Publicação traça perfil da indústria de software e TI no Brasil
30 de novembro de 2009 - 06:22
Foi lançada hoje (26), no MCT, a publicação Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva, promovida pela Softex, por meio do Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.
A publicação é composta por seis partes: a indústria brasileira de software e serviços de TI (IBSS); software e serviços de TI como atividade secundária nas empresas (NIBSS); capacitação e competências para o setor de software e serviços de TI; cenários e projeções; adoção e uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs); e marco institucional para o setor de software e serviços de TI.
O estudo abrange o período de 2003 a 2006. A primeira parte da publicação é dedicada à IBSS, na qual são abordados indicadores gerais como número de empresas, distribuição geográfica, receita, custos e despesas operacionais e atividades com inovação. O estudo aponta para um crescimento constante da IBSS, especialmente da sua força de trabalho. No período 2003 a 2006, o número de pessoas ocupadas na IBSS, incluindo proprietários com atividade na empresa, assalariados e sócios cooperados, cresceu a uma taxa média anual de 12,6%.
Outro dado apontado no estudo mostra que o nível de educação formal dos profissionais de TI é elevado. Entre as empresas filiadas ao Sistema Softex e a entidades parceiras, quase 75% deles têm nível superior ou pós-graduação. Ainda assim, o trabalho revela que o setor está tendo dificuldades para contratar, existindo vagas em aberto. O levantamento adota uma metodologia compatível com indicadores internacionalmente aceitos, o que simplifica o cruzamento de dados com institutos de pesquisa e organismos oficiais, tanto do Brasil como do exterior.
Informações sobre as ações da Softex podem ser obtidas no site www.softex.br.
(Com informações do MCT)
Fonte: Gestão C&T Nº 833, 26 a 29 de novembro de 2009.