Parceria entre Unicamp e Orbys gera nova tecnologia

10 de julho de 2008 - 11:33

Projeto de pesquisa cooperativo entre a Unicamp e a Orbys gerou uma patente com co-titularidade de um nanocompósito polimérico, que é derivado da mistura de látex de borracha natural com argila, o IMBRIK®. A tecnologia é aplicável no setor de borracha e já está no mercado.

O projeto de desenvolvimento cooperativo foi conduzido pelo professor Fernando Galembeck, do Instituto de Química da Unicamp, e proporcionou melhorias substanciais das características físico-químicas incorporadas à estrutura do IMBRIK®, tais como: maior tensão de ruptura, maior coeficiente de armazenamento elástico, maior resistência ao rasgo e abrasão, melhor performance dinâmica, maior estabilidade térmica, propriedade anti-chama, redução da permeabilidade a gases e maior resistência química.

Substituindo-se a borracha normal pelo nanocompósito em formulações comumente usadas pela indústria foram observadas melhorias em varias propriedades. Por exemplo, em bolas de tênis recentemente lançadas, onde a aplicação da nanotecnologia proporcionou ganho em sua durabilidade de cerca de seis semanas, essas características deverão trazer benefícios a uma série de outros produtos que usam a borracha como matéria prima, nos mais variados segmentos da indústria e mercados, como: artigos esportivos (bolas), calçados (solas e entressolas), peças técnicas (correias, mangueiras, molas e coxins) e pneumáticos.

Fonte: newsletter Unicamp Inova