MCTI lança sistema para integrar laboratórios de nanotecnologia

23 de abril de 2012 - 15:22

      Foi instituído no dia 9, por meio da Portaria nº 245, de 5 de abril, o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano). Trata-se de uma iniciativa do MCTI. O objetivo é promover no país o avanço científico e tecnológico e a inovação ligados às propriedades da matéria na nanoescala.

 

      O instrumento é um dos elementos do Programa Nacional de Nanotecnologias, no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) e associado ao Plano Brasil Maior (PBM). A ideia é mobilizar as empresas instaladas no país para atuarem no desenvolvimento de processos, produtos e instrumentos envolvendo ciência e tecnologia na área.


      O governo também busca com a medida desenvolver programas de cooperação internacional junto aos países do Mercosul, objetivando a formação de recursos humanos, a promoção de reuniões conjuntas e a troca de experiências na área.


      O SisNano será formado por duas categorias de laboratórios: estratégicos e associados. O primeiro grupo será formado por laboratórios instalados em unidades de pesquisa do MCTI. Já o segundo será composto por unidades localizadas nas universidades e institutos de pesquisa e de desenvolvimento. Todos os laboratórios estratégicos participarão em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).


      A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e está disponível neste 
link. 

 

Fonte: Gestão C&T Nº 1130, 12 a 15 de abril de 2012.