Livro aborda funcionamento de sistemas naturais na região amazônica
12 de julho de 2010 - 06:29
O livro “Amazônia and Global Change”, parte do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), reúne os mais importantes resultados científicos sobre o funcionamento de sistemas naturais e antrópicos na região amazônica e no Cerrado.
De acordo com um dos editores da obra, Pedro Dias, a publicação engloba um conjunto abrangente de pesquisas do LBA, mas sem a pretensão de cobrir todos os temas. A publicação é composta por 34 artigos divididos em cinco seções assinados por autores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem pesquisas no âmbito do LBA.
A seção 1, intitulada “People and Land Change”, apresenta temas relacionados às dimensões sociais e mudanças de uso da terra. Na seção 2, “Atmosphere and Climate”, artigos relatam a relação existente entre emissões atmosféricas e o clima regional e global.
“Terrestrial Ecosystems” é o título da seção 3, onde são apresentadas a reciclagem de nutrientes, dinâmica da vegetação e ecofisiologia da floresta e do Cerrado, crédito de carbono, dinâmica de carbono do solo e limitações de nutrientes para a regeneração de floresta secundária.
Já na seção 4, “Surface Water”, são discutidos o papel dos rios e o balanço regional de carbono, processos de ecossistemas de áreas alagadas e efeitos da variabilidade climática e do desmatamento sobre os regimes aquáticos superficiais. E a seção 5, “Conclusions and Vision of Future”, traz um balanço de todos os artigos selecionados e as perspectivas para o futuro.
Informações sobre a obra podem ser obtidas neste link.
Fonte: Gestão C&T Nº 947, 5 a 7 de julho de 2010.