Nanobiotecnologia em questão

13 de novembro de 2008 - 10:05

Workshop Nanobio visa gerar possibilidades de cooperação na área e discussões para elaboração de projetos para o Programa Capes de Nanobiotecnologia

Na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, especialistas de diversas instituições de pesquisa do país e profissionais relacionados a nano e biotecnologia se reunirão no Workshop Nanobio, promovido pelo IPT, a USP de São Carlos e a Capes.

Além de dar um panorama sobre a nanobiotecnologia, o evento tem o objetivo de promover a troca de experiências e discutir possibilidades de cooperação na área, no âmbito do Programa Nacional de Nanobiotecnologia, apoiado pela Capes.

“A idéia é abordar as implicações – tanto benefícios quanto riscos – da nanobiotecnologia em áreas como saúde, meio ambiente e agricultura”, detalha Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, que apresentará pesquisas em Nanomedicina e Nanotoxidade.

O Programa da Capes financiará, com até R$ 600 mil por ano, projetos que visem à implantação de redes de pesquisa para formar recursos humanos com ênfase no estudo dessas implicações.

Por tratar-se de uma área de implantação relativamente recente, “ainda não há regulamentação para síntese, uso e descarte de nanomateriais (como nanopartículas e nanotubos). Por isso, são necessários ainda estudos detalhados acerca da possível toxicidade destes materiais, visando a questões de segurança”, finaliza o pesquisador.

O workshop será realizado das 8 às 17 horas, no IPT – Auditório Cid Vínio, prédio 36. O Instituto fica na Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, Zona Oeste de São Paulo. A entrada é franca. Inscrições e informações pelo telefone 3767-4918 ou e-mail eventos@ipt.br
(Assessoria de Comunicação do IPT)

Fonte: Jornal da Ciência 3637, 07 de novembro de 2008.