Lançamento das ações de inovação e empreendedorismo da UECE é um sucesso
2 de agosto de 2024 - 13:50
Na última quinta-feira (01/08), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio da Agência de Inovação (Agin) e da Incubadora de Empresas (IncubaUece), realizou o evento de lançamento das ações de estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O evento ocorreu às 15h, no Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva dos Conselhos Superiores da UECE, no campus Itaperi.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, membros da comunidade acadêmica e demais interessados. Durante a cerimônia, foram apresentadas três importantes ações que reforçam o compromisso da UECE com a inovação e o empreendedorismo:
Portfólio de Tecnologias: O portfólio, relativo ao período de 2007 a 2023, inclui a proteção de 190 ativos de propriedade intelectual, dentre 100 patentes de invenção, 4 patentes de modelo de utilidade, 63 programas de computador e 11 marcas. Através do grande número de proteções de programa de computador ocorrido em 2023, a UECE se posicionou entre os 50 maiores depositantes de pedidos de direitos de propriedade industrial no Brasil, através do ranking desenvolvido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Acesse AQUI para mais informações sobre o portfólio.
Mapeamento dos Laboratórios da UECE: Em colaboração com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPQ), a AGIN atualizou e consolidou informações sobre 152 laboratórios da UECE, proporcionando uma visão abrangente das instalações disponíveis para pesquisa e inovação na instituição.
Acesse AQUI para mais informações sobre o mapeamento.
Programa Deep Tech: Desenvolvido pela IncubaUece em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o Programa de pré-incubação Deep Tech visa incentivar o empreendedorismo acadêmico e desenvolver a cultura empreendedora no Ceará. Este programa oferece suporte na criação e desenvolvimento de negócios inovadores intensivos em tecnologia.
Acesse www.uece.br/incubauece para mais informações sobre o programa.
O reitor da UECE, juntamente com a coordenação da Agin e da IncubaUece, ressaltou a importância dessas iniciativas para o fortalecimento da cultura inovadora e empreendedora na universidade. “Estamos comprometidos em promover a inovação e o empreendedorismo como pilares fundamentais para o desenvolvimento acadêmico, científico, tecnológico e econômico. Estas ações refletem nosso compromisso em criar impactos positivos na sociedade,” afirmou o reitor.
O evento contou também com a presença de atores do ecossistema de inovação do Ceará, representantes do setor produtivo, pesquisadores da UECE com propriedades industriais protegidas pela AGIN e coordenadores dos laboratórios da universidade que participaram do mapeamento. Esta diversidade de participantes reforça a importância e o alcance das ações lançadas.
O evento foi um marco significativo para a UECE, consolidando a universidade como um ator fundamental no ecossistema de inovação e empreendedorismo, e reafirmando seu papel na promoção de soluções tecnológicas e científicas que beneficiem a sociedade.