Novos laboratórios do Inmetro atuarão nas medições de vazão e velocidade de fluidos

4 de agosto de 2010 - 07:47

Dois novos laboratórios inaugurados na última quinta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em parceria com a Petrobras, irão eliminar a dependência externa para indústrias de óleo e gás, bebidas e fármacos, entre outras áreas.

     Localizados no campus de Xerém, no Rio de Janeiro (RJ), os laboratórios de Velocidade de Fluidos e de Vazão de Líquidos formarão, juntamente com os outros acreditados pelo Inmetro, uma cadeia de rastreabilidade nas medições de vazão e velocidade de fluidos.

     A parceria trará benefícios para setores industriais como petróleo, gás natural e biocombustíveis, gerenciamento de recursos hídricos, monitoramento ambiental, entre outras atividades.

     Atuação
     Os laboratórios vão atuar nas áreas de prospecção e medições fiscais e de transferência de custódia de petróleo, seus derivados e gás natural; captação, distribuição e quantificação de água para abastecimento doméstico ou industrial; medições de produção da indústria de bebidas; estudos dos movimentos oceânicos e atmosféricos; e produção de fármacos.

     O Inmetro é uma instituição associada à ABIPTI.

     Para conhecer as ações do Inmetro acesse o site www.inmetro.gov.br.

     (Com informações do Inmetro)

 

Fonte: Gestão C&T Nº 953, 26 a 28 de julho de 2010.