Livro reúne estudos em linguagem simples
6 de novembro de 2009 - 05:39
Publicação lançada por Centro para o Crescimento Inclusivo traz 99 artigos que analisam pobreza e temas sociais em diversos países
![]() |
![]() |
Baixe o livro em versão PDF |
![]() |
IPC-IG Collecting of One Pagers |
![]() |
![]() |
Estudos e pesquisas sobre temas sociais em linguagem acessível e de rápida leitura agora estão disponíveis em um livro, organizado pelo IPC-IG (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, na sigla em inglês) — órgão do PNUD em parceria com o governo brasileiro.
A publicação “IPC-IG Collecting of One Pagers” reúne 99 artigos de autores de diversos países sobre temas como pobreza, transferência de renda, Aids, controle de natalidade, emprego, desigualdade e gênero. Publicados separadamente no site do IPC-IG desde 2004, os One Pagers têm uma página e o objetivo de atrair a atenção não apenas de acadêmicos para os assuntos estudados pelo centro.
“O livro foi uma demanda de alguns países”, afirma Francisco Filho, coordenador do setor de comunicação do IPC-IC. Ele explica que, a princípio, os One Pagers foram concebidos para não serem publicados, “para economizar com impressão e com correio”. Porém, surgiu a solicitação de que os artigos fossem reunidos numa publicação para tornar mais fácil o acompanhamento das discussões. “Os One Pagers trazem algumas abordagens relativamente polêmicas, como as discussões sobre o que é pobreza, sobre a efetividade da ajuda externa para Aids ou sobre transferência de renda”, diz Filho.
Em média, os One Pagers recebem mil downloads diários e são lidos mensalmente por 109 países, de acordo com o coordenador de comunicação do IPC-IG. “Eles são o grande sucesso de publicações do centro”, diz Filho. “Foram concebidos para trazer a informação das pesquisas para mais perto do público. São versões reduzidas, de linguagem clara, para fazer um debate mais amplo, e se tornaram muito populares.”
O livro, que está disponível para download no sitei do IPC-IG desde 9 de outubro, reúne os 99 primeiros textos publicados. Dentre os autores estão desde os estudiosos do próprio centro, até pesquisadores ligados ao Banco Mundial, ao PNUD e a instituições como a Universidade de Ulster, Universidade de Massachusetts-Amherst e Universidade Kadir Has, na Turquia. Até agora, a publicação só tem versão em inglês, mas a previsão é de que seja traduzida para o espanhol (até janeiro), português (até fevereiro) e francês (até março).
O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo pretende enviar a versão impressa para 144 países e a versão virtual para 189. Quem tiver interesse em obter um exemplar impresso pode entrar em contato pelo endereço: contact.service@ipc-undp.org.
Fonte: Site PNUD, 03 de novembro de 2009.