Projeto Santo de Casa começa a distribuir DVDs de divulgação científica
30 de novembro de 2009 - 06:18
O Projeto Santo de Casa, iniciativa realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Seara da Ciência, instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), começou a distribuição dos DVDs com vídeos didáticos que divulgam o trabalho de cientistas cearenses. Produzido pela equipe de audiovisual da Funcap, o material contém documentários e depoimentos sobre o sociólogo Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes, o sanitarista Rodolfo Teófilo (através de uma entrevista com o jornalista Lira Neto, autor de uma biografia sobre o cientista), o criador do biodiesel Expedito Parente, a física Marlúcia Freitas e o farmacêutico Francisco de Abreu Matos (criador do projeto Farmácias Vivas).
Todos os vídeos, que têm duração de aproximadamente 48 minutos e foram feitos em linguagem acessível a estudantes e leigos, farão parte do acervo do CNPq e da Seara da Ciência. Além disso, serão distribuídos gratuitamente para escolas e outras instituições que queiram divulgar a obra científica dos pesquisadores cearenses.
O sucesso da experiência com o Projeto Santo de Casa levou as instituições a elaborarem outra iniciativa de divulgação: a série Imortais, que está produzindo material sobre grandes nomes da ciência mundial. Na primeira fase, estão previstos vídeos sobre Albert Einstein, Isaac Newton, Niels Bohr (autor de trabalhos que contribuíram para a física quântica), Galileu Galilei, Johannes Kepler (que formulou as três leis fundamentais da mecânica celeste) e Nicolau Copérnico. Em 2010, o trabalho entrará na 2ª fase e os nomes ainda serão definidos.
Fonte: Agência Funcap, 26 de novembro de 2009.