Prêmio Medalha do Conhecimento edição 2008 condecora pesquisadores
1 de setembro de 2008 - 08:59
Adib Domingos Jatene (InCor), Alberto Luiz Coimbra (Coppe/UFRJ) e Silvio Meira (UFPE) foram os agraciados na categoria gestores/pesquisadores
O Prêmio Medalha do Conhecimento é concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Ao todo, são 10 vencedores classificados nas categorias: Empresários/Executivos e Pesquisadores/Gestores Públicas. A entrega de condecoração será realizada na sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília, no dia 30 de setembro.
Nesta edição, a comissão julgadora do prêmio, composta de vinte pessoas, se reuniu no dia 31 de julho, no MDIC, para avaliar as 100 propostas recebidas e escolher os nomes dos vencedores. O grupo é formado por empresários, ex-agraciados, secretários de estado, reitores, entidades de classe do setor empresarial e profissionais, entre outros.
O objetivo da honraria é homenagear e reconhecer os empresários e gestores que se destacaram e tenham contribuído para a inovação tecnológica e a competitividade empresarial do país.
Promovido pela Secretaria de Tecnologia Industrial do MDIC, a Medalha do Conhecimento conta ainda com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto de Estudos de Desenvolvimento Industrial (IEDI) e do Banco do Amazônia.
A Medalha do Conhecimento foi instituída em 2000, durante a comemoração dos cinqüenta anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A distinção ganhou regularidade a partir de 2003. Até o momento, foram homenageadas sessenta personalidades.
Além dos três pesquisadores agraciados, também venceram esta edição, na categoria Empresários/Executivos: Alberto Ramy Mansur, Israel Klabin, Ivoncy Ioschpe, Janea Maria Mota Santos Dantas, Liliana Aufiero, Milton Ferreira de Souza e Moysés Benarrós Israel.
Fonte: Jornal da Ciência 3586, 28 de agosto de 2008