, professor José Ossian aproveitou a oportunidade para destacar a importância do NIT e a sua disponibilidade e iniciativa de levar esse tema para os campi do interior, agradecendo os esclarecimentos acerca dos processos de proteção do conhecimento.
Ainda na FAEC, ocorreu a exposição das pesquisas e projetos com potencial para proteção intelectual, dentre elas, destaque para os trabalhos desenvolvidos pela professora Helaine Girão “O Efeito de reflorestamento na temperatura ambiente”, que busca uma alternativa para a construção de estufas, utilizando materiais recicláveis e “Reciclagem da água a partir de fornos solares”, que faz uma nova utilização dos fornos solares. Os estudos já mostraram resultados, já que os materiais utilizados se mostraram mais baratos, resistentes e viáveis como alternativas sustentáveis.
Na CECITEC, o professor Lúcio Galvão apresentou os projetos “Avaliação química de novas formulações de cones de GUTA-PERCHA utilizados em endodontia” e “Modificação de adsorvente natural para uso na remoção de metais poluentes de águas residuárias oriundas das empresas do ramo de jóias foliadas de Juazeiro do Norte”, este último já em processo de patenteamento.
O evento, que teve como objetivo difundir a cultura e a política de Propriedade Intelectual na UECE, foi realizado de acordo com as ações da REDENIT-CE, arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da qual fazem parte NUTEC, CENTEC, FUNCEME, URCA, UVA, UECE e SECITECE, com apoio da FUNCAP.